Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2009

TV Viçosa: depoimento do pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima


Equipe
Reportagem: Grace Ferreira
Edição: Maurício Fonseca
Cinegrafista: José Carlos Soares

Hoje em Dia traz matéria sobre 80ª Semana do Fazendeiro

O caderno Agronegócios do Jornal Hoje em Dia publica hoje uma reportagem sobre a 80ª Semana do Fazendeiro. A reportagem é de João Alberto Aguiar com fotografias de Carlos Roberto. Clique aqui e leia a reportagem na íntegra.

80 anos de diálogo com o campo

Ruralistas de diversas regiões do país estarão em Viçosa, a partir de domingo, quando será iniciada a 80ª Semana do Fazendeiro. O evento, organizado pela Universidade Federal de Viçosa, busca difundir conhecimentos técnicos de diversas áreas de atuação da universidade, visando melhorias na produtividade rural, além de contribuir para o bem-estar do produtor e de sua família.
A Semana do Fazendeiro é realizada pela UFV desde 1929 e, neste ano, tem como tema “80 anos de diálogo com o campo”. Serão oferecidos cursos, consultoria técnica e tecnológica – prestada por especialistas na 10ª Clínica Tecnológica UFV/Sebrae –, exposições de máquinas, implementos agrícolas, insumos, feira de artesanatos, diversas atividades culturais e, durante a quarta-feira, dia 15 de julho, os participantes da 80ª Semana do Fazendeiro poderão participar da Troca de Saberes, uma troca especial de conhecimentos importantes sobre o campo.

Semana da Juventude Rural
Será realizada a Semana da Juventude Rural, com 300 inscrições de jovens entre 14 e 29 anos, residentes na área rural e estudantes das Escolas Família Agrícola. Os jovens terão a oportunidade de realizar oficinas de Agroecologia e Permacultura, Conservação de Solo e Água, Máquinas Agrícolas e Mecanização, entre outras. Além disso, haverá palestras, visita orientada e troca de saberes. O objetivo é contribuir para a formação e emancipação dos jovens rurais por meio de atividades educativas, culturais e de formação cidadã. O evento é uma parceria da Universidade Federal de Viçosa entre a UFV e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Troca de Saberes
Outra novidade é a Troca de Saberes. Um espaço de formação para os participantes, onde o conhecimento será compartilhado de outra forma, diferentemente dos cursos. No dia 15 de julho, os interessados poderão participar da Troca de Saberes, um intercâmbio especial de conhecimentos sobre o campo.
Serão montadas tendas de Troca de Saberes, nas quais os participantes poderão fazer relatos de suas experiências e conhecimentos, além de discutir tradições e novas descobertas com outros participantes.

Festival Gastronômico “Sabores do Campo”
Uma das grandes atrações culturais da Semana do Fazendeiro deste ano é o Festival Gastronômico “Sabores do Campo”. Cinco estabelecimentos de Viçosa se inscreveram no edital, submetendo à organização do Festival 10 pratos desenvolvidos a partir da gastronomia tradicional de fazenda. Os pratos variam entre prato principal, caldos, porções, sobremesas e lanches e poderão ser degustados pelo público durante o Festival. Cada estabelecimento selecionado ocupará um stand no espaço Multiuso, onde acontecerão shows de música e outras atividades artístico-culturais no horário do almoço e à noite. A organização do Festival ofereceu aos estabelecimentos selecionados oficinas para aprimoramento dos profissionais (chefes, cozinheiros e auxiliares) da área de alimentos e bebidas. As oficinas, ministradas pela Chef Viviane Castro e pela professora da UFV Regina Milagres, foram sobre práticas de higiene e manipulação de alimentos, elaboração dos pratos participantes, food design e boas práticas de atendimento ao público.

Atrações Culturais
Durante toda a Semana, a Cultura estará espalhada pelo Campus. A Divisão de Assuntos Culturais reuniu uma serie de atrações musicais, de teatro, filmes, tours por museus, além de oficinas para entreter os participantes. O grande destaque é o cantor e compositor Pena Branca, que se apresenta na quarta-feira no Espaço Multiuso.

Confira a programação cultural:

Domingo • dia 12
19h (abertura) - Espaço Cultural Fernando Sabino - Coral Nossa Voz e Clube da Viola
20h - Espaço Multiuso - Banda Sinfônica Santo Antônio - Rio Doce-MG
21h - Espaço Multiuso - Conjunto de Seresta Zé Bóia

Segunda-feira • dia 13
12h30 - Espaço Multiuso - Flor de Batuque
16h - Cine Carcará - Filme: Norbit
19h - Espaço Multiuso - Silvia e Flaviane
21h - Espaço Multiuso - Banda Trem Mineiro

Terça-feira • dia 14
12h30 - Espaço Multiuso - Sebastião Farinhada (Cultura Popular)
16h - Cine Carcará - Filme: Assim Caminha a Humanidade
19h - Espaço Multiuso - Visita de “P. H. Rolfs e Arthur Bernardes” à UFV moderna (performance com atores convidados simulando uma improvável viagem no tempo de P. H. Rolfs e Arthur Bernardes à UFV nos dias atuais; discurso hipotético de Arthur Bernardes no palco do Multiuso).
19h - Espaço Multiuso - Tambores do Buieié
21h - Espaço Multiuso - Wanderley Dourado e Cristiano

Quarta-feira • dia 15
12h30 - Espaço Multiuso - Palco aberto para apresentação de talentos dentre os participantes da Semana e outros grupos
16h - Cine Carcará - Filme: O Bicho vai pegar II
20h - Espaço Multiuso - Amigos da Viola
21h - Espaço Multiuso - Pena Branca

Quinta-feira • dia 16
12h30 - Espaço Multiuso - Dener (Violão e Voz)
16h - Cine Carcará - Filme: Tapete Vermelho
19h - Espaço Multiuso - Cheiro de Relva
19h - Teatro do DED - Peça Curta as Curtas (espetáculo de cenas curtas montado pelos alunos do Projeto Teatro Solidário, da Escola Estadual Effie Rolfs)
21h - Espaço Multiuso - Zé Mulato

Sexta-feira • dia 17
12h30 - Luizinho (Violão e voz)
16h - Cine Carcará - Filme: O Homem Bicentenário
19h - Espaço Multiuso - Roxinho e Rouxinol
21h - Espaço Multiuso - Gil e Guaxupé

Artes Visuais
De 6 a 31 de julho - Saguão da Biblioteca Central - Mostra fotográfica 40 anos em 40 fotos.
Dia 12 de julho a 17 de julho - Reta da UFV - Mostra fotográfica A história da Semana do Fazendeiro em Fotos.
De 13 a 17 de julho - Pinacoteca - Mostra do Acervo da Pinacoteca.
De 13 a 17 de julho - Casa 53, Vila Giannetti - Mostra do Acervo do Museu Histórico.
Dia 13 de julho a 17 de julho - Hall da Biblioteca - Mostra da Emater-MG.

Tours
De 13 a 17 de julho - Circuito de Museus - Vistas à Pinacoteca, ao Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, ao Museu de Zoologia João Moojen, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, ao Museu Histórico da UFV, ao Parque da Ciência e à Casa Arthur Bernardes. As visitas devem ser agendadas no stand da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Oficinas
As inscrições para as oficinas devem ser agendadas no stand da Pró- reitoria de Extensão e Cultura.
Terça-feira – dia 14, das 8h às 12h - Teatro do DED
Oficina de Teatro Terapia I: oficina ministrada pelo professor de teatro Fabrício Henrique, que explorará o lúdico, a criatividade e a improvisação do teatro, além de trabalhar com técnicas de relaxamento e descontração. A oficina é gratuita e serão oferecidas 20 vagas.

Sexta-feira – dia 17, das 8h às 12h - Teatro do DED
Oficina de Teatro Terapia II: oficina ministrada pelo professor de teatro Fabrício Henrique. A oficina é gratuita e serão oferecidas 20 vagas.

Troca de Saberes
Quarta-feira – dia 15, das 14h às 16h30
Bordar, Cantar, Dançar e os fazeres da roça - Espaço Multiuso