Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

81ª Semana do Fazendeiro já é destaque nos meios de comunicação


A 81ª Semana do Fazendeiro já está sendo divulgada em vários portais como o Página Rural, MegaMinas (portal da Globo Minas),Mídia News e no Jornal da Cultura do Portal Rádio Cultural. Para acessar às notícias, basta clicar nos nomes dos portais. Além da divulgação eletrônica, a Semana do Fazendeiro já é destaque também na imprensa mineira, como no Jornal Tribuna de Minas, Estado de Minas e Diário do Comércio.
O mais antigo evento de extensão agropecuária será realizado no campus da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 a 16 de julho, tendo como temática “Extensão Rural: Sustentabilidade e Cidadania”. Neste ano, a Semana será inovadora, terá caráter internacional. Produtores e técnicos de países africanos irão participar do evento. Além disso, com o tema carbono zero será disponibilizada uma tenda onde os participantes poderão se informar sobre o quanto de carbono emitem em suas ações cotidianas.

Confira abaixo a matéria publicada no suplemento Agropecuário, da última terça-feira (29), no Jornal Estado de Minas:


SEMANA DO FAZENDEIRO
De chapéu e com muita informação
No próximo mês, Viçosa se torna palco de trocas de experiências entre a universidade e o meio rural
Graziela Reis

Treinamento para todo gosto e necessidade. É o que está previsto para a 81ª Semana do Fazendeiro, que ocorre entre os dias 11 e 16 de julho no câmpus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e vai oferecer 165 cursos aos produtores rurais interessados. Neste ano, o tema é Extensão rural: sustentabilidade e cidadania, e além dos cerca de 1,3 mil brasileiros que chegam de todos os cantos do país para se aprimorar e aprender novas técnicas, também haverá participantes de países africanos.

Segundo o coordenador geral e pró-reitor de extensão e cultura da UFV, Gumercindo Souza Lima, foram convidados dois agricultores de cada país da África. A vinda deles à Viçosa vai ser financiada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e foi acertada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores durante o Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, em maio. Lima não acredita que seja possível a vinda de representantes de todas as localidades africanas, mas calcula receber cerca de 30 agricultores ou técnicos daqueles países. Nesses casos, os cursos serão ministrados exclusivamente em inglês, francês ou português. “Assim também exercitamos a cidadania globalmente”, observa o pró-reitor.

No ano passado, os cursos mais procurados durante a Semana do Fazendeiro foram o de doenças de eucaliptos, o de conservação de nascentes e o dia de campo que tratou da integração lavoura/pecuária/floresta. As inscrições para a próxima edição foram abertas na semana passada e em apenas dois dias 400 pessoas já haviam garantido a participação. A inscrição custa R$ 70 e pode ser feita até quarta-feira, pela internet (www.semanadofazendeiro.ufv.br) ou por via postal. Os que deixarem para a última hora também podem tentar vagas no dia da abertura, em 11 de julho, quando podem preencher seus cadastros diretamente na secretaria da Semana.

Carbono zero Neste ano, a Semana do Fazendeiro vai contar com uma iniciativa pioneira. Durante o evento será proposta a compensação ambiental que foi batizada de carbono zero. Os pesquisadores da UFV desenvolveram uma forma de medir todo o carbono emitido durante a preparação e a promoção da 81ª Semana do Fazendeiro. Depois de feita a quantificação, a universidade vai definir o número de árvores necessário para neutralizar o carbono usado. As mudas serão doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). E os participantes ou pessoas da UFV vão se responsabilizar pelo plantio entre julho e dezembro.