Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Telejornais da Rede Globo divulgam 85ª Semana do Fazendeiro

A equipe da TV Integração, da Rede Globo, está realizando a cobertura jornalística da 85ª Semana do Fazendeiro desde a manhã desta segunda-feira (28). A repórter Letícia Duarte fez uma matéria com os principais destaques do evento, que foi exibida no Globo Rural, desta terça-feira (29). A reportagem foi seguida de uma entrada, ao vivo, do repórter Felipe Menicucci com o veterinário do Departamento de Zootecnia Cláudio Borela, que falou sobre o curso Criação de Ovinos.

No Bom Dia MG, a Semana do Fazendeiro também foi destaque com entrevistas com a reitora Nilda Soares e com o diretor de Extensão, Ney Sakiyama. Ainda serão realizadas entradas ao vivo nesta terça-feira (29) no telejornal MGTV 1ª edição, às 12h, e 2ª edição, às 19h15. Na quarta-feira (30), também serão exibidas, nos telejornais da TV Integração, reportagens sobre cursos do evento.

Confira as divulgações da Semana do Fazendeiro exibidas no MGTV, 2ª edição, desta segunda-feira (28) e as veiculadas no Globo Rural e no Bom Dia MG desta terça-feira (29).

(Coordenadoria de Comunicação Social)

Público tem até esta terça para conferir exposição de carros antigos

Termina, nesta terça-feira (29), o II Encontro Sobre Antigomobilismo de Viçosa (Esav), que está acontecendo no gramado do antigo prédio da Química. Ali estão expostos mais de 100 veículos, entre carros, motos e bicicletas. Dentre os modelos, alguns que já foram utilizados pela UFV. O vice-presidente da Associação de Antigomobilismo de Viçosa, Fidelson Alves Chaves, considera a exposição um resgate da cultura e da história do país, já que revive o passado trazendo carros com mais de 80 anos.

Um dos visitantes do Encontro, Túlio Henrique Carneiro Barbosa, fotografou os modelos para enviar aos amigos, fãs de carros antigos. Em sua opinião, o mais interessante da exposição é perceber a relação dos donos com os carros. “Para os proprietários, não são apenas veículos. Eles envolvem todo um valor sentimental”, disse.

É para valorizar esse envolvimento que, mais uma vez, o Encontro Sobre Antigomobilismo premiou algumas categorias. No último domingo, dentre outros, receberam prêmios o veículo mais antigo, o expositor com mais números de veículos e o automóvel mais bonito, escolhido pelo voto popular.
  •  Veículo mais antigo: Ford 1929 (Visconde do Rio Branco)
  • Veículo mais bonito: Pickup Chevrolet 1951 (Viçosa) 
  • Veículo mais visitado: Fusca 1969, do AutoPosto Sorriso (Mariana)
  • Maior número de veículos em exposição: colecionador Marinho Rodrigues (São Geraldo)
  • Maior número de motocicletas em exposição: colecionador Bruno Martinho Filho (Viçosa)
  • Motocicleta mais visitada: Lambretta MS, de Bruno Martinho Filho (Viçosa) 

(Monique Bertto, bolsista)

Sambista Almir Guineto é uma das atrações musicais desta terça-feira na Semana do Fazendeiro

O sambista Almir Guineto será uma das atrações desta terça-feira (29), na 85ª Semana do Fazendeiro. A apresentação será, no palco do Espaço Multiuso, às 22h. Antes dele, porém, no mesmo palco, a partir das 19h30, haverá shows dos grupos Tok de Cor e Pagode do Rei. Às 18h, no Palco Alternativo, localizado na Praça da Alimentação, quem se apresenta é a cantora Fernanda Sales. Confira a programação até sexta-feira, inclusive de filmes.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS
Local: Espaço Multiuso

Terça-feira (29/7)
19h30: Tok de Cor
20h30: Pagode do Rei
22h: Almir Guineto

Quarta-feira (30/7)
19h30: Amigos da Viola
20h30: Chiquinho Rosado
22h: Sertão Verde

Quinta-feira (31/7)
19h30: Silvia e Flaviane
20h30: Trio Nordestino
22h: Natália e Eliane

Sexta-feira (1/8)
19h30: Samba Acústico
20h30: Kristian e Francis
22h: Banda Charme

APRESENTAÇÕES MUSICAIS NO PALCO ALTERNATIVO
Local: Praça de Alimentação

Terça-feira (29/7)
18h: Fernanda Sales

Quarta-feira (30/7)
18h: Joel da Viola

Quinta-feira (31/7)
18h: Só Samba

Sexta-feira (1/8)
18h: Dener

EXIBIÇÕES DE FILMES
Local: auditório da Biblioteca Central

Terça-feira (29/7)
14h: Rio 2
16h: Capitão Philips (censura 12 anos)

Quarta-feira (30/7)
14h: Oz Mágico Poderoso
16h: Pompéia

Quinta-feira (31/7)
14h: Um Time Show de Bola
16h: A Banda das Velhas Virgens

Sexta-feira (1/8)
14h: Uma Aventura Lego
16h: Um Clarim ao Longe (legendado)



Utilização de Tijolos Ecológicos na Construção Civil foi um dos cursos oferecidos nesta segunda-feira

Para oferecer alternativas econômicas e sustentáveis para a construção civil, aconteceu nesta segunda-feira (28), como parte da programação da Semana do Fazendeiro, o curso Elaboração de Projetos Econômicos de Residências Utilizando Tijolos Ecológicos. Os participantes puderam conhecer, além das etapas de produção da matéria-prima, o dimensionamento e o processo de assentamento da obra.

O curso, que aconteceu pela segunda vez na Semana do Fazendeiro, foi oferecido pelo Centro de Energias Renováveis da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Guaratinguetá, e teve como objetivo principal facilitar o acesso do público a uma tecnologia de construção barata e sem impactos ambientais. Segundo o coordenador do Centro, Teófilo Miguel de Souza, os benefícios em utilizar o tijolo ecológico são muitos, como a diminuição da mão-de-obra, já que o processo é todo feito em um tempo muito menor do que com o tijolo tradicional, a ausência de entulho e quase nenhum desperdício de matéria-prima.

O curso foi ministrado pela estudante de Engenharia Civil da Unesp, Amanda Oliveira Esteves da Silva, que também é bolsista de iniciação cientifica do Centro de Energias Renováveis, na área de construção utilizando tijolos ecológicos. Ela ressaltou a facilidade na realização de uma construção sustentável e o fato dessa percepção não ser comum entre a maioria das pessoas. “Muita gente tem vontade de ter um casa com menor impacto ambiental, mas desistem porque pensam que é difícil e caro, mas não, é muito simples e acessível”, disse.

Gustavo Apigaua está participando da Semana do Fazendeiro pela 12ª vez e achou muito interessante o conteúdo abordado. Embora considere simples o processo de construção utilizando o tijolo ecológico, acha necessária a participação de um profissional para elaboração do projeto. João Freitas, de Ferros, também participou do curso e considerou a utilização desses tijolos para a realização de obras públicas, principalmente devido ao baixo custo da produção.

Essa é a quinta vez que o Centro de Energias Renováveis da Unesp de Guaratinguetá participa da Semana do Fazendeiro e oferecerá mais seis cursos ao longo da semana.