Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Terceira noite de shows agita a 81ª Semana do Fazendeiro

A terceira noite da 81ª Semana do Fazendeiro foi animada por três bandas: Tião Farinhada, Joel da Viola e Zé Rochedo e Trio Nordestino.
Tião Farinhada se apresentou com um repertório repleto de músicas de forró. Animou tanto que uma quadrilha improvisada se formou e pessoas de todas as idades participaram.
Depois foi a vez da dupla sertaneja Joel da Viola, que é da cidade de Viçosa, e Zé Rochedo, da vizinha Paula Cândido, fazerem suas apresentações com várias músicas conhecidas do meio sertanejo. Ao final do show Lucas, o mascote do grupo Viola de Ouro, fez uma participação especial.
Para encerrar a noite, os convidados foram Luiz Mário, Beto Souza e Coroneto, integrantes do Trio Nordestino. A banda veio diretamente da Bahia para fazer o resgate das tradições típicas e de raiz do forró aos participantes da Semana do Fazendeiro. Em seu repertório músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros grandes nomes do estilo musical.
Confira as fotos.

Encerrado o segundo dia de cursos na 81ª Semana do Fazendeiro

Nesta terça-feira (12) ocorreu o segundo dia de cursos na 81ª Semana do Fazendeiro. Ao todo foram realizados 82 cursos, 37 pela manhã e, 45, pela tarde.
Um curso bastante procurado foi o Empreendendo Turismo no espaço Rural ministrado por Weter Valentim de Moraes. O conteúdo tratado pela capacitação, que se deu na parte da manhã e da tarde, é a caracterização do espaço rural para torna-lo um potencial turístico.

Outro curso com bastante demanda foi o coordenado por Solange Cardoso. De acordo com a mesma o objetivo do curso é oferecer alternativas práticas de baixo custo para a criação/preparação de tintas e ensinar técnicas para a utilização das mesmas.
A coordenadora ainda afirma que através de recursos naturais e materiais que sempre temos em casa, ou na escola, é possível criar variadas texturas e cores de tinta.

Amanhã, dia 13, Cursos como Urgência e Emergência Doméstica, coordenado por Pedro Paulo do Prado; Natureza, Cores e Interiores, sob responsabilidade de Márcia Pinheiro; Identificação de Serpentes Brasileiras, coordenado por Renato Neves, entre outros, totalizando um total de 45 cursos.

Lucas Gadbem

Clínica Tecnológica presta consultoria a participantes da Semana do Fazendeiro

Durante a Semana do Fazendeiro uma das atividades oferecidas aos participantes é a Clínica Tecnológica, uma parceria da UFV-TEC / Pró-Reitoria de Extensão (PEC) e do SEBRAE. Trata-se de um espaço reservado a prestar consultorias aos produtores rurais.
Os temas são determinados antecipadamente, de acordo com a demanda do último ano, as solicitações dos participantes da Clínica e dos assuntos mais requisitados entre os cursos oferecidos no evento. Este ano estão sendo oferecidos 39 temas que são mais direcionados a área agrária. Entre os mais procurados estão aqueles relacionados ao gado de corte e leiteiro. Segundo a coordenadora do setor UFV-TEC, Neuza Monteiro, “os participantes têm um período de duas horas para discutir com o consultor as dúvidas e as soluções para os problemas da propriedade, buscando tecnologias adaptáveis à sua realidade”.
Para ser atendido na clínica, o participante da Semana do Fazendeiro deve agendar um horário na Secretaria da Clínica Tecnológica, que se encontra no segundo andar do Centro de Vivência . Para os inscritos no evento, a consultoria é gratuita. Os demais podem se inscrever mediante o pagamento de R$10,00.
A grande diferença entre os cursos e a Clinica é que esta atende à realidade do participante, enquanto que o primeiro é mais abrangente na abordagem dos temas. Em Viçosa, o único momento de funcionamento da Clínica Tecnológica é durante a Semana do Fazendeiro, no entanto ela pode ser programada de acordo com a demanda existente. Além disso, a UFV-TEC atende projetos de aperfeiçoamento tecnológicos. “Se o produtor desejar montar um negócio, ele pode solicitar a UFV e o SEBRAE tem um recurso que auxilia nessa montagem do projeto”, ressalta Neuza.
Confira a lista de temas deste ano pelo telefone 3899-2414.

Por Nízea Coelho

Cursos de Sabonete Medicinal e Sabão Rural podem ajudar produtores a adquirir renda extra

Nesta terça feira (13) aconteceu o curso de sabonetes medicinais ministrado pelas professoras do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Virginia Pizziolo e Marisa Nogueira.
Os participantes aprenderam como produzir sabonetes a partir de plantas medicinais facilmente encontradas e também de fácil cultivo, como a erva cidreira e a calêndula. Além de perfumados, os sabonetes têm propriedades terapêuticas que podem ser utilizadas no tratamento de acnes, seborréia e contribuem até mesmo para o rejuvenescimento.
Com baixo custo e preparo simples, a produção dos sabonetes é uma alternativa de renda para o pequeno produtor rural. Vendendo cada sabonete por R$ 1,50 já é possível recuperar o dinheiro gasto na fabricação e ainda ter lucro. E o produto fica pronto em menos de uma hora.
Também ministrado pelas duas professoras, aconteceu na segunda-feira o curso de Sabão Rural, fabricado com o óleo de cozinha usado. Esse sabão não pode ser usado para banhos, porque contém soda cáustica, mas é muito eficiente para lavar roupas, louças, na assepsia de banheiros e até mesmo no banho de animais domésticos. Virginia explica que se forem adicionados extratos de ervas medicinais, como a alamanda e a losna, o sabão é um excelente tratamento para pulgas, piolhos e sarnas.
Marisa destaca que além da função higiênica, o sabão também tem um apelo ambiental, pois reaproveita o óleo de cozinha que seria descartado. Ela ainda completa dizendo que o produto também pode ser comercializado, principalmente quando são adicionadas as ervas ou essências aromáticas.
Os cursos são oferecidos todos os anos na Semana do Fazendeiro e a procura é cada vez maior.











Por Daniela Araújo

Curso de Tintas residenciais à base de solo oferece ao produtor opção barata e eficiente

Nesta terça (13) os participantes da Semana do Fazendeiro 2010 tiveram uma boa oportunidade de aprenderem uma forma econômica e eficiente para a produção de tintas caseiras.
Como qualquer item para a construção ou reforma de uma casa, as tintas não são produtos baratos. Além disso, podem ser, por vezes, tóxicas ou mal-cheirosas. A alternativa, então, é desenvolver a própria tinta. Para isso, os participantes do curso aprenderam como desenvolver as tintas à base de terra, água e adesivos.
Segundo Fernando Cardoso, que ajudou a ministrar o curso, a opção, além de barata, é bastante eficiente, e proporciona a qualquer pessoa a possibilidade de produzir a tinta à forma que mais lhe agrada.
O curso foi realizado sob a coordenação do professor Anôr Fiorini de Carvalho. A parte prática aconteceu dentro do campus da UFV, no Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD). O museu fica na casa 31 da Vila Giannetti.

Dênny Siviero

Pinhão-manso pode ser alternativa para produção de biodiesel

Aconteceu ontem o curso sobre o cultivo do pinhão-manso para a produção de óleo vegetal combustível.

Foram cerca de 8 horas de curso, quatro práticas e quatro teóricas. Nesse período, além de tratar do cultivo, foram apresentadas aos participantes as vantagens que essa cultura pode proporcionar ao pequeno produtor.
Segundo o professor Luciano Leme, coordenador do curso, e que vem trabalhando com o pinhão-manso há algum tempo, essa é uma cultura nova, que tem despertado o interesse de muita gente, devido à alta produtividade para a obtenção de seu óleo.
Segundo ele, isso acontece por diversos motivos, dentre eles “por suas características físico-químicas, que atendem a demanda por combustível renovável. O próprio óleo vegetal pode ser utilizado como óleo combustível sem a necessidade de transformação em biodiesel”, afirma.
O professor ainda ressalta que “outra novidade importante em relação ao pinhão-manso é a produção de bioquerosene para a aviação civil, com pesquisas muito avançadas com Airbus e Associação Internacional de Aviação Civil, que têm desenvolvido diversos trabalhos nesse sentido”, diz.
Para Leme, essas características, além do fato de ser uma cultura de fácil manejo, trazem ao produtor uma nova alternativa de renda.


Por Dênny Siviero

Cobertura da Semana do Fazendeiro pela TV Viçosa

A TV Viçosa continua sua cobertura especial sobre a 81ª Semana do Fazendeiro. Em função disto, durante toda a semana o Jornal Regional será transmitido ao vivo direto da semana, entre o Edifício Arthur Bernardes e o Centro de Vivência.
No dia 9 deste mês foi transmitida esta matéria sobre a estrutura física para esta semana.
No dia de ontem (12) o Jornal Regional foi todo especial sobre a Semana. Os vídeos podem ser conferidos a seguir.

Semana do Fazendeiro é divulgada no Globo Rural

O Globo Rural trouxe, em sua edição de hoje, reportagem sobre 81ª Semana do Fazendeiro. Além da matéria, houve uma entrada ao vivo, em frente ao Centro de Vivência, da repórter Viviane Novaes com o produtor rural de Andrelândia, Rivaldo Lima, que há 31 anos participa do maior evento extensionista do Brasil.

Vacas mancando trazem prejuízo à produção leiteira

Um dos cursos da semana do fazendeiro tem um nome bastante curioso: Suas vacas estão mancando? Saiba como resolver.
A coordenadora do curso, Gertrud Elisa Campos Edler, explica que serão abordados os principais fatores que predispõem as vacas a terem problemas de claudicação, as possíveis lesões que vão aparecer e a forma de tratamento.
Para prevenir esse problema é necessário um bom manejo da alimentação do gado, promover conforto e higiene nas instalações e um cuidado redobrado com agentes que possam causar feridas nos animais.
“As vacas mancando tem um custo de mais de dois reais por dia para o produtor e uma perda de 20% na produção de leite”, destaca Gertrud.

Por Daniela Araújo