Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Segunda noite da 81ª Semana do Fazendeiro é marcada com agito e animação

A partir das 21h começou a segunda noite de apresentações musical da 81ª Semana do Fazendeiro.



O único show da noite foi realizado pela dupla Edson e Junior. A dupla animou o grande público presente no Multiuso interpretando os maiores sucessos da música sertaneja.

Amanhã a programação cultural começa às 18h:30 com a apresentação de Tião Farinhada. Logo em seguida às 19h:30 Joel da Viola e Zé Rochedo iniciam sua apresentação. Para finalizar ocorrerá o grande show com o Trio Nordestino, às 21h.



Lucas Gadbem

Está Inaugurada oficialmente a 81ª Semana do Fazendeiro

Nesta segunda-feira (11) foi realizada no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino a cerimônia oficial de abertura da 81ª Semana do Fazendeiro. A solenidade teve início às 19h:30 com a apresentação do Coral Nossa Voz, regido pelo Maestro Rogério Moreira. Logo em seguida, o grupo Raízes da Viola deu continuidade a abertura, apresentando quatro músicas sertanejas.
Dando sequência a programação o Poeta Euro Parrique declamou o poema "Meu pedaço de chão", de composição própria.
Compondo a mesa da cerimônia estiveram presentes as seguintes autoridades: o reitor da UFV, Luís Cláudio Costa; o Deputado Federal, Paulo Piau; o Deputado Estadual, Carlos Gomes; o Prefeito Municipal, Celito Sari; a Presidente da Câmara de vereadores de Viçosa, Cristina Fontes; a Ministra da Agricultura de Angola, Florentina Bondo e o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa, Gumercindo Souza Lima.



O coordenador da Semana do Fazendeiro, Gumercindo Souza Lima destacou a iniciação de uma nova fase de internacionalização para o evento extensionista e reafirmou a relevância da Semana que na primeira edição contava com a participação de apenas 39 agricultores,e, após 81 anos, recebe cerca de 1.500 pessoas inscritas nos 165 cursos oferecidos.
A Ministra da Agricultura da Angola enalteceu a troca de saberes entre brasileiros e africanos, referindo-se à parceria da Universidade com 17 países da África.
Por último, o reitor Luís Claúdio Costa afirmou que a Universidade Federal de Viçosa contribuiu e sempre contribuíra para o desenvolvimento do agricultor brasileiro.

Lucas Gadbem

Programa Hora do Fazendeiro será transmitido ao vivo para os ouvintes da Rádio Universitária

Famoso por ser considerado o mais antigo e tradicional programa de rádio do mundo, sendo inaugurado em 1936, o programa a Hora do fazendeiro, da rádio Inconfidência,  foi transmitido ao vivo do stand da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa.

Atrações como a Baiana do Acarajé, Claudenira Barreto, o menino Lucas da Viola, integrante do grupo Viola de Ouro, e o coordenador da 81ª Semana do Fazendeiro, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa Gumercindo Souza Lima, fizeram parte da programação.




Repórteres da Rádio Universitária, como Daniel Leite; Maria Clara Corsino e Felipe Menegucci, também deram suas contribuições e participaram da Hora do Fazendeiro trazendo notícias pertinentes a Semana aos ouvintes.

Durante toda a semana o programa será transmitido ao vivo, às 17h, da frequência, 100,7.

Lucas Gadbem


Curso de fabricação de queijo minas é oferecido a pequenos produtores na Semana do Fazendeiro

Nessa segunda-feira (12) foi oferecido aos pequenos produtores de leite e derivados participantes da 81ª Semana do Fazendeiro o curso “fabricação de queijo minas com segurança alimentar”.
O curso tratou de segurança alimentar e composição do queijo, seu valor nutritivo, produção higiênica, tecnologia de fabricação do queijo minas artesanal e frescal, além de outros cuidados importantes na sua fabricação.
O professor Antônio Fernandes de Carvalho, que coordenou o curso, ressaltou a importância de cuidados na fabricação de queijos. Carvalho salientou que é importante que as pessoas que já trabalham com leite e queijos saibam quais os cuidados a serem tomados, principalmente na questão higiênica e de segurança. O curso contou com carga horária de 4 horas e aconteceu pela manhã, das 8 às 12 horas, no prédio de Laticínios.
Por Dênny Siviero

Curso ensina o preparo de doce de leite

Na tarde desta segunda-feira (12) aconteceu, na Fábrica de Doce de Leite da UFV, o curso Fabricação de Doce de Leite Cremoso e em Barra, sob a coordenação do professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos, Antônio Fernandes de Carvalho. O curso, com 26 participantes, foi ministrado pelos estudantes Arlan Caldas Silveira, Maura Pinheiro Alves, Gabriel Gama Neto e pela professora do mesmo departamento, Ana Clarissa dos Santos Pires.  
Ministrado pela quarta vez na Semana do Fazendeiro, o curso tem como objetivo ensinar aos produtores rurais a produção do doce de leite pastoso e em barra de forma caseira, visando a comercialização ou mesmo o consumo familiar. O curso ensina o preparo do doce a partir da obtenção higiênica do leite e das demais matérias-primas de qualidade até o envase e a embalagem.

Etapas da fabricação do doce de leite:
1 – Colocar o leite no tacho ou panela
2 – Juntar o bicarbonato dissolvido em um pouco de água
3 – Levar ao fogo até que se inicie a fervura, pelo tempo de 5 minutos
4 – Adicionar o açúcar e mexer para que o mesmo dissolva completamente
5 – Manter a fervura, mexendo sempre, pelo tempo suficiente para que o leite fique cada vez mais grosso, até chegar ao ponto de formar “fio” quando a colher for levantada
6 – O ponto final é observado pingando uma gota de doce em um copo com água fria (de torneira). A gota deve atingir o fundo do copo sem desmanchar. Isto indica o ponto final, que deverá estar com um Brix (concentração de sólidos solúveis) em torno de 68-70 Brix.
Obs.: Para o doce de leite em barra ou tablete, ao atingir o ponto final, ainda quente, bater até o doce perder o brilho e dar o ponto de “glacê”.
Por Samantha Dias

Curso sobre Cultivo de Orquídeas na 81ª Semana do Fazendeiro

O curso “Cultivo de Orquídeas”, que foi ministrado na manhã dessa segunda feira no prédio do Departamento de Solos, é um dos mais procurados na 81ª Semana do Fazendeiro. Coordenado pela professora do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, Angela Cristina Stringheta, e ministrado pelos engenheiros agrônomos e doutorandos do Departamento de Solos André Santos e Marcus Vinicius Locatelli, o curso conta com cerca de 50 participantes.
De acordo com a coordenadora, a procura pelo curso vem aumentando a cada ano e mostra que assuntos que abrangem plantas ornamentais e paisagismo despertam um grande interesse por parte dos produtores e da população de uma forma geral, por ser uma área em crescente expansão. 
Com a proposta de mostrar as formas corretas de preparo da orquídea, desde o início, com a produção das mudas, até seu cultivo, o curso abordará também noções básicas da espécie e a correta manutenção dessas plantas ao longo do ano. Fatores como gêneros da planta, melhor clima para o seu plantio e pragas e doenças, incluindo as formas de combate, também serão abordados no curso. 
Amanhã (13), o curso “Cultivo Avançado de Orquídeas” dará uma continuidade aos assuntos apresentados nessa segunda feira. Compreendendo temas mais avançados, o curso apresentará, por exemplo, questões como semeio, cultivo in vitro, seleção genética e escolha das plantas para cruzamentos. Além disso, “Cultivo Avançado de Orquídeas” tem um foco mais ambiental, trazendo a explicação sobre quais plantas podem ser encontradas em determinados ambientes e quais fatores da natureza podem favorecer o crescimento das orquídeas. 
Por Samantha Dias

Semana do Fazendeiro oferece curso para conservação da água e do solo

Entre 8 e 11h30 da manhã desta segunda-feira (12) aconteceu o curso Práticas Simples de Manejo e Conservação do Solo e da Água na Pequena Propriedade Rural.
O curso mostrou alguns métodos simples e de fácil aplicação para o produtor. Além disso, abordou os temas reflorestamento, rotação de culturas e plantio direto na palha.
Segundo o professor ministrante, Ernani Luiz Agnes, a conservação do solo e da água é importante para que o proprietário rural possa aproveitar mais satisfatoriamente a colheita, sem prejudicar o terreno.

Por Nízea Coelho

Africanos fazem parte da Semana do Fazendeiro

A grande inovação da 81ª Semana do Fazendeiro é a participação produtores e técnicos de países africanos, estabelecido pelo reitor Luiz Cláudio Costa, com representantes de 17 países que participaram do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. São 23 africanos que terão o apoio da Agência Brasileira de Cooperação.
Serão 9 cursos específicos ministrados em língua inglesa, são eles: Introdução ao Agronegócio, Energia na Agricultura, Produção de Álcool Combustível na Propriedade Rural, Pragas Agrícolas na Agricultura, Produção de Café com Qualidade, Fisiologia da Reprodução Bovina, Manejo Integrado de Doenças de Plantas, Máquinas Agrícolas e Secagem e Armazenamento de Grãos.
O professor do Departamento de Engenharia Agrícola, Daniel Marçal de Queiroz, ministrou o curso de Secagem e Armazenamento de Grãos e destacou a semelhança entre o Brasil e os países africanos, ressaltando a importância desse tipo de intercâmbio.
A bióloga Florentina Bondo é de Angola e trabalha em um laboratório de cereais em seu país, uma cooperativa de produtores rurais que testa a qualidade dos grãos. Ela afirma que Brasil e Angola são países irmãos, embora nosso país seja bastante desenvolvido no que diz respeito a Agricultura e o país dela não. Por isso a importância deste encontro: poder levar os métodos já aprimorados do Brasil para desenvolver a agricultura de Angola.

Cuidado com nascentes d’água é tema de curso na 81ª Semana do Fazendeiro

O Curso Proteção e Conservação de Nascentes e Minas na Propriedade aconteceu hoje pela manhã no prédio do Departamento de Engenharia Florestal e mostrou como identificar e classificar nascentes e, principalmente, quais ações devem ser adotadas para protegê-las.
O curso foi ministrado pelo professor do Departamento de Engenharia Florestal, Herly Dias. Segundo ele, a degradação de mananciais vem sendo cada vez mais freqüentes e por isso é tão importante conscientizar o produtor rural.
A participante da Semana do Fazendeiro, Maria do Socorro, veio para Viçosa especialmente para fazer esse curso. Na propriedade que ela adquiriu recentemente existe uma nascente d’água que ela pretende preservar. Maria do Socorro acredita que o cuidado com as nascentes, além de conservar um importante recurso, mantém a beleza natural do lugar. 
No período da tarde o curso continua em uma propriedade de Canaã, onde os participantes poderão aprender na prática os cuidados necessários para a preservação das nascentes.

Por Daniela Araújo

Cobertura da Imprensa na 81ª Semana do Fazendeiro


A 81ª Semana do Fazendeiro recebeu hoje uma equipe da TV Panorama, afiliada a Rede Globo, que veio cobrir a Semana. Foram feitas matérias sobre a internacionalização do evento e alguns cursos. As matérias serão veiculadas no MGTV 2ª Edição do dia de hoje e no Globo Rural e Bom Dia Minas, amanhã pela manhã.






A Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade também tem feito a cobertura de todo  evento. O programa Sala Especial de hoje foi realizado entre o edifício Arthur Bernardes (Bernardão) e o Centro de Vivência. Além dele, a programação da Rádio Universitária 100,7 FM também será feita ao vivo, assim como o Jornal Regional.

Tenda Troca de Saberes inicia suas atividades

Na manhã de hoje (12) a tenda Troca de Saberes deu início as suas atividades dentro da 81ª Semana do Fazendeiro. O principal objetivo da tenda é fazer com que haja uma troca entre o conhecimento científico produzido pela Universidade com as experiências do campo, vivenciadas pelos produtores rurais que participam da Semana.
A grande novidade deste ano é a separação das atividades da tenda em rotas. Serão quatro, cada uma com instalações pedagógicas que incluem visitação a laboratórios, museus, hortos e áreas de experimentos dentro da UFV, visando a produção de conhecimento a partir de vivências.
A rota “A Terra é Azul” abordará temas relacionados com a terra, o solo e as plantas, já a rota “A Solidariedade é Lilás” tratará da criação animal, trabalhadoras rurais e Economia Popular Solidária. Os temas agroecologia, educação no campo, questão agrária e questão energética serão abordados na rota “A Liberdade é vermelha” e habitações, resíduos e informática na rota “A Energia é Amarela”.
Durante o acolhimento, que aconteceu na Tenda Central, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, falou aos participantes da 2ª Semana da Juventude Rural sobre a importância do Carbono Zero incluído nos assuntos da Semana. Líderes comunitários também falaram e apontaram quais são os objetivos pretendidos por eles dentro da Troca de Saberes.
A tenda Troca de Saberes conta com o apoio da Assessoria de Movimentos Sociais da UFV, Programa TEIA, Centro de Tecnologias Alternativas (CTA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Sindicatos Rurais da Zona da Mata, Escolas Família Agrícola (EFA's), entre outros.

Cursos começam a ser ministrados na primeira manhã da 81ª Semana do Fazendeiro


Nesta segunda-feira pela manhã 36 cursos deram início as atividades propostas na 81ª Semana do Fazendeiro.



Ao todo serão oferecidos 165 cursos, divididos durante a semana nos mais variados temas, como: bovinocultura, manejo, agrigulcutura orgânica, adubação, produção artesanal, fabricação de produtos de limpeza, produção de mel, cultivo de orquídeas, turismo rural e até dança de salão.



Mais 38 cursos serão ministrados na parte da tarde dando continuidade a programação.

Quem ainda não se inscreveu e tem interesse, basta se dirigir, após às 16 horas, a Secretaria do Evento, localizada na praça de convivência, no campus universitário, e verificar se ainda restam vagas nos cursos pretendidos.

As demais fotos dos cursos podem ser visualizadas na opção "Banco de fotos".


Lucas Gadbem