Na tarde desta segunda-feira (12) aconteceu, na Fábrica de Doce de Leite da UFV, o curso Fabricação de Doce de Leite Cremoso e em Barra, sob a coordenação do professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos, Antônio Fernandes de Carvalho. O curso, com 26 participantes, foi ministrado pelos estudantes Arlan Caldas Silveira, Maura Pinheiro Alves, Gabriel Gama Neto e pela professora do mesmo departamento, Ana Clarissa dos Santos Pires.
Ministrado pela quarta vez na Semana do Fazendeiro, o curso tem como objetivo ensinar aos produtores rurais a produção do doce de leite pastoso e em barra de forma caseira, visando a comercialização ou mesmo o consumo familiar. O curso ensina o preparo do doce a partir da obtenção higiênica do leite e das demais matérias-primas de qualidade até o envase e a embalagem.
Etapas da fabricação do doce de leite:
1 – Colocar o leite no tacho ou panela
2 – Juntar o bicarbonato dissolvido em um pouco de água
3 – Levar ao fogo até que se inicie a fervura, pelo tempo de 5 minutos
4 – Adicionar o açúcar e mexer para que o mesmo dissolva completamente
5 – Manter a fervura, mexendo sempre, pelo tempo suficiente para que o leite fique cada vez mais grosso, até chegar ao ponto de formar “fio” quando a colher for levantada
6 – O ponto final é observado pingando uma gota de doce em um copo com água fria (de torneira). A gota deve atingir o fundo do copo sem desmanchar. Isto indica o ponto final, que deverá estar com um Brix (concentração de sólidos solúveis) em torno de 68-70 Brix.
Obs.: Para o doce de leite em barra ou tablete, ao atingir o ponto final, ainda quente, bater até o doce perder o brilho e dar o ponto de “glacê”.