Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Universidade Federal de Viçosa será homenageada nesta sexta na Assembléia Legislativa

Por Assessoria de Comunicação ALMG

Os 80 anos do Programa de Extensão Universitária Semana do Fazendeiro, realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), serão comemorados em Reunião Especial, hoje, às 20 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), um dos autores do requerimento para a realização da homenagem, afirmou que esses 80 anos "representam o papel capacitador da UFV, que vai além do ensino formal e atinge a formação do jovem, da mulher e do homem do campo". Segundo ele, "a verdadeira dimensão da universidade se completa com a responsabilidade social com a comunidade. E a UFV é um exemplo disso".

Pioneirismo - Segundo a UFV, a Semana do Fazendeiro é o primeiro programa de extensão realizado no Brasil. Este ano, será realizada no período 12 a 17 de julho, no Campus da UFV, com o tema "80 Anos de Diálogo com o Campo".

O objetivo é difundir entre os participantes conhecimentos técnicos das áreas de atuação da UFV, para a melhoria da produtividade, da produção e qualidade de vida do homem do campo. Durante a semana, haverá minicursos e cursos em diferentes áreas, além de exposição de máquinas e implementos agrícolas, prestadores de serviços e artesanatos.

Além de Adelmo Carneiro Leão, também assinaram o requerimento para a homenagem os deputados Carlos Gomes (PT), Durval Ângelo (PT) e Weliton Prado (PT), além das deputadas Cecília Ferramenta (PT), Maria Tereza Lara (PT).

80 anos de diálogo com o campo

Ruralistas de diversas regiões do país estarão em Viçosa, no período de 12 a 17 de julho, quando será realizada a 80ª Semana do Fazendeiro. O evento organizado pela Universidade Federal de Viçosa busca difundir conhecimentos técnicos de diversas áreas de atuação da universidade, visando melhorias na produtividade rural, além de contribuir para o bem-estar do produtor e de sua família.


De Fotos históricas

Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o evento é uma oportunidade de oferecer conhecimentos e tecnologias relacionadas com o agronegócio, estando programados vários cursos de curta duração, com extenso leque de opções.
Realizada desde o final da década de 20, a Semana do Fazendeiro vem sendo utilizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) como uma das formas mais eficientes para compartilhar os resultados de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio e para o bem-estar social do produtor rural e de sua família. Durante o evento, são promovidas exposição de máquinas e implementos agrícolas, exposição de artesanato, atividades de lazer e variada programação cultural.

De Fotos dos Cursos • Semanas Anteriores

Cursos
A inscrição na Semana do Fazendeiro dá o direito a cada participante de fazer até cinco cursos, além dos de Dança de Salão e Caminhada Orientada, que são noturnos.
Para facilitar o planejamento e a escolha dos interessados, a programação dos cursos foi feita em diferentes horários, com a carga variando de quatro a 32 horas, nos 141 cursos oferecidos.
A distribuição dos cursos acontecerá no Ponto de Distribuição em frente ao Edifício Arthur Bernardes, no horário de 7h30 às 7h50 e das 13h30 às 13h50, exceto cursos que possuem saída antecipada.
Na Secretaria da Semana do Fazendeiro o interessado poderá obter informações sobre apostilas da Semana e boletins técnicos disponíveis. Lembrando-se que alguns instrutores não solicitam apostilas.

Troca de Saberes
Está organizado para a 80ª Semana do Fazendeiro outro espaço de formação para os participantes, onde o conhecimento será compartilhado de outra forma, diferentemente dos cursos. No dia 15 de julho, os interessados poderão participar da Troca de Saberes, um intercâmbio especial de conhecimentos sobre o campo.
Serão montadas tendas de Troca de Saberes, nas quais os participantes poderão fazer relatos de suas experiências e conhecimentos, além de discutir tradições e novas descobertas com outros participantes. Os temas e os locais das tendas estarão disponíveis na pasta entregue a cada participante, que deverá indicar no Ponto de Distribuição de Cursos, durante os dias 12, 13 e 14, os temas de seu interesse.
Essa atividade será coordenada por professores e técnicos da UFV, que organizarão as ‘conversas’. Os temas e os locais estarão disponíveis na pasta dos participantes. Cada participante deverá indicar seus temas de interesse entre domingo e terça feira no Ponto de Distribuição de Cursos. A Troca de Saberes acontecerá durante toda a quarta-feira.

Quem pode participar
Poderão se inscrever na Semana do Fazendeiro produtores rurais acima de 18 anos, interessados em adquirir conhecimentos técnicos nas áreas temáticas dos cursos e obter consultoria técnica e tecnológica prestada por especialistas na Clínica Tecnológica.
Também poderão se inscrever seus familiares diretos, até segundo grau, trabalhadores do setor agropecuário, estudantes de escolas agrotécnicas (filhos de produtores rurais e, ou, menores aprendizes do meio rural), acima de 16 anos ou a completar até julho de 2009, mediante comprovação documental.
Os participantes da 79ª. Semana do Fazendeiro (2008), que comprovaram o vínculo rural não precisam apresentar novamente esse comprovante.
A inscrição de outras pessoas não vinculadas ao meio rural está condicionada à existência de vagas, deverão ser feitas apenas no domingo, no dia 12 de julho, após as 16h, diretamente na Secretaria do evento.

Atividades Principais

Clínica Tecnológica
A participação na Clínica Tecnológica é gratuita para os inscritos da Semana do Fazendeiro, bastando agendar horários na Secretaria. A programação de consultorias estará disponível na pasta do participante.

Leilões
O Leilão de Equinos da 80ª Semana do Fazendeiro vai acontecer no dia 14 de julho, às 19h, no Setor de Equideocultura. A listagem completa dos animais que serão leiloados estará dentro da pasta do participante. Haverá transporte para o local, saindo do Ponto de Distribuição, mediante apresentação do crachá de participação. A saída será impreterivelmente às 18h45. Após esse horário não será disponibilizado transporte para o local. Em breve disponibilizaremos a lista na internet, site da Semana.

De Stands

Estandes Institucionais: Empresas – Comércio - Artesanato
Durante a 80ª Semana do Fazendeiro haverá uma estrutura de estandes que permitirá às diferentes organizações apresentarem seus trabalhos ao público participante. Isso tem criado ao longo desses anos de Semana do Fazendeiro várias possibilidades de bons negócios e a apresentação de diferentes produtos que são comercializados no evento.

De Programação Cultural • Semanas anteriores

Programação Cultural
Na programação Cultural da 80ª Semana do Fazendeiro constam shows musicais, festival de música caipira, teatro, sessões de cinema, mostra fotográfica, mostra de artistas plásticos, apresentações de dança, atividades de dança com os participantes, “Festival Sabores do Campo”, oficinas de arte e outras tantas atividades. A principal apresentação da Semana do Fazendeiro será o show musical do cantor e compositor Pena Branca. A programação estará disponível na pasta dos participantes.

Documentos exigidos para comprovação de vínculo rural
- Produtores rurais: cópia xérox do cartão do INCRA, Emater, ITR ou conta de luz da propriedade rural e cópia da identidade.
- Filhos e parentes até 2º. grau do produtor: cópia das identidades do produtor e do parente.
Estudantes de escolas agrotécnicas: cópia da identidade e do comprovante de matrícula.
Participantes de sindicatos, cooperativas, ONGs e entidades municipais, estaduais e federais vinculadas diretamente ao meio rural: cópia da identidade e de documento que o vincule aos órgãos citados.

Para fazer inscrição durante a Semana
O interessado deverá se dirigir à Secretaria da Semana do Fazendeiro. no dia As pessoas vinculadas ao espaço rural deverão apresentar comprovação de vínculo rural.

Alimentação
A alimentação, no Restaurante Universitário, durante o período, será composta de café da manhã, ao preço de R$ 1,60 e almoço e jantar no valor de R$ 3,50.
Informações mais detalhadas poderão ser obtidas pelos telefones (31) 3899-1701- 3899-2156 e pelos endereços www.semanadofazendeiro.ufv.br e semanadofazendeiro@ufv.br.