Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ministra encerra 2ª Semana da Mulher Rural

Por três dias, o lilás tomou conta do Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino, durante a 85ª Semana do Fazendeiro. A cor, que estampava a camisa vestida pelas participantes da Semana da Mulher Rural, era como um símbolo de sua feminilidade. O evento, que teve início na segunda-feira (28) e se encerrou nesta quarta (30), teve a participação de 1.230 mulheres, confirmando o sucesso da primeira edição, em 2013.  

Para o encerramento, dois convidados especiais: a ministra Eleonora Menicucci de Oliveira, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e o coral infantil da UFV, formado por 35 crianças -, de 7 a 12 anos -, que fizeram sua pré-estreia sob a regência do maestro Ciro Tabet.

Em sua passagem por Viçosa, a ministra falou sobre alguns avanços e desafios relacionados às políticas públicas para a mulher e enfatizou as violências doméstica e sexual como problemas não só das metrópoles, mas também da zona rural. Ela quebrou o protocolo se dirigindo primeiramente às mulheres que estavam na plateia, agradecendo a elas pelo que realizam e por persistirem no campo. “O trabalho que fazem resulta no ingrediente mais importante para o brasileiro, que é a comida”, lembrou. A ministra comentou ainda que durante séculos, as mulheres rurais ficaram invisíveis, sem nenhuma política específica, mas que, “agora, elas conquistaram o seu lugar e estão cada vez mais reivindicativas". No final de sua palestra, a ministra ressaltou que “não se conta a história do Brasil sem as mulheres”.

Uma das participantes da cerimônia de encerramento foi a agricultora Ilda Escolástica de Oliveira Arruda, que veio pela segunda vez, do distrito de Duas Barras, à Semana da Mulher Rural. Aos 70 anos, ela disse que nunca tinha ouvido pessoalmente uma ministra falar e que gostou muito: “sempre traz novidades, projetos...”  

O sentimento de pertencimento e a busca pelo conhecimento foi o que motivou Maria Dirce Portela a participar novamente do evento. A agricultora da comunidade Vale Azul, do município de Ponte Nova, que produz biscoitos e bolos para merenda escolar, contou que, dessa vez, incentivou a vinda de colegas e de outras mulheres da família. Afinal, “é uma boa oportunidade de passear e sair da rotina”.

A cerimônia de encerramento do evento foi aberta pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares que, se dirigindo às mulheres da plateia, comentou sobre “o orgulho de tê-las na UFV, uma instituição que é patrimônio de todos”. Também participaram o vice-reitor Demetrius David da Silva e o pró-reitor de Extensão e Cultural, Gumercindo Souza Lima.
 
 

Telejornais da Rede Globo divulgam 85ª Semana do Fazendeiro

A equipe da TV Integração, da Rede Globo, está realizando a cobertura jornalística da 85ª Semana do Fazendeiro desde a manhã desta segunda-feira (28). A repórter Letícia Duarte fez uma matéria com os principais destaques do evento, que foi exibida no Globo Rural, desta terça-feira (29). A reportagem foi seguida de uma entrada, ao vivo, do repórter Felipe Menicucci com o veterinário do Departamento de Zootecnia Cláudio Borela, que falou sobre o curso Criação de Ovinos.

No Bom Dia MG, a Semana do Fazendeiro também foi destaque com entrevistas com a reitora Nilda Soares e com o diretor de Extensão, Ney Sakiyama. Foram realizadas também entradas ao vivo no telejornal MGTV 1ª e  edições. Na quarta-feira (30), também serão exibidas, nos telejornais da TV Integração, reportagens sobre cursos do evento.

Confira as divulgações da Semana do Fazendeiro exibidas no MGTV, 2ª edição, na segunda-feira (28) e as veiculadas no Globo Rural e no Bom Dia MG de terça-feira (29) e no MGTV 1ª edição de quinta-fera (31).

(Coordenadoria de Comunicação Social)