Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Programa Estúdio Acústico faz sua primeira exibição ao vivo na 83ª Semana do Fazendeiro


Quem passou pelos estandes da Coordenadoria de Comunicação Social, na tarde desta terça-feira (10), pôde assistir à apresentação ao vivo do Estúdio Acústico da TV Viçosa. Ancorado por João Vicente e Luciano Sant’Anna, o Programa levou música e animação para os telespectadores da TV e ouvintes da Rádio Universitária FM.

O músico de Viçosa Rômulo Portes se apresentou com diversas canções de pop rock e MPB e falou um pouco sobre sua vida e carreira. O violeiro e vocalista do grupo viçosense Amigos da Viola, Fábio Lopes, também fez uma participação no Programa, assim como o grupo Noca da Portela. Ambos deram uma prévia da apresentação que acontecerá, na noite desta terça-feira, no Espaço Multiuso da UFV.

A professora do Colégio Anglo Rita de Cássia Silva Arruda trouxe para a Semana do Fazendeiro nove alunos portadores de deficiência. Por coincidência, eles chegaram ao local onde estava sendo apresentado o Estúdio Acústico. As crianças ficaram fascinadas ao ver o funcionamento de uma televisão. De acordo com ela, os alunos especiais “amam o rádio e a televisão, porque, para eles, esses meios são uma das principais fontes de entretenimento”. Michael Augusto de Almeida Linhares, 14 anos, vibrou com as apresentações musicais. Ele é apaixonado por rádio e fez questão de conhecer a estrutura da Rádio Universitária FM, montada no local.

Vale lembrar que o Estúdio Acústico será apresentado novamente ao vivo nesta quarta e quinta-feira, às 15h. Confira os convidados dos próximos programas.

Quarta-feira:
-Karac Rocha
-Guaxupé (da dupla Gil e Guaxupé)

Quinta-feira:
-Junior Sperancini




Música e homenagem marcam noite de segunda-feira

O frio da noite desta segunda-feira (9) não desanimou o público que acompanhou de perto as atrações culturais da 83ª Semana do Fazendeiro. No início da noite, a cerimônia de abertura oficial da Semana contou com a presença do tradicional músico viçosense José do Espírito Santa de Sant’Anna, mais conhecido como Zé Bóia. Homenageado pelos seus 65 anos de carreira musical e pelos 55 anos se apresentando na Semana do Fazendeiro, mais uma vez ele participou do evento com sua seresta, emocionando a plateia.  Zé Bóia aproveitou o momento para fazer o lançamento oficial de seu primeiro DVD.

O público também conferiu no Espaço Multiuso a apresentação do músico Rubinho do Vale, que veio do Vale do Jequitinhonha para mostrar um estilo cultural pouco divulgado na mídia. Rubinho, que é pesquisador, instrumentista e músico de renome, resgata as tradições da música mineira do Vale e as canções de domínio público. Inclusive seu trabalho lhe rendeu muitos prêmios, dentre eles uma Comenda entregue pelo então presidente Lula e ex-ministro da Cultura Gilberto Gill. A apresentação foi marcada pela participação maciça dos integrantes da Troca dos Saberes.



Estudantes da escola municipal de Coimbra visitam a Semana do Fazendeiro

Na manhã desta terça-feira (10), a 83ª Semana do Fazendeiro recebeu a visita de 30 alunos do quarto ano da Escola Municipal Padre Jaime Antunes de Souza, de Coimbra (MG). Os alunos, com idades entre 8 e 10 anos, vieram conhecer o evento e ocampus Viçosa da UFV. Acompanhados pela assessora educacional Celiane Aparecida da Silva Ázar e pela professora Ivanir Pereira de Freitas, as crianças visitaram os estandes de mudas, a minifazenda e a praça de alimentação, além de aproveitarem os espaços abertos da Universidade.

Grande parte dos alunos estava interessada na minifazenda e se distraiu com os animais em exposição. Muitos procuraram por cobras e Gabriel Pereira, de 9 anos, um pouco mais sonhador, contou que gostaria muito de ver um leão. Em geral, as crianças estavam ansiosas para conhecer a Semana do Fazendeiro e todas as suas atrações.

 A visita, segundo Celiane, teve como objetivo a vivência da teoria vista dentro da sala de aula. “Nós trouxemos os trabalhos de sala para o campo”, disse. Para ela, essa experiência permite que os alunos ampliem seus conhecimentos e aprendam a analisar o ambiente. Para a professora Ivanir, a iniciativa permite que as crianças conheçam e tenham acesso a uma instituição de ensino superior desde pequenas. Parte da turma não teria outra oportunidade como essa.




Abertura oficial representa a diversidade do evento

A diversidade que caracteriza a Semana do Fazendeiro esteve representada, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, na noite desta segunda-feira (9), durante a cerimônia oficial de abertura de sua 83ª edição. À mesa da solenidade estavam professores, políticos e representantes dos agricultores e de órgãos parceiros do evento.

Antes de a cerimônia começar, a presidente da Aspuv, Márcia Cristina Fontes Almeida, e o representante da Asav Evaristo Luciano Rosa se pronunciaram, respectivamente, sobre a greve dos docentes e servidores técnico-administrativos que atinge quase 100% das Instituições Federais de Ensino do país. Eles apresentaram a pauta de reivindicações das categorias e informaram sobre a necessidade de abertura de negociações com o governo federal. Em seguida, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares entregou uma placa ao músico José Espírito Santo Sant’Anna, o Zé Boia, pelos seus 65 anos de carreira musical, 55 dos quais se apresentando na Semana do Fazendeiro.

Para abrir oficialmente o evento, o poeta Euro Parrique, acompanhado pela viola de Ramon Rozado, interpretou o poema Meu pedaço de chão. E a “voz do campo” continuou com o representante dos produtores rurais, Joacyr Knust, que há 57 anos frequenta a Semana do Fazendeiro. Sentado à mesa oficial, nesta terça-feira, ele leu a homenagem com rima que fez ao evento, “um trabalho digno e pioneiro”.

O agricultor Sebastião Farinhada, que representou os participantes da Troca de Saberes, não recitou versos, mas chamou a atenção para a necessidade de se conservar as tradições culturais e melhorar a relação com a natureza. Ele mostrou que o caminho da sua esperança e dos mais de 300 agricultores familiares que integram a Troca de Saberes é a agroecologia, “a única forma de trabalhar a terra de forma bem-feita”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, lembrou a história e os números que envolvem a Semana do Fazendeiro. Em 1929, quando ela começou, participaram 39 produtores. Hoje, são cerca de dois mil. Eles estão nos cursos, na Troca de Saberes, na Semana da Juventude Rural, demonstrando que a UFV é semelhante ao campo pela unidade de sua diversidade. E ressaltou: “a universidade é de todos e todas e para todos e todas”. Gumercindo se disse orgulhoso em coordenar pela quarta vez a equipe organizadora da Semana do Fazendeiro, composta por 28 comissões.

Esta coordenação foi destacada pelo ex-reitores da UFV Antônio Lima Bandeira - atual presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) - e Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para Luiz Cláudio, a Semana do Fazendeiro é a possibilidade do exercício do diálogo que, em sua opinião, deve ser crescentemente construído pela Universidade, especialmente no momento em que o mundo passa por uma crise de modelos. A Semana do Fazendeiro, segundo o ex-reitor, possibilita à Universidade conhecer a sabedoria que não está sistematizada.

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, destacou o trabalho do professor Gumercindo e de sua equipe. Ela agradeceu aos parceiros da Semana do Fazendeiro, especialmente à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e à Epamig, que ajudam a UFV “na condução dos cursos e palestras para aqueles que vêm à Universidade buscar maior conhecimento”. Além disso, ressaltou o carinho que a instituição tem ao receber os cerca de dois mil agricultores e agricultoras que fazem parte do evento, seja participando dos cursos, seja integrando o Troca de Saberes e a Semana da Juventude Rural.

A professora Nilda lembrou a importância da agricultura familiar, responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos no país, e demonstrou que compartilha do anseio de muitos agricultores de ver, no país, a volta das escolas rurais.

Para ela, é um orgulho muito grande participar da elaboração da Semana do Fazendeiro junto com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e com a grande equipe que colabora na sua realização. Afinal, trata-se, segundo lembra, de um evento pioneiro: “foi aqui que se iniciou a extensão rural da forma como ela é feita, e são 83 anos realizando esta Semana”. A reitora fez um agradecimento especial às pessoas para as quais a Semana do Fazendeiro é preparada, “que são nossos agricultores e agricultoras, que vêm trazendo o seu conhecimento e levando aquilo que a instituição tem de melhor para que possam, dentro de sua propriedade, produzir, gerar renda e emprego. Enfim, terem sua vida melhorada”.

A cerimônia de abertura da 83ª Semana do Fazendeiro contou também com as presenças dos deputados federais Padre João e Reginaldo Lopes; do prefeito de Viçosa, Celito Sari; do presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereador João Batista Teixeira; do gerente regional da Emater Cataguases, Marcelo Lana Franco, e do diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFV, professor Sérgio Hermínio Brommonschenkel.

Curso aborda flores comestíveis

Pela primeira vez na história da Semana do Fazendeiro foi oferecido o Curso de Flores Comestíveis. O objetivo foi apresentar o processo de produção dessas plantas, desde o cultivo até o produto final utilizado na alimentação.

O consumo de flores existe desde a época dos romanos e persas. Contudo, no Brasil, ele começou há 20 anos. A coordenadora do curso e professora do Departamento de Fitotecnia, Ângela Stringheta, explica que, para quebrar a resistência ao paladar das flores, devem ser realizadas campanhas de apresentação das qualidades da planta, reconhecendo seu alto valor nutricional.

Segundo Ângela, o curso também atentou para o fato de que nem todas as flores podem ser consumidas. As espécies mais utilizadas para este fim são: rosas, tulipas, violetas, calêndulas e margaridas. As flores próprias para o consumo devem apresentar características genéticas e fisiológicas específicas, não possuir princípios tóxicos e apresentar boa palatabilidade. Ela também explicou o processo produtivo das flores comestíveis que devem ser cultivadas em hortas, com “uma produção limpa, livre de fertilizantes químicos e defensivos”.

No curso, os participantes experimentaram receitas de pratos com flores comestíveis. O cenário da sala de aula mais parecia uma bela ornamentação. Pela quarta vez na Semana do Fazendeiro, Eliane Rodrigues Almeida veio de Itaboraí (RJ). Ela resolveu se inscrever no curso de Flores Comestíveis por curiosidade e agora tem planos de iniciar uma pequena produção nesse nicho de mercado. A produtora rural de Petrópolis (RJ) Maria Helena Lima Anselmo, que já trabalha com produtos orgânicos e tem uma pequena produção de flores comestíveis em sua propriedade, se interessou pelo assunto e decidiu se inscrever para adquirir mais conhecimentos e ampliar sua produção na área.

Ao final do curso, os participantes conheceram algumas receitas de pratos produzidas com flores comestíveis, como gelatina de rosas, salada de pétalas de rosas com calêndula e hambúrguer de soja com pétalas de hemerocales.





Terceiro dia da Semana do Fazendeiro tem cinema e música

Confira a Programação cultural desta terça-feira na 83ª Semana do Fazendeiro:

Filmes (auditório do Departamento da Engenharia Florestal)
14h: O Zelador Animal (2010)
Griffin trabalha como zelador de um zoológico e para convencê-lo de ficar no cargo os animais revelam que sabem falar.

16h: Betão Ronca Ferro (1970)
Mazzaropi faz um papel de um empregado de um circo mambebe que passa a ter o ofício ameaçado depois que sua filha se casa e deixa o mundo dos espetáculos.

Shows (Espaço Multiuso)
18h30: Amigos da Viola (Viçosa)
20h30: Brassamba (Viçosa)
22h: Noca da Portela (Rio de Janeiro)

Workshop debate desenvolvimento sustentável e Programa ABC


Realizado, nesta segunda-feira (9), o primeiro workshop da Semana do Fazendeiro, Programa de Financiamento da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), proporcionou uma tarde de discussões sobre desenvolvimento sustentável. Por meio de abordagens diversificadas, produtores rurais puderam conhecer o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC): a iniciativa do governo federal financia projetos que proporcionam a redução de emissões de gases do efeito estufa no campo.

A coordenadora do Grupo Gestor do Plano ABC em Minas Gerais, Miriam Ester Soares, conduziu as reflexões iniciais sobre a necessidade de gerar empregos, aumentar a produtividade agrícola e preservar o meio ambiente, reduzindo a liberação de gás carbônico (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) na atmosfera. Segundo Miriam, o objetivo do Programa ABC tem afinidade com os propósitos da 83ª Semana do Fazendeiro, uma vez que oferece a possibilidade real do produtor rural ter acesso a tecnologias sustentáveis de produção.

A Emater-MG, em parceria com a UFV, trabalha com o Programa ABC desde 2005, com o objetivo de recuperar áreas de pastagens degradadas por meio da integração lavoura-pecuária-floresta. Essa integração busca o melhoramento da fertilidade do solo por meio da aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados. Para o coordenador técnico da Emater-MG, Rogério Jacinto Gomes, o workshop representou uma integração de políticas voltadas para a sustentabilidade. O representante da UFV no Grupo Gestor do Plano ABC em Minas Gerais, Lino Roberto Ferreira, professor do Departamento de Fitotecnia, considerou o evento uma forma de divulgar o programa e conseguir a adesão dos produtores rurais da região.

O Programa Agricultura de Baixo Carbono, criado em 2010 pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), incentiva e fornece recursos para que agricultores adotem iniciativas básicas que contribuam para a redução dos impactos do aquecimento global. Dentre elas, o plantio direto na palha e o tratamento de resíduos animais. Para o plano 2012/2013, estão disponíveis cerca de R$ 3,4 bilhões para financiamentos.

O segundo workshop da semana, A Mulher Rural, será realizado nesta terça (10), às 14h, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. O debate abordará a importância da mulher como agente da inovação e promoção de bem-estar na família rural. Abaixo, registros de Miriam Ester Soares, uma das debatedoras do workshop.



Clínica Tecnológica inicia atendimento a pequenos empresários


Nesta segunda-feira (9), a Clínica Tecnológica da 83ª Semana do Fazendeiro realizou as primeiras consultorias coletivas. Cerca de 90 pequenos empresários foram atendidos dentro das 15 temáticas programadas para o dia. Devido o grande interesse do público, algumas consultorias já geraram lista de espera.

Entre as mais procuradas, esteve a clínica Criação de Galinhas Caipiras, orientada pelo técnico administrativo Mauro Jarbas de Souza Godoi, do Departamento de Zootecnia da UFV. Para ele, a proximidade proporcionada e a transferência de conhecimento entre pequenos produtores e consultores são enriquecedoras. Mauro já participou de outras edições da Clínica Tecnológica e disse aprender muito com os participantes.

Na saída da consultoria orientada por Mauro, Valdecir Barbosa Monteiro, de Santo Antônio de Pádua (RJ), disse, animado, que todas as informações recebidas serão utilizadas na melhoria do seu negócio, uma criação de galinhas poedeiras e para abate.

Até o dia 12, serão oferecidas 61 clínicas sobre 52 temas. As consultorias coletivas, com até sete pessoas, são gratuitas para os inscritos na Semana do Fazendeiro. Para participar, os interessados deverão agendar o atendimento na Secretaria da Clínica Tecnológica, no prédio do CEE.

Programa Sala Especial é exibido ao vivo da Semana do Fazendeiro


Na tarde desta segunda-feira (9), foi exibido, ao vivo, direto da 83ª Semana do Fazendeiro, o programa Sala Especial, um dos mais antigos da TV Viçosa. A exibição foi a primeira realizada com a unidade móvel recém-entregue à emissora.

O programa tratou das atividades oferecidas ao longo do evento, como workshops, cursos, Clínica Tecnológica, Juventude Rural e Troca de Saberes. Além disso, os participantes fizeram um balanço da programação cultural do final de semana e convidaram a população para as próximas atrações que acontecerão até sexta-feira. A exibição atraiu diversas pessoas que passavam pelo local e puderam conhecer um pouco dos bastidores da notícia. 

Participaram do Programa o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima; o diretor de Extensão da UFV, Ney Sussumu Sakiyama; a coordenadora da Clínica Tecnológica, Daniela Santana Araújo; o coordenador geral da Troca de Saberes, Antônio Bento Mâncio; a coordenadora da Semana da Juventude Rural, Margareth Guimarães, e o chefe da Divisão Cultural, Geraldo Leandro Filho.

Vale lembrar que, na próxima sexta-feira, às 15h, haverá nova edição do Sala Especial. O programa Estúdio Acústico também será exibido ao vivo terça, quarta e quinta-feira, no mesmo horário, com transmissão simultânea pela Universitária FM.