Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

81ª Semana do Fazendeiro chega ao fim

Durante seis dias cerca de 50 mil pessoas estiveram envolvidas com a 81ª Semana do Fazendeiro, seja participando dos 165 cursos oferecidos, seja acompanhando as programações culturais, ou simplesmente visitando os estandes, parques, barraquinhas, que ficaram alocadas no campus da Universidade Federal de Viçosa.
Quem teve a oportunidade de vir ao evento do ano passado e voltar neste ano percebeu algumas modificações. Os estandes não ficaram mais concentrados no Espaço Multiuso, desta vez eles contornaram todo o Prédio Arthur Bernardes. O espaço Multiuso foi reservado apenas para as apresentações culturais, que estão sendo realizadas desde domingo, e praça de alimentação.
Mais uma vez o maior evento extensionista do país, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura a UFV, deu exemplo de organização, competência, e trabalho.

Atividades diversificadas

Um aspecto marcante da 81ª Semana do Fazendeiro foi a diversidade de atividades oferecidas para os participantes do evento.
Dando prosseguimento a uma iniciativa bem sucedida no ano passado, o Troca de Saberes teve sua segunda edição este ano. O programa ofereceu a oportunidade para que os participantes compartilhassem conhecimentos e experiências nos mais diversos temas, como cultura, manejos diversos, ecologia, entre outros.
Outro programa que realizou sua segunda edição este ano foi a II Semana da Juventude Rural, promovida pela Emater-MG juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV.
Entre os dias 11 e 15 de julho o evento contou com a participação de mais de 300 jovens, filhos e filhas de agricultores familiares, atendidos pelo Projeto Transformar nas regionais de Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu, além de estudantes das Escolas Famílias Agrícolas.
A Clínica Tecnológica, figurinha carimbada do evento, teve como objetivo oferecer aos inscritos consultas tecnológicas coletiva, proporcionando soluções rápidas para atender a necessidades e problemas tecnológicos a grupos com interesses comuns, visando à incorporação de progresso técnico e ao aumento da competitividade dos pequenos negócios.
De 12 a 16 de julho foram exibidos filmes no Cine Carcará. As sessões diversificadas buscaram atender a todos os públicos e aconteceram todos os dias às 14 horas e 16 horas. Entre os filmes reproduzidos, estiveram: Avatar, Uma noite no museu, Tapete Vermelho, Bolt, Bezerra Menezes, O Jeca Macumbeiro e Up Altas Aventuras.

Os cursos

Neste ano mais de 1.000 pessoas participaram dos 165 cursos oferecidos pela Semana. Passando por Identificação de serpentes brasileiras; Natureza, cores e interiores; Sabonetes medicinais, indo até Cultivo do pinhão-manso e Suas vacas estão mancando? Saiba como resolver, possibilitando um leque de variedades para o agricultor escolher em qual se inscrever. A programação começou na segunda-feira (12) com 36 cursos ministrados na parte da manhã, e mais 38 na parte da tarde. Hoje, o último dia do evento, foram ministrados 32 cursos encerrando a 81ª Semana do Fazendeiro.

Curso de Feng Shui no último dia de Semana do Fazendeiro


Na última tarde da 81ª Semana da Fazendeiro, o curso de decoração Feng Shui reuniu cerca de 20 pessoas no Pavilhão de Aulas I. O curso, coordenado por Aline Werneck de Carvalho, foi dado por Áurea Celi Martins.
A Decoração Terapêutica, aplicada através da Técnica do Feng Shui, é algo mais do que simplesmente projetar e decorar. O curso ensina como aplicar as técnicas de Feng Shui para atrair, por exemplo, saúde, prosperidade e sucesso, através do melhor posicionamento dos móveis e objetos de decoração, acrescentando, ainda, novos valores a esses utensílios. Ensina, também, como curar energias negativas do local e a utilização de objetos para cura do ambiente.

Por Samantha Dias

Seis dias de atrações culturais na 81º Semana do Fazendeiro

Cinema, dança, música, cultura viva da região, dessa forma os dias da 81º Semana do Fazendeiro são preenchidos com inúmeras atrações culturais. Na primeira noite do evento a abertura foi feita pela Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus, de Ubá, que trouxe uma proposta de orquestra contemporânea utilizando em seu repertório clássicos e música popular brasileira. logo após a Seresta Viçosense do Zé Bóia trouxe o melhor da Viola caipira. Dando seqüência o Grupo Viola de Ouro fez uma maravilhosa apresentação tocando clássicos da música sertaneja. Encerrando o primeiro dia de atrações culturais a dupla Cristian e Francis animaram o público que cantou e dançou ao som de grandes sucessos sertanejos.
Segunda-feira, na abertura oficial do evento o Coral Nossa Voz, composto por funcionários da UFV, cantou clássicos da música erudita e popular, logo após Euro Parrique e Clube raízes da Viola apresentaram a verdadeira música caipira. No espaço Multiuso aconteceu o show da Dupla sertaneja Edson e Junior.
Na terceira noite da semana do fazendeiro tivemos as bandas Trio Nordestino, Joel da Viola e Zé Rochedo e a presença do artista Tião Farinhada. Com música regional e folclórica Tião Farinhada apresentou um repertório vasto, animando o público de todas as idades. No meio do show uma grande ciranda tomou conta do espaço multiuso. Depois foi a vez da dupla sertaneja Joel da Viola e Zé Rochedo. Ao final do show Lucas, o mascote do grupo Viola de Ouro, fez uma participação especial, emocionando os presentes. Para encerrar a noite, os convidados foram Luiz Mário, Beto Souza e Coroneto, integrantes do Trio Nordestino. A banda, diretamente da Bahia, fez o resgate das tradições sertanejas. Em seu repertório músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros grandes nomes desse estilo musical.
Já na quarta noite, música e teatro fizeram parte da festa. A dupla Felipe Neto e Cassemiro iniciaram a noite de atrações culturais, com suas violas tocaram a verdadeira música de raiz. A Cia Universitária de Encenação sobre direção do estudante Fabrício Henrique apresentou cinco comédias com a temática cotidiano e história de origem popular. Mais tarde foi a vez da dupla Carreiro e Carreirinho tocarem seus grandes sucessos a abertura do show foi feita por Joacir Knuts, poeta viçosense, que declamou um poema homenageando os agricultores. Para encerrar o dia o programa Cheiro de Relva animou o público reproduzindo sucessos da música sertaneja.
Ontem, o penultimo dia de atrações culturais, foi repleto de grandes sucessos. Baião, Forró, Xaxado e música do sertão foram as temáticas da noite. As 19h, o grupo Viçosense, com 15 anos na estrada, Trem Mineiro apresentou grandes sucessos e composições próprias, sob direção do músico Thyaga o grupo animou os participantes que lotaram o espaço multiuso. Logo após Pereira da Viola prometem tocou muito forró e músicas regionais.
Na última noite de atrações culturais da semana do fazendeiro haverá as seis horas da noite bossa nova, MPB e muita música boa ao som de Jule e Chima. Às 19h:30 o samba de Brassamba. E, para encerrar as programações, as 21 horas o show de Gil e Guaxupé.

Por Ana Maria Pereira

TV Viçosa realiza matérias especiais durante a 81ª Semana do Fazendeiro

A TV Viçosa está realizando uma programação especial em torno da 81ª Semana do Fazendeiro. Além de programas como "Sala Especial" e "Estúdio Acústico", que foi incorporado para a tv excepcionalmente durante a Semana, estarem sendo realizados ao vivo, o seu principal informativo , o "Jornal Regional", conta com uma superprodução diária , tendo todo seu programa produzido ao vivo, inclusive os links dos repórteres da emissora, da Universidade Federal de Viçosa.

Confira abaixo algumas matérias que foram ao ar nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15).
































Curso demonstra as vantagens do pólen na alimentação humana


Que o pólen é o principal responsável pela reprodução das flores e alimento para as abelhas já se sabia. O que pouca gente sabe é que ele é uma fonte de alimento importantíssima para o ser humano. O pólen apícola, resultado da mistura do pólen de várias flores, processado pelas abelhas com a saliva e o néctar, tem grande valor nutricional. Para as abelhas ele é fonte de proteínas e lipídios, enquanto o mel é a fonte energética.
Na Semana do Fazendeiro, o curso de Produção de Pólen, coordenado pelo professor do Departamento de Biologia Animal, Alfredo Huertas, ensinou aos apicultores técnicas de coleta, secagem e comercialização do pólen apícola.
O pólen possui quase todos os nutrientes necessários para animais e vegetais. Por isso, apresenta-se como importante complemento à alimentação humana. Deve ser consumida uma colher de sopa rasa todos os dias, in natura ou misturado com outros alimentos. Sua ação contribui para tratar e prevenir o cansaço e nervosismo, insônia, envelhecimento precoce e até queda de cabelos, entre muitos outros benefícios.
O professor Huertas afirma que no Brasil o uso do pólen como suplemento para a nutrição humana ainda é pouco conhecido. “O curso vai preparar o apicultor para que ele possa explorar melhor essa atividade”, completa.


Por Daniela Araújo

Penúltimo dia de atrações anima a 81ª Semana do Fazendeiro

A noite de ontem, penúltima de atrações culturais, foi repleta de grandes sucessos. Baião, Forró, Xaxado e música do sertão foram as temáticas da noite.
Às 19h, o grupo Viçosense com 15 anos na estrada, Trem Mineiro, apresentou grandes sucessos e composições próprias. Sob direção do músico Thyaga, o grupo animou os participantes que lotaram o espaço multiuso. Logo após, Pereira da Viola tocou muito forró e músicas regionais.

Confira as fotos:




Por Ana Maria Pereira