Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Troca de saberes vai até amanhã

Unir o saber popular à pesquisa científica é o tema da Semana do Fazendeiro deste ano. Mas, desde 2009, esse é o objetivo do projeto troca de saberes por meio de palestras, minicursos e integrações culturais. 
Durante a manhã de ontem, dança, música e poesia deram início à cerimônia de abertura que aconteceu no gramado próximo ao barzinho do DCE. O projeto termina amanhã, e durante os três dias, estudantes, professores, viçosenses e agricultores familiares têm a oportunidade de estender seu conhecimento e aprender com as vivências de cada um.
São mais de 15 comunidades presentes no evento e mais de 24 instalações que vão discutir sobre sete temas. Os debates são sobre agroecologia, agricultura familiar, cultura e políticas culturais, com presença de vários artistas locais e regionais.


Público participante


Rádio Inconfidência transmite A Hora do Fazendeiro diretamente da UFV

Acompanhe pela Rádio Inconfidência 100, 9 FM e AM 880, nesta terça-feira, dia 12, a partir das 17 horas a transmissão ao vivo da 82ª Semana do Fazendeiro.  

A transmissão ocorrerá no programa  A Hora do Fazendeiro que está há 74 anos no ar, sendo o mais antigo e tradicional do rádio brasileiro, com informações gerais, dicas e informações essenciais para os produtores rurais, entrevistas com técnicos agrícolas e pecuários, além da autêntica música sertaneja de raiz. 

A equipe da A Hora do Fazendeiro é composta pelos apresentadores Tina Gonçalves e Cristiano Batista; pela produtora e repórter Aline Louise; e pelo programador Dirso César. O programa está sendo transmitido desde esta segunda-feira, dia 11, diretamente da 82ª Semana do Fazendeiro.

O técnico da Emater, Elson Gomes de Castro, com a repórter Aline Louise e o apresentador Cristiano Batista

Degustação de café na Semana do Fazendeiro

Durante a tarde de hoje, 12, e a tarde de amanhã, está acontecendo uma degustação de café dos produtores da região das Matas de Minas. A iniciativa é de uma multinacional em conjunto com o Centro de Excelência do Café que premia os cinco primeiros colocados com troféus e conta com a participação apenas dos degustadores oficiais, não sendo aberto ao público.
Jocimar Mauri
Segundo o representante técnico de vendas da empresa, Jocimar Mauri, é a primeira vez que a degustação acontece na Semana do Fazendeiro. “Se tudo der certo, voltaremos nos próximos anos”, complementa.

André Peres

O degustador André Gomes Peres explica os critérios de avaliação dos cafés: “Nós analisamos a fragrância, o aroma, o corpo, a uniformidade, a acidez, a doçura, a “pureza”, a doçura, o sabor em si e o sabor residual”. Além disso, ele explica que não ingere o café, apenas coloca na superfície da língua. “O paladar, a gente sente na língua e não na boca. Por isso não o ingerimos, só apreciamos”, completa. As notas são de zero a 10 para cada critério, chegando ao máximo de 100 pontos que, segundo ele, é impossível.


Cafés degustados



Neutralização dos gases do efeito estufa

Dentre dos quase 300 estandes montados na semana do fazendeiro, está o do programa carbono zero. Organizado pela pró-reitoria de extensão e cultura e departamento de engenharia florestal, o objetivo do programa é quantificar a emissão de gases do efeito estufa dos produtores rurais e da semana do fazendeiro, além de conscientizar a população para a redução desses gases.
Para calcular o número de gás carbônico emitido pelos produtores, a equipe do projeto leva em consideração quatro fatores: a atividade pecuária, o consumo de energia, o uso de transportes e o cultivo de culturas agrícolas. Já para o cálculo do quanto é emitido na semana do fazendeiro, a equipe considera o consumo em energia elétrica, os resíduos gerados e o volume de combustíveis gastos com o transporte. a partir dos dados a universidade federal de viçosa se compromete a fazer o plantio de árvores em alguma área degradada da região, para que neutralize as emissões da semana do fazendeiro.
O plantio das árvores é realizado, normalmente, em outubro, quando é realizada uma corrida partindo da entrada da UFV em direção ao local do plantio. Ano passado, na primeira edição do projeto, foram plantadas 400 mudas e para esse ano, a expectativa é ainda maior.
Estande do Carbono Zero

Entrevista sobre o Projeto Carbono Zero é exibida no Bom Dia Minas

 O projeto Carbono Zero esteve em pauta hoje, dia 12, na edição do Bom Dia Minas, quando foi realizada  uma entrevista do repórter Ricardo Ribeiro da TV Panorama, afiliada da Rede Globo, com um dos responsáveis pelo projeto, Ricardo Martiniano.

Coordenado pelo Departamento de Engenharia Florestal da UFV, o Carbono Zero foi inaugurado na 81ª Semana do Fazendeiro e busca quantificar as emissões de gás carbônico no evento, ao mesmo tempo que sensibiliza os produtores sobre suas atitudes no campo. As emissões são neutralizadas pelo plantio de árvores de espécies nativas em áreas que precisam ser recuperadas.

Curso de Criação de Lambaris é uma oportunidade para aumentar a renda do pequeno produtor

Nesta segunda-feira, dia 11, tiveram início os cursos que serão oferecidos na 82ª Semana do Fazendeiro. Entre as mais variadas opções que podem auxiliar o pequeno produtor rural, uma boa pedida é o curso Criação de Lambaris em Cativeiro, ministrado pela professora do Departamento de Biologia Animal, Ana Lúcia Salaro.

O curso foi realizado durante toda a segunda-feira na Psicultura e abordou desde os custos de produção ao preparo e consumo do Lambari do Rabo Amarelo (Astyanax Bimaculatus).

De acordo com Ana Lúcia, o oferecimento do curso Criação de Lambaris na 82ª Semana do Fazendeiro é pertinente devido ao fato deste peixe ser uma espécie em franca expansão com a possibilidade de ser criada em pequenas áreas, sendo assim, um négocio vantajoso para o pequeno produtor agregar valores à sua renda.

Além deste curso, a professora irá oferecer os cursos de criação de Peixes Carnívoros, na manhã desta terça-feira, dia 12; e de criação de Tilápia do Nilo, nesta quarta-feira, dia 13. “ O objetivo é oferecer várias opções ao produtor para que ele possa escolher o melhor nicho de mercado que irá ao encontro de seus interesses.”

O produtor Manoel Nogueira aprovou o curso. "Essa área muito me interessou e esse aprendizado é importante por ser mais uma área a ser trabalhada na propriedade, podendo ajudar na minha sobrevivência."

                             







Globo Rural destaca a 82ª Semana do Fazendeiro

Na edição do Globo Rural de hoje, dia 12, a 82ª Semana do Fazendeiro foi evidenciada a partir da entrada ao vivo do repórter Ricardo Ribeiro da TV Panorama, afiliada da Rede Globo. Na ocasião, o técnico da Emater, Marcelo Libânio, falou sobre as hortaliças não-convencionais que são um dos temas de cursos oferecidos nesta edição do evento extensionista.

Confira a participação realizada, ao vivo, em frente ao Centro de Vivência da UFV, clicando aqui.