Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Semana da Juventude Rural é bem avaliada pelos participantes

Os jovens da 5ª Semana da Juventude Rural receberam seus certificados de participação, na sexta-feira (20). A grande maioria, que veio pela primeira vez ao evento, voltou para casa motivada. Vander Guedes Gonçalves veio de Guaraciaba e disse ter gostado muito: “além de não ser um evento voltado apenas para o campo, desperta o interesse pelo meio rural, que, muitas vezes, o jovem perde quando vai para a cidade”. Ele explicou que, após a semana, irá voltar para a terra da família com mais vontade de trabalhar e com o aperfeiçoamento adquirido.

Michael da Silva Siqueira, do município de Lajinha, disse que aprendeu bastante sobre pomar e pragas com os cursos. Os pais dele são produtores de café e o conhecimento adquirido na semana será utilizado diretamente na propriedade, para onde ele volta “mais encorajado e animado”. Samira Aparecida Costa, de Rio Pomba, contou que fez os cursos de Agroindústria, Cafeicultura e Pomar e que irá passar o aprendizado adquirido para o pai, que trabalha em propriedades de outros produtores. Além disso, irá “ensinar a mãe a fazer tijolo”.

A coordenadora de Bem-estar Social da Emater e da Semana da Juventude Rural, Margareth do Carmo Cruz Guimarães, agradeceu o apoio da equipe da UFV envolvida e dos extensionistas de cada unidade regional que acompanhou os jovens dos municípios da região.


(Bárbara Albuquerque, bolsista)

Semana do Fazendeiro oferece novas oportunidades a produtores rurais

Apesar de ter apenas sete dias, a Semana do Fazendeiro continua beneficiando os produtores rurais durante todo o ano. Além dos conhecimentos adquiridos, que poderão ser aplicados no dia a dia do campo, garantindo melhorias na produção, o evento também oferece aos agricultores novas perspectivas e oportunidades de ampliar seus negócios. Na sexta-feira (20), último dia da 84ª Semana do Fazendeiro, a produtora de café Jucélia Santana, de São Miguel do Anta (a 25 quilômetros de Viçosa) deu um importante passo em direção ao sonho de adquirir um novo implemento agrícola.

Um contrato firmado entre a agricultora e o Banco do Brasil, por meio do programa Mais Alimentos, do governo federal, permitirá que os dias de chuva não atrapalhem mais o processo de secagem dos grãos de café depois da colheita. Com o benefício financeiro adquirido, Jucélia comprará um secador de café, que não só diminuirá a necessidade de mão de obra, escassa no mercado, como também deixará o trabalho mais ágil. “Vai ajudar muito na qualidade do produto, porque, às vezes, a gente pega um período de muitas chuvas. Secando mais rápido, a tendência do produto é ser melhor”, explicou.

Esta foi a primeira vez que o Mais Alimentos esteve presente na Semana do Fazendeiro. Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, Gumercindo Souza Lima, o programa possui grande importância para a região da Zona da Mata, por ser essencialmente formada por agricultores familiares. Além disso, ele destacou a importância dessas iniciativas para a Universidade: “estamos contribuindo com o desenvolvimento da agricultura na região”.

O Mais Alimentos
O programa Mais Alimentos faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e alia política de assistência técnica e política de crédito. De acordo com o seu coordenador operacional, Marco Aurélio Lelis Lopes, o objetivo é financiar máquinas e equipamentos para agricultores familiares.




(Erika Vieira, bolsista)