Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Universidade reforça sua característica inclusiva na segunda edição da Semana da Mulher Rural

O primeiro grupo de mulheres rurais, que têm uma programação especial dentro da 85ª Semana do Fazendeiro, chegou ao campus Viçosa da UFV na manhã desta segunda-feira (28). Elas vieram participar de um conjunto de palestras que compõe a 2ª Semana da Mulher Rural. A instituição receberá 1.230 participantes de cidades da Zona da Mata de Minas Gerais até quarta-feira (30).

A diversidade entre elas – em relação à beleza, aos trabalhos que realizam, às vidas que levam – foi valorizada durante a cerimônia de abertura, que aconteceu pela manhã, no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino. O coordenador da 2ª Semana da Mulher Rural, o diretor de Extensão Ney Sussumu Sakiyama, disse que o objetivo da Pró-reitoria de Extensão e Cultura foi transformar a Semana do Fazendeiro em um evento inclusivo e rico para as participantes. “É fantástico chamar a atenção para a questão do gênero, um tema novo na nossa sociedade. É um momento de reflexão para todos nós”.

O que motivou a artesã de Guaraciaba (MG) Maria Lúcia Parreira a participar das duas primeiras edições da Semana da Mulher Rural foi uma experiência de anos atrás. Ela visitou a Semana do Fazendeiro e observou muitas características e detalhes que poderiam incluir nos seus artesanatos. “Cada vez que eu venho, aprendo mais. E, hoje, eu trouxe colegas. Tendo oportunidade, estarei aqui”, disse.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares afirmou que a UFV sempre entendeu a importância de estar perto da comunidade por meio de eventos como a Semana do Fazendeiro e da Mulher Rural e lembrou o valor de a comunidade também se inserir nas atividades da instituição. Ela se lembrou da sua mãe, que não pôde concluir o ensino fundamental, mas buscou oportunidades de educação para os filhos. “Seria um prazer para a nossa Universidade receber vocês como estudantes. Se isso não for possível, invistam no futuro dos seus filhos, para que eles prossigam com seus estudos e se formem”, disse.

A professora Nilda também falou sobre ser a primeira reitora da Universidade, onde diversos setores importantes também são dirigidos por mulheres. “Nós todas temos grandes papeis na sociedade e, algumas vezes, eles ficam escondidos. Vocês, por exemplo, têm o papel de administrar propriedades e possibilitar transformações de produtos. A partir do leite, produzem iogurte, queijo e doce e agregam valor às produções diárias”.

A 2ª Semana da Mulher Rural é promovida pela UFV com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), que foi representada na cerimônia de abertura pela sua gerente regional, Raphaela Pinheiro de Souza, e coordenadora de Bem-estar Social, Margareth do Carmo Cruz Guimarães.

Nesta segunda-feira (28), as mulheres rurais escutaram a coordenadora de Bem-estar Social da Emater em Juiz de Fora (MG), Glória Camargo (foto abaixo). Nesta terça-feira (29), elas receberão a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, Marisa Barletto, e, na quarta-feira (30), a convidada será a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira.

Informações sobre o evento também estão disponíveis nas matérias da Rádio Universitária FM 100,7 por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=8LFVxpXKM8U&list=UUKIkhyN1KxrdRiY9EtAe18A.

.

Cerimônia de abertura destaca inclusão crescente da Semana do Fazendeiro

O canto e a dança da bailarina Eunice Izabel dos Santos, a Bel, e de sua filha Eshiley Emanuele dos Santos, de 10 anos, deram início à cerimônia de abertura oficial da 85ª Semana do Fazendeiro, na noite deste domingo (27), no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. Com roupas e pinturas no rosto que remetiam a rituais do tempo da escravidão, elas entraram no local cantando Quando eu era criança, cuja letra entoava a esperança: “Deus é o maior; vai me ajudar a vencer”.

A apresentação das duas motivou o secretário executivo do Ministério da Educação e ex-reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, a fazer uma rápida reflexão sobre a história dos negros no Brasil, que, embora libertados há 126 anos, ficaram décadas excluídos da educação formal. Apesar do crescimento do número de jovens negros nas instituições de ensino nos últimos anos, o secretário reconhece que ainda há muito que avançar. Mas tem a convicção de que “a filha da Bel terá mais oportunidades” do que gerações anteriores. Durante seu discurso na cerimônia de abertura, o professor Luiz Cláudio Costa destacou o papel da UFV com a Semana do Fazendeiro que, “cada vez mais, tem sido capaz de dialogar com os diferentes setores”. E essa característica, em sua opinião, “é o segredo e o grande desafio de uma universidade”. Para ele, a Semana do Fazendeiro tem possibilitado que novas perguntas sejam feitas para a Universidade responder. São essas novas perguntas, em sua avaliação, que vão “ajudar a construir uma universidade cada vez mais comprometida em fazer do Brasil um país mais justo e a construir uma realidade de inclusão”.

Inclusão, por sinal, é o que busca de maneira crescente a Semana do Fazendeiro, segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima. Em seu discurso, ele lembrou que a preocupação em incluir jovens, mulheres e a prática agroecológica acabou por transformar a Semana do Fazendeiro em um “evento múltiplo, com outros eventos agregados”, como a Semana da Juventude Rural, a Semana da Mulher Rural e a Troca de Saberes, que, a cada ano, levam ao campus Viçosa da UFV um número maior de participantes. Somente em 2014, serão cerca de três mil agricultores e agricultoras participando das atividades. O pró-reitor lembrou ainda a dimensão da equipe envolvida na realização da Semana do Fazendeiro. São 140 pessoas distribuídas em 29 subcomissões, além de mais de 300 em setores como os de manutenção, transporte e segurança, e mais de 300 - professores e técnicos - oferecendo cursos e clínicas tecnológicas.

Todos eles, juntamente com os agricultores e agricultoras, receberam um agradecimento da reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, que encerrou a cerimônia de abertura. Ela lembrou ao público o contexto de criação da Semana do Fazendeiro, em 1929, quando o mundo enfrentava a mais séria crise econômica da história. Desde a origem do evento, seus objetivos têm sido os de oferecer capacitação e promover reflexões que ajudam a ampliar as possibilidades de melhoria de vida dos agricultores. E isso, conforme a reitora, tem se estendido na UFV para além da Semana do Fazendeiro. Um exemplo é a adesão da Universidade ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio do qual estão sendo adquiridos banana prata, pó de café e feijão de agricultores familiares da região para o restaurante universitário do campus Viçosa.

Educação do Campo
A implantação, em 2014, do curso de Licenciatura em Educação do Campo também caminha nessa direção, uma vez que, de acordo com a professora Nilda, “vai possibilitar à UFV formar pessoas que já estão no campo e que têm interesse em fazer com que a educação possa ser realizada ali”. E ressaltou: “que sonho seria se pudéssemos voltar a ter as escolas do meio rural”. Este sonho, que, inclusive, foi reivindicado pela reitora ao secretário executivo do MEC, foi também comentado pelo agricultor Romualdo José Macedo, que, na cerimônia, representava os participantes da Troca de Saberes. Ele, que é um dos 120 alunos do curso de Licenciatura em Educação no Campo, disse que é “uma honra fazer parte da UFV em um curso que é uma iniciativa criada em parceria com os movimentos sociais do campo”. Romualdo destacou o papel do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata Mineira (CTA-ZM), com sede em Viçosa, que “faz a ponte entre a UFV e os agricultores e agricultoras familiares da cidade e região”.

A abertura de espaço para os agricultores ficarem mais próximos e juntos da UFV foi reconhecida por Romualdo e justificada pela reitora ao lembrar que a agricultura familiar é responsável por cerca de 40% dos alimentos, em especial de grãos, consumidos no Brasil, apesar de ocupar somente 25% da área agrícola do país. “Há uma grande quantidade de alimentos que está sendo produzida nesta pequena propriedade. Então, é preciso que tenhamos um olhar profundo e com muito zelo para que esta agricultura seja cada vez mais produtiva e pratique a agroecologia, sem o uso de agrotóxicos. Que a gente possa nos mobilizar cada vez mais e que a Universidade possa ser esse centro gerador, coletivo de construção de saberes para o país”, desejou a reitora.

A cerimônia de abertura contou também com as presenças do vice-reitor da UFV, Demetrius David da Silva; do assessor especial da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Niwton Castro Morais; do diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Milton Flávio Nunes; do diretor de Administração e Finanças da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Flávio Eustáquio Ássimos Maronii,  do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Antônio do Carmo Neves, e do prefeito de Viçosa, Celito Francisco Sari.

Música e cinema fazem parte das atrações culturais da Semana do Fazendeiro

Até 1º de agosto, a Semana do Fazendeiro vai oferecer ao público uma sére de atrações culturais que incluem filmes e shows de artistas de Viçosa e região. Eles se apresentarão no Espaço Multiuso e em um palco alternativo montado na praça de alimentação. Dentre as atrações, está prevista, na terça-feira (29), a apresentação do sambista Almir Guineto.

Confira a programação:

APRESENTAÇÕES MUSICAIS
Local: Espaço Multiuso

Segunda-feira (28/7)
19h30: Mangalô
20h30: Trem Mineiro
22h: Banda Deliciar

Terça-feira (29/7)
19h30: Tok de Cor
20h30: Pagode do Rei
22h: Almir Guineto

Quarta-feira (30/7)
19h30: Amigos da Viola
20h30: Chiquinho Rosado
22h: Sertão Verde

Quinta-feira (31/7)
19h30: Silvia e Flaviane
20h30: Trio Nordestino
22h: Natália e Eliane

Sexta-feira (1/8)
19h30: Samba Acústico
20h30: Kristian e Francis
22h: Banda Charme


APRESENTAÇÕES MUSICAIS NO PALCO ALTERNATIVO
Local: Praça de Alimentação

Segunda-feira (28/7)
18h: Trio Viola de Ouro

Terça-feira (29/7)
18h: Fernanda Sales

Quarta-feira (30/7)
18h: Joel da Viola

Quinta-feira (31/7)
18h: Só Samba

Sexta-feira (1/8)
18h: Dener


EXIBIÇÕES DE FILMES
Local: auditório da Biblioteca Central

Segunda-feira (28/7)
14h: Frozem
16h: Nóe (censura 14 anos)

Terça-feira (29/7)
14h: Rio 2
16h: Capitão Philips (censura 12 anos)

Quarta-feira (30/7)
14h: Oz Mágico Poderoso
16h: Pompéia

Quinta-feira (31/7)
14h: Um Time Show de Bola
16h: A Banda das Velhas Virgens

Sexta-feira (1/8)
14h: Uma Aventura Lego

16h: Um Clarim ao Longe (legendado)

Inscrições revelam tradição e renovação na 85ª Semana do Fazendeiro

Produtores rurais e estudantes de todas idades aproveitaram a manhã deste domingo (27) para se inscrever nos cursos da 85ª Semana do Fazendeiro. O credenciamento para aqueles que não têm vínculo rural ou que ainda não haviam registrado a inscrição pelos Correios e pela Internet aconteceu na secretaria do evento, no Centro de Vivência da UFV, e reuniu veteranos e novatos em um dos maiores eventos extensionistas do país.

Com malas na mão, Marly de Almeida Rodrigues veio da zona rural de Catatinga (MG). Aos 73 anos, ela participa há 45 da Semana do Fazendeiro. Animada, disse que, desde a primeira vez que veio, não perde mais porque “o evento oferece a oportunidade de fazer cursos, se divertir, rever amigos e conquistar novas amizades”. Marly afirma que já perdeu a conta de quantos cursos fez durante tantos anos, que é difícil escolher o melhor e que aprendeu muito, principalmente, com os de produção de doces e geleias. Nesta edição, ela se inscreveu em três, dentre eles no de Fundamentos e Práticas de Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças, que a auxiliará em suas atividades diárias.

Outro que não perde a Semana do Fazendeiro é Cleber Oliveira, de Ipatinga (MG). Com 80 anos, é a 33ª vez que vem ao evento. Além de participar de cursos, há oito anos, ele também é expositor de artesanato em um dos 250 estandes da Semana. Para ocupar as suas manhãs, se inscreveu em cinco cursos, um deles é o de Madeira Nobres por apresentar relação com o seu trabalho.

É no credenciamento que se revela a renovação da Semana do Fazendeiro, e como o evento atrai gente de todos os lugares. Gustavo dos Santos veio de Vitória da Conquista (BA) pela terceira vez. Acompanhado por um grupo de 14 pessoas, o estudante de Agronomia justifica a participação como “a oportunidade de realizar cursos importantes para a sua formação acadêmica”. Com esse objetivo, Gustavo se inscreveu no curso Barragem de Terra de Pequeno Porte que, segundo ele, complementará o conhecimento adquirido em sua graduação.

Se há muitos veteranos no tradicional evento extensionista, também há aqueles que participam pela primeira vez. Esse é o caso de Isamara Marques Gabriel Ceier, que está no ensino médio do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier), de Vila Pavão (ES), e veio com um grupo de cerca de 30 pessoas. Isamara disse que se interessou pela Semana do Fazendeiro por “serem oferecidos muitos cursos bons voltados para a área rural e por ter ouvido falar muito bem da UFV”. Ela está em busca de aprendizado e se inscreveu em nove cursos. Um deles foi o de Principais Cuidados e Passos para Implantação da Inseminação Artificial em Suínos. A estudante explica que o intuito é apresentar posteriormente o que aprendeu aqui para os seus professores e outros interessados no Ceier de Vila Pavão.

De acordo com o coordenador da Secretaria da Semana do Fazendeiro, Carlos Pacheco dos Santos, a estimativa é de que o evento registre cerca de 1.300 inscritos apenas nos cursos, e com os participantes da Troca de Saberes, da 5ª Semana da Juventude Rural e da 2ª Semana da Mulher Rural a previsão é de que haja 3.500 inscritos.


A partir desta segunda-feira (28), está prevista a realização de 243 cursos, três workshops, três dias de campo, circuitos do Leite e do Café, 60 Clínicas Tecnológicas e das semanas da Juventude e da Mulher Rural, que estão nas suas 6ª e 2ª edições, respectivamente. Todas as atividades acontecerão nas instalações do campus Viçosa: auditórios, salas de aulas, laboratórios, hortas, estábulos, piscicultura e outras áreas experimentais e de produção. Além dessas atividades, em todas as noites haverá atrações musicais.

Mais uma vez comunidades se reúnem para Troca de Saberes

Dentro da programação da 85ª Semana do Fazendeiro, o sábado (26) marcou o início das atividades da Troca de Sabres. Sob uma grande tenda montada em frente ao Edifício Arthur Bernardes, cerca de 500 pessoas se reuniram para socializar e discutir conhecimentos científicos e populares referentes à temática Sementes, Saúdes e Juventudes. A maioria delas veio de comunidades rurais.

A ideia que direcionará a sexta edição do evento, até a segunda-feira (28), se refere a “uma semente saudável, cuidada por uma pessoa saudável, que produz um alimento saudável”. Assim explicou uma das organizadoras do evento, a professora do Departamento de Solos Irene Maria Cardoso. E não foi por acaso que uma das atividades da manhã do primeiro dia da Troca de Saberes foi a Feira de Sementes, na qual os agricultores familiares agroecológicos disponibilizaram e obtiveram sementes dos alimentos que produzem.

Essa troca, para o produtor rural Romualdo José de Macedo, de Araponga (MG), representa oportunidades de divulgar o que se produz e de fazer com que as sementes sejam propagadas. “É também uma forma de mostrar para a sociedade que é possível produzir sem agrotóxicos. Eu tenho o prazer de dizer que a minha propriedade é 100% agroecológica e orgânica”, ressaltou. Romualdo participou de todas as edições da Troca de Saberes e, neste ano, trocou sementes de abacate, abóbora, milho branco, milho pipoca e mudas de batata Yacon, que, segundo ele, ajuda no controle do diabetes.

Pela primeira vez, o evento conta com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFV. Felipe Pomuchenq é um deles. Professor em uma escola técnica de agropecuária em Jaguaré (ES), ele está em busca de novos conhecimentos: “Espero sair daqui renovado e, a partir desses conhecimentos, que um vai passando para o outro, mudar a minha conduta, a minha prática do dia-a-dia na escola e na comunidade”.

Nesse contexto, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, reforçou que a Troca de Saberes é mais do que um espaço onde a Universidade transmite os conhecimentos que produz; é um espaço dedicado à transmissão dos conhecimentos populares, das informações resultantes das observações realizadas durante os trabalhos no campo. “A verdadeira ciência se faz nesta mão dupla: da universidade para a sociedade e vice-versa”. Ele também disse que a instituição está aberta para discussões agroecológicas e que considera a possibilidade de promover, futuramente, um evento exclusivo sobre o assunto.

A Troca de Saberes também vai celebrar o Ano Internacional da Agricultura Familiar, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição desse tipo de agricultura para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo. O evento está recebendo a documentarista Simone de Hek, vinculada à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Ela está produzindo filmagens que serão apresentadas para governantes de todo o mundo durante uma importante conferência sobre agroecologia, que a FAO realizará em setembro, na Itália. No evento, Simone está sendo acompanhada pela professora Irene, que também participará da conferência, como palestrante.

Vale lembrar que, até segunda-feira (28), a Troca de Saberes oferecerá 42 instalações pedagógicas, que trabalharão com assuntos específicos, como biologia do solo e cuidado com a água; grupos de discussão relacionados à temática; Plenárias dos Movimentos, para que as equipes de movimentos sociais conversem sobre suas organizações; uma avaliação geral do evento e apresentações culturais. Durante a sua realização, também estará funcionando uma feira com produtos orgânicos da Rede de Prosumidores Agroecológicos Raízes da Mata e, ao lado da tenda, espaços construídos com bambu, que atenderão discussões de assuntos e públicos diferentes. Registros da abertura da 6ª Troca de Saberes estão disponíveis no link picasaweb.google.com/acs.ufv/AberturaDa6TrocaDeSaberes.

Semana do Fazendeiro inicia atividades e debate Agricultura, Clima e Meio Ambiente

Neste sábado (26), a UFV deu início à 85ª edição do seu tradicional e maior evento de extensão: a Semana do Fazendeiro. A expectativa é que mais de 1,5 mil produtores rurais participem das atividades e discussões relacionadas ao tema Agricultura, Clima e Meio Ambiente, que acontecerão no campus Viçosa. Também são esperados cerca de 10 mil visitantes por dia nas feiras comerciais de produtos e de equipamentos agrícolas, de artesanato e também na minifazenda e nas diversas apresentações culturais.

Para o dia 26, está programada a abertura da Troca de Saberes, às 8h, e das feiras comerciais e da minifazenda, às 13h. Também, nesse dia, a partir das 8h, os visitantes poderão conferir os veículos antigos que ficarão em exposição no II Encontro Sobre Antigomobilismo de Viçosa (ESAV). No domingo (27), haverá o credenciamento dos participantes e a abertura oficial do evento, às 18h, no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino.

A partir de segunda-feira (28), está prevista a realização de 243 cursos, três workshops, três dias de campo, circuitos do Leite e do Café, 60 Clínicas Tecnológicas e das semanas da Juventude e da Mulher Rural, que estão nas suas 6ª e 2ª edições, respectivamente. Todas as atividades acontecerão nas instalações do campus Viçosa: auditórios, salas de aulas, laboratórios, hortas, estábulos, piscicultura e outras áreas experimentais e de produção.

Em todos os dias, haverá atividades culturais, cuja programação está disponível no link bit.ly/1kcxF76.

As informações sobre a 85ª Semana do Fazendeiro e sua programação serão divulgadas, todos os dias, pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Social da UFV, por meio do site, Facebook e Twitter da instituição, do blog do evento, da TV Viçosa e da Rádio Universitária FM 100,7. 


A programação especial da TV Viçosa e da Rádio Universitária pode ser conferida aqui.