Páginas

domingo, 27 de outubro de 2013

84ª Semana do Fazendeiro capacita e leva lazer à família rural

Mais uma vez a Semana do Fazendeiro, que aconteceu de 14 a 20 de setembro, cumpriu a sua função de capacitação, além de levar lazer e proporcionar bons encontros a quem esteve em Viçosa. Segundo a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, organizadora do evento, cerca de 10 mil pessoas circularam por dia no campus Viçosa para participar de cursos, visitar as feiras de artesanato e de equipamentos agrícolas e implementos, se divertir nos shows, assistir a filmes e saborear a comida da praça de alimentação.

Em sua 84ª edição, a Semana do Fazendeiro recebeu 3.112 inscrições: 1.582 foram de produtores rurais que participaram dos 257 cursos de capacitação, entre dias de campo, workshops e clínicas tecnológicas; 430 de agricultores familiares que estiveram na Troca de Saberes; 250 de jovens para a 5ª Semana da Juventude Rural e 850 de mulheres para a inédita Semana da Mulher Rural.

Todas essas atividades foram pensadas para contemplar o tema central do evento: Família Rural: a perspectiva da vida no campo. O objetivo foi estender a capacitação, levando novos conhecimentos e tecnologias a todos os segmentos da família. Isso porque, como disse o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, homens, mulheres e jovens somente devem sair do campo se tiverem vontade, e não por falta de estrutura, acesso a recursos e conhecimentos. “O desenvolvimento tem que ser para todos”.

Para o pró-reitor, o balanço que se faz da 84ª Semana do Fazendeiro é positivo tanto na infraestrutura, quanto no número de participantes e na qualidade dos cursos. Para o próximo ano, ele acredita que a organização do espaço será um dos fatores a ser reconsiderado em função do aumento da estrutura do evento, que, este ano, foi significativo na área de estandes, tendas e exposições em locais abertos.

Parceiros

Para a realização da Semana do Fazendeiro, o professor Gumercindo ressalta a importância de parceiros como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), que, além de ter dividido com a UFV a coordenação das semanas da Juventude Rural e da Mulher Rural, ministrou cerca de 30 cursos. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) também participou da realização da 14ª Clínica Tecnológica e dos circuitos do Leite e do Café.

Este ano, o evento contou ainda com a presença do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com um estande do programa Mais Alimentos, que faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e alia as políticas de assistência técnica e de crédito. O programa Mais Alimentos trouxe para a Semana do Fazendeiro o seu “Feirão”, que teve como objetivos levar inovação tecnológica aos pequenos produtores, facilitar o trabalho e aumentar a produção. Foram 16 empresas representantes do setor de máquinas e implementos agrícolas, vinculadas à Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e ao Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers).

Além da capacitação, marca registrada da Semana do Fazendeiro, os participantes contaram com uma programação cultural que envolveu exibição de filmes e shows com artistas locais, da região e também de um pouco mais longe, como o Gaúcho da Fronteira (RS) e Neguinho da Beija-Flor (RJ). Houve ainda leilões, concursos de marchas equestres e, pela primeira vez, o Encontro Sobre Antigomobilismo de Viçosa (ESAV), que levou ao campus cerca de cem veículos antigos, entre carros, motos e tratores fabricados há, no mínimo, 30 anos em bom estado de conservação.

Por tudo isso, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares considera que o evento mais uma vez tenha cumprido a sua missão de “gerar, difundir e absorver conhecimentos”. Segundo ela, “foi gratificante ver que tudo ocorreu com tranquilidade”. Ela ressalta que “realizar ações em prol da sociedade - a essência da extensão universitária - conduz a UFV dentro dos compromissos norteadores de uma  instituição que busca transformar o ambiente em que está inserida”. Para a reitora, “capacitar os agricultores é, com certeza, contribuir com o desenvolvimento”.

Nas fotos, alguns registros das atividades da Semana. 


(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)