Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Câmara dos Deputados presta homenagem à UFV e ao presidente Arthur Bernardes

por Thiago Araújo, direto de Brasília

A Universidade Federal de Viçosa foi homenageada na Câmara dos Deputados, em sessão solene realizada no Congresso Nacional, na manhã desta segunda-feira, pelo programa de extensão universitária "Semana do Fazendeiro". Também foi comemorado o centenário da atuação de Arthur Bernardes como deputado federal.

A presidência da sessão foi do deputado federal pelo Ceará, Mauro Benevides, posteriormente passada ao deputado federal por Minas Gerais, Paulo Piau, ex-aluno da UFV. Somado a eles, compuseram a mesa, o reitor da UFV, Luiz Claúdio Costa; a vice-reitora, Nilda de Fátima Ferreira Soares; o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato; a presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, Cristina Fontes; o deputado federal, Paulo Piau e a filha de Arthur Bernardes, Maria de Pompeia de Bernardes. Outras autoridades estiveram presentes prestigiando o evento, como o diretor do campus de Rio Paranaíba, Luciano Baião Vieira; o prefeito de Ubá, Advaldo Baião Albino; vereadores do município de Viçosa, membros da comunidade universitária e ex-alunos da UFV.

O pronunciamento do deputado Mauro Benevides deu início a sessão solene. Ele leu um comunicado informando que o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, por motivos maiores não poderia presidir a sessão. O indicado por Termer foi, portanto, Benevides, que posteriormente passou a presidência ao deputado federal por Minas Gerais, Paulo Piau. Ainda no comunicado, Temer fala a importância do evento, ressaltada por Benevides em sua fala.

A sessão se seguiu com pronunciamentos das autoridades da mesa, tendo como um destaque o momento quando o deputado Paulo Piau comparou Arthur Bernardes a outros ícones do cenário brasileiro. Segundo ele, Bernardes estaria para a política assim como Pelé foi para o futebol, bem como Paulo Freire foi para a Educação.

Outro momento importante foi o discurso da filha de Bernardes, Maria de Pompeia, que falou um pouco da trajetória de seu pai e da ousadia do mesmo em construir a UFV. "Ele era corajoso, impávido, destemido. Não conheci ninguém como ele", completou.

O reitor Luiz Cláudio Costa, em sua fala garantiu que "O importante de uma homenagem não é recebê-la, e, sim, ter a honra de agradecê-la". Ele ainda ressaltou o pioneirismo da UFV com a Semana do Fazendeiro.

Nas fotos, momentos da cerimônia, com material da Agência Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário