Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

UFV comemora, hoje, 40 anos de federalização

Por José Paulo Martins

O 40º aniversário da federalização da Universidade Federal de Viçosa será comemorado nesta quarta-feira, dia 15, durante sessão solene às 18 horas, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. Na oportunidade, serão lançados, pelos Correios, um selo e carimbo comemorativos. Um dos destaques da cerimônia será uma homenagem ao professor Edson Postch Magalhães, primeiro reitor da UFV, com a apresentação do busto do homenageado, peça central do marco comemorativo dos 40 anos de federalização.
Às 19h30, acontecerá um evento de acolhimento à comunidade universitária com a apresentação do cantor Pena Branca, em articulação conjunta com a 80ª Semana do Fazendeiro, que será realizada entre 12 e 17 de julho.
Os 40 anos da federalização da UFV constituem uma referência de grande significado em sua história. O ano de 1969 ficou marcado por consolidar a motivação da Universidade para seu crescimento e projeção nacional. Consta da programação comemorativa a Exposição Itinerante “40 Anos em 40 Fotos”, de julho a agosto, em diversos pontos do campus e da cidade. A mostra poderá ser vista, também, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados.
O Reitor Luiz Cláudio Costa entende que a federalização significou “o reconhecimento da importância da então Uremg no contexto social e econômico do Brasil, já com reflexos no exterior. Essa data deve ser lembrada por toda a sociedade brasileira, pois significa o elo entre o passado, o presente e o futuro; entre uma idéia de universidade e a realidade, calcada na competência dos idealizadores, que foram a pedra angular daquela que hoje se constitui numa universidade de excelência acadêmica e cada vez mais compromissada com sua responsabilidade social”.

Base histórica
A sólida base desta Instituição e seu reconhecido desenvolvimento levaram o Governo Federal a atender ao apelo de seus dirigentes. Assim, pelo Decreto-Lei 570, de 8 de maio de 1969, sancionado pelo presidente Arthur da Costa e Silva, o Poder Executivo a instituiu, sob a forma de fundação, a Universidade Federal de Viçosa. O ato foi consolidado pelo Decreto 64.825, de 15 de julho daquele ano, que determinava que a UFV passasse a existir, como pessoa jurídica, a partir de 1º. de agosto de 1969. Desde então, a UFV vem contando com o trabalho dedicado de todos os segmentos acadêmicos e seus dirigentes, que construíram a sua história. O primeiro reitor da Instituição foi o professor Edson Potsch Magalhães, cujo mandato abrangeu o período de 15 de julho de 1969 a 15 de julho de 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário