Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

81ª Semana do Fazendeiro chega ao fim

Durante seis dias cerca de 50 mil pessoas estiveram envolvidas com a 81ª Semana do Fazendeiro, seja participando dos 165 cursos oferecidos, seja acompanhando as programações culturais, ou simplesmente visitando os estandes, parques, barraquinhas, que ficaram alocadas no campus da Universidade Federal de Viçosa.
Quem teve a oportunidade de vir ao evento do ano passado e voltar neste ano percebeu algumas modificações. Os estandes não ficaram mais concentrados no Espaço Multiuso, desta vez eles contornaram todo o Prédio Arthur Bernardes. O espaço Multiuso foi reservado apenas para as apresentações culturais, que estão sendo realizadas desde domingo, e praça de alimentação.
Mais uma vez o maior evento extensionista do país, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura a UFV, deu exemplo de organização, competência, e trabalho.

Atividades diversificadas

Um aspecto marcante da 81ª Semana do Fazendeiro foi a diversidade de atividades oferecidas para os participantes do evento.
Dando prosseguimento a uma iniciativa bem sucedida no ano passado, o Troca de Saberes teve sua segunda edição este ano. O programa ofereceu a oportunidade para que os participantes compartilhassem conhecimentos e experiências nos mais diversos temas, como cultura, manejos diversos, ecologia, entre outros.
Outro programa que realizou sua segunda edição este ano foi a II Semana da Juventude Rural, promovida pela Emater-MG juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV.
Entre os dias 11 e 15 de julho o evento contou com a participação de mais de 300 jovens, filhos e filhas de agricultores familiares, atendidos pelo Projeto Transformar nas regionais de Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu, além de estudantes das Escolas Famílias Agrícolas.
A Clínica Tecnológica, figurinha carimbada do evento, teve como objetivo oferecer aos inscritos consultas tecnológicas coletiva, proporcionando soluções rápidas para atender a necessidades e problemas tecnológicos a grupos com interesses comuns, visando à incorporação de progresso técnico e ao aumento da competitividade dos pequenos negócios.
De 12 a 16 de julho foram exibidos filmes no Cine Carcará. As sessões diversificadas buscaram atender a todos os públicos e aconteceram todos os dias às 14 horas e 16 horas. Entre os filmes reproduzidos, estiveram: Avatar, Uma noite no museu, Tapete Vermelho, Bolt, Bezerra Menezes, O Jeca Macumbeiro e Up Altas Aventuras.

Os cursos

Neste ano mais de 1.000 pessoas participaram dos 165 cursos oferecidos pela Semana. Passando por Identificação de serpentes brasileiras; Natureza, cores e interiores; Sabonetes medicinais, indo até Cultivo do pinhão-manso e Suas vacas estão mancando? Saiba como resolver, possibilitando um leque de variedades para o agricultor escolher em qual se inscrever. A programação começou na segunda-feira (12) com 36 cursos ministrados na parte da manhã, e mais 38 na parte da tarde. Hoje, o último dia do evento, foram ministrados 32 cursos encerrando a 81ª Semana do Fazendeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário