Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Curso de Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças

O curso Práticas do Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças, coordenado pelo professor Rolf Puschmann, teve sua parte prática na manhã dessa quinta feira (15) na Unidade de Processamento Mínimo, do Departamento de Biologia  Vegetal. Para participar da parte prática era necessário a participação no curso Fundamentos do Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças, que foi ministrado na terça feira e abordou a parte teórica sobre o assunto. 
O curso foi ministrado pelos estudantes de Doutorado em Fisiologia vegetal, Anderson Adriano Martins, Marcelo Coelho, Aline Helen Duarte, pela mestranda Kelen Silva Fonseca, além dos alunos de iniciação científica, Antônio Augusto Rodrigues e Giovana Moraes, entre outros auxiliares e colaboradores. Anderson Martins explica a grande quantidade de envolvidos, por se tratar de um curso que necessita de muita limpeza e trabalho, uma vez que lida com frutas e hortaliças. 
Alimentos minimamente processados são alimentos frescos prontos para o consumo, que já vêm selecionados, sanitizados, cortados e embalados, com garantia de qualidade por serem feitos com boas práticas de fabricação.
O curso apresentou aos participantes noções de higiene, boas práticas de fabricação, informações sobre estrutura física, além de equipamentos e investimentos necessários para se ter um processamento mínimo de alimentos. Foram passadas ainda noções, adaptadas a linguagem do produtor rural, de fisiologia vegetal, tipos de embalagem, aspectos microbiológicos, práticas de manuseio e, principalmente, sobre conservação refrigerada desses alimento processados, que por serem organismos vivos, envolvem um metabolismo. 
 Por Samantha Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário