Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Curso demonstra as vantagens do pólen na alimentação humana


Que o pólen é o principal responsável pela reprodução das flores e alimento para as abelhas já se sabia. O que pouca gente sabe é que ele é uma fonte de alimento importantíssima para o ser humano. O pólen apícola, resultado da mistura do pólen de várias flores, processado pelas abelhas com a saliva e o néctar, tem grande valor nutricional. Para as abelhas ele é fonte de proteínas e lipídios, enquanto o mel é a fonte energética.
Na Semana do Fazendeiro, o curso de Produção de Pólen, coordenado pelo professor do Departamento de Biologia Animal, Alfredo Huertas, ensinou aos apicultores técnicas de coleta, secagem e comercialização do pólen apícola.
O pólen possui quase todos os nutrientes necessários para animais e vegetais. Por isso, apresenta-se como importante complemento à alimentação humana. Deve ser consumida uma colher de sopa rasa todos os dias, in natura ou misturado com outros alimentos. Sua ação contribui para tratar e prevenir o cansaço e nervosismo, insônia, envelhecimento precoce e até queda de cabelos, entre muitos outros benefícios.
O professor Huertas afirma que no Brasil o uso do pólen como suplemento para a nutrição humana ainda é pouco conhecido. “O curso vai preparar o apicultor para que ele possa explorar melhor essa atividade”, completa.


Por Daniela Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário