Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Pinhão-manso pode ser alternativa para produção de biodiesel

Aconteceu ontem o curso sobre o cultivo do pinhão-manso para a produção de óleo vegetal combustível.

Foram cerca de 8 horas de curso, quatro práticas e quatro teóricas. Nesse período, além de tratar do cultivo, foram apresentadas aos participantes as vantagens que essa cultura pode proporcionar ao pequeno produtor.
Segundo o professor Luciano Leme, coordenador do curso, e que vem trabalhando com o pinhão-manso há algum tempo, essa é uma cultura nova, que tem despertado o interesse de muita gente, devido à alta produtividade para a obtenção de seu óleo.
Segundo ele, isso acontece por diversos motivos, dentre eles “por suas características físico-químicas, que atendem a demanda por combustível renovável. O próprio óleo vegetal pode ser utilizado como óleo combustível sem a necessidade de transformação em biodiesel”, afirma.
O professor ainda ressalta que “outra novidade importante em relação ao pinhão-manso é a produção de bioquerosene para a aviação civil, com pesquisas muito avançadas com Airbus e Associação Internacional de Aviação Civil, que têm desenvolvido diversos trabalhos nesse sentido”, diz.
Para Leme, essas características, além do fato de ser uma cultura de fácil manejo, trazem ao produtor uma nova alternativa de renda.


Por Dênny Siviero

Nenhum comentário:

Postar um comentário