Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tenda Troca de Saberes inicia suas atividades

Na manhã de hoje (12) a tenda Troca de Saberes deu início as suas atividades dentro da 81ª Semana do Fazendeiro. O principal objetivo da tenda é fazer com que haja uma troca entre o conhecimento científico produzido pela Universidade com as experiências do campo, vivenciadas pelos produtores rurais que participam da Semana.
A grande novidade deste ano é a separação das atividades da tenda em rotas. Serão quatro, cada uma com instalações pedagógicas que incluem visitação a laboratórios, museus, hortos e áreas de experimentos dentro da UFV, visando a produção de conhecimento a partir de vivências.
A rota “A Terra é Azul” abordará temas relacionados com a terra, o solo e as plantas, já a rota “A Solidariedade é Lilás” tratará da criação animal, trabalhadoras rurais e Economia Popular Solidária. Os temas agroecologia, educação no campo, questão agrária e questão energética serão abordados na rota “A Liberdade é vermelha” e habitações, resíduos e informática na rota “A Energia é Amarela”.
Durante o acolhimento, que aconteceu na Tenda Central, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, falou aos participantes da 2ª Semana da Juventude Rural sobre a importância do Carbono Zero incluído nos assuntos da Semana. Líderes comunitários também falaram e apontaram quais são os objetivos pretendidos por eles dentro da Troca de Saberes.
A tenda Troca de Saberes conta com o apoio da Assessoria de Movimentos Sociais da UFV, Programa TEIA, Centro de Tecnologias Alternativas (CTA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Sindicatos Rurais da Zona da Mata, Escolas Família Agrícola (EFA's), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário