Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Inseminação Artificial em Bovinos tem grande procura


O curso Inseminação de Bovinos é um dos mais procurados na Semana do Fazendeiro. Por isso, as 45 vagas oferecidas no último ano foram ampliadas para 60 nesta edição do evento. As aulas foram divididas em teóricas e práticas. No primeiro dia, todos os participantes tiveram contato com a teoria. Na segunda etapa do curso, eles foram separados em três turmas práticas.

A última turma participou das atividades nesta quinta-feira (12). Durante a manhã, houve a montagem do equipamento e a identificação do sistema reprodutivo das fêmeas. À tarde, os alunos aprenderam sobre a higiene necessária ao procedimento para, finalmente, simular a inseminação propriamente dita.

O produtor rural Osmar José da Cunha já utiliza a técnica em seu rebanho, mas participou do curso para que ele mesmo possa inseminar suas vacas sem precisar contratar profissionais. De acordo com o produtor, o curso foi uma ótima oportunidade para ajudá-lo a dar um passo à frente no rebanho, já que não é viável manter um touro de qualidade para a reprodução bovina.

Assim como Osmar, a produtora Celeste Almeida Soares também pretende levar o que aprendeu na Semana do Fazendeiro para a propriedade que acabou de adquirir. Ela disse que o curso superou as suas expectativas e que o principal objetivo de realizar a inseminação é o melhoramento genético, para criar somente animais selecionados e de qualidade.

Inseminação
A inseminação artificial é uma prática que vem ganhando destaque no mundo, despertando o interesse de pecuaristas e profissionais da área. Mesmo com 210 milhões de cabeças de gado no Brasil, a técnica ainda é pouco utilizada. Apenas 9% do rebanho, entre gado de corte e de leite, é inseminado.

A inseminação é a alternativa mais barata e prática de gestação, já que manter um touro na fazenda não é economicamente viável. Segundo o médico veterinário Marcos Vinícius Alvin de Castro, a principal vantagem de realizar esse procedimento é o melhoramento genético, já que, com a inseminação artificial, se pode selecionar melhor os sêmens e os animais progenitores. Ele conta que o método também tem suas limitações: “o profissional deve saber identificar o período exato do cio do animal”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário