Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Utilização de Tijolos Ecológicos na Construção Civil foi um dos cursos oferecidos nesta segunda-feira

Para oferecer alternativas econômicas e sustentáveis para a construção civil, aconteceu nesta segunda-feira (28), como parte da programação da Semana do Fazendeiro, o curso Elaboração de Projetos Econômicos de Residências Utilizando Tijolos Ecológicos. Os participantes puderam conhecer, além das etapas de produção da matéria-prima, o dimensionamento e o processo de assentamento da obra.

O curso, que aconteceu pela segunda vez na Semana do Fazendeiro, foi oferecido pelo Centro de Energias Renováveis da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Guaratinguetá, e teve como objetivo principal facilitar o acesso do público a uma tecnologia de construção barata e sem impactos ambientais. Segundo o coordenador do Centro, Teófilo Miguel de Souza, os benefícios em utilizar o tijolo ecológico são muitos, como a diminuição da mão-de-obra, já que o processo é todo feito em um tempo muito menor do que com o tijolo tradicional, a ausência de entulho e quase nenhum desperdício de matéria-prima.

O curso foi ministrado pela estudante de Engenharia Civil da Unesp, Amanda Oliveira Esteves da Silva, que também é bolsista de iniciação cientifica do Centro de Energias Renováveis, na área de construção utilizando tijolos ecológicos. Ela ressaltou a facilidade na realização de uma construção sustentável e o fato dessa percepção não ser comum entre a maioria das pessoas. “Muita gente tem vontade de ter um casa com menor impacto ambiental, mas desistem porque pensam que é difícil e caro, mas não, é muito simples e acessível”, disse.

Gustavo Apigaua está participando da Semana do Fazendeiro pela 12ª vez e achou muito interessante o conteúdo abordado. Embora considere simples o processo de construção utilizando o tijolo ecológico, acha necessária a participação de um profissional para elaboração do projeto. João Freitas, de Ferros, também participou do curso e considerou a utilização desses tijolos para a realização de obras públicas, principalmente devido ao baixo custo da produção.

Essa é a quinta vez que o Centro de Energias Renováveis da Unesp de Guaratinguetá participa da Semana do Fazendeiro e oferecerá mais seis cursos ao longo da semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário