Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Cursos de Sabonete Medicinal e Sabão Rural podem ajudar produtores a adquirir renda extra

Nesta terça feira (13) aconteceu o curso de sabonetes medicinais ministrado pelas professoras do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Virginia Pizziolo e Marisa Nogueira.
Os participantes aprenderam como produzir sabonetes a partir de plantas medicinais facilmente encontradas e também de fácil cultivo, como a erva cidreira e a calêndula. Além de perfumados, os sabonetes têm propriedades terapêuticas que podem ser utilizadas no tratamento de acnes, seborréia e contribuem até mesmo para o rejuvenescimento.
Com baixo custo e preparo simples, a produção dos sabonetes é uma alternativa de renda para o pequeno produtor rural. Vendendo cada sabonete por R$ 1,50 já é possível recuperar o dinheiro gasto na fabricação e ainda ter lucro. E o produto fica pronto em menos de uma hora.
Também ministrado pelas duas professoras, aconteceu na segunda-feira o curso de Sabão Rural, fabricado com o óleo de cozinha usado. Esse sabão não pode ser usado para banhos, porque contém soda cáustica, mas é muito eficiente para lavar roupas, louças, na assepsia de banheiros e até mesmo no banho de animais domésticos. Virginia explica que se forem adicionados extratos de ervas medicinais, como a alamanda e a losna, o sabão é um excelente tratamento para pulgas, piolhos e sarnas.
Marisa destaca que além da função higiênica, o sabão também tem um apelo ambiental, pois reaproveita o óleo de cozinha que seria descartado. Ela ainda completa dizendo que o produto também pode ser comercializado, principalmente quando são adicionadas as ervas ou essências aromáticas.
Os cursos são oferecidos todos os anos na Semana do Fazendeiro e a procura é cada vez maior.











Por Daniela Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário