Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Degustação de café na Semana do Fazendeiro

Durante a tarde de hoje, 12, e a tarde de amanhã, está acontecendo uma degustação de café dos produtores da região das Matas de Minas. A iniciativa é de uma multinacional em conjunto com o Centro de Excelência do Café que premia os cinco primeiros colocados com troféus e conta com a participação apenas dos degustadores oficiais, não sendo aberto ao público.
Jocimar Mauri
Segundo o representante técnico de vendas da empresa, Jocimar Mauri, é a primeira vez que a degustação acontece na Semana do Fazendeiro. “Se tudo der certo, voltaremos nos próximos anos”, complementa.

André Peres

O degustador André Gomes Peres explica os critérios de avaliação dos cafés: “Nós analisamos a fragrância, o aroma, o corpo, a uniformidade, a acidez, a doçura, a “pureza”, a doçura, o sabor em si e o sabor residual”. Além disso, ele explica que não ingere o café, apenas coloca na superfície da língua. “O paladar, a gente sente na língua e não na boca. Por isso não o ingerimos, só apreciamos”, completa. As notas são de zero a 10 para cada critério, chegando ao máximo de 100 pontos que, segundo ele, é impossível.


Cafés degustados



Nenhum comentário:

Postar um comentário