Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Neutralização dos gases do efeito estufa

Dentre dos quase 300 estandes montados na semana do fazendeiro, está o do programa carbono zero. Organizado pela pró-reitoria de extensão e cultura e departamento de engenharia florestal, o objetivo do programa é quantificar a emissão de gases do efeito estufa dos produtores rurais e da semana do fazendeiro, além de conscientizar a população para a redução desses gases.
Para calcular o número de gás carbônico emitido pelos produtores, a equipe do projeto leva em consideração quatro fatores: a atividade pecuária, o consumo de energia, o uso de transportes e o cultivo de culturas agrícolas. Já para o cálculo do quanto é emitido na semana do fazendeiro, a equipe considera o consumo em energia elétrica, os resíduos gerados e o volume de combustíveis gastos com o transporte. a partir dos dados a universidade federal de viçosa se compromete a fazer o plantio de árvores em alguma área degradada da região, para que neutralize as emissões da semana do fazendeiro.
O plantio das árvores é realizado, normalmente, em outubro, quando é realizada uma corrida partindo da entrada da UFV em direção ao local do plantio. Ano passado, na primeira edição do projeto, foram plantadas 400 mudas e para esse ano, a expectativa é ainda maior.
Estande do Carbono Zero

Nenhum comentário:

Postar um comentário