Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia-de-Campo na Semana do Fazendeiro mostra vantagens da integração lavoura-pecuária-silvicultura

A integração entre lavoura, pecuária e silvicultura é uma das mais promissoras alternativas para o agronegócio brasileiro, tanto do ponto de vista da produção agropecuária quanto da preservação ambiental, ampliando as opções de exploração da terra sem a necessidade de aumentar a área ocupada com esse tipo de atividade. Esse foi o tema de um dos dias-de-campo da 82ª Semana do Fazendeiro, que reuniu, nesta terça-feira, dia 12, no auditório do Centreinar e no Sítio Boa União, no município de Viçosa, mais de 120 produtores rurais, técnicos e estudantes para palestras e aulas práticas sobre o assunto.

Coordenado pelo professor Lino Roberto Ferreira, do Departamento de Fitotecnia da UFV, e pelo extensionista Rogério Jacinto Gomes, da Emater-MG, o evento possibilitou a abordagem de técnicas de renovação de pastagens degradadas, utilizando o plantio direto, dentro da perspectiva da integração entre lavoura, pecuária e silvicultura (ILPF). Como informou o professor Lino Roberto Ferreira, esses dias-de-campo vêm sendo realizados, há quatro anos, em parceria pela UFV e pela Emater-MG, em diversos municípios da Zona da Mata, com resultados positivos para a rentabilidade do produtor e para a preservação ambiental.

As atividades iniciaram com palestras no auditório do Centreinar, proferidas pelo secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Paulo Afonso Romano, que falou sobre a “Adequação socioeconômica e ambiental de propriedades rurais”; pelo chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maurício Carvalho de Oliveira, que abordou “A integração lavoura-pecuária-silvicultura como estratégia de recuparação de pastagens degradadas, dentro do Programa Agricultura de Baixo Carbono”; e pelo empresário e líder rural John N. Landers, cujo tema foi “Desmatamento zero: o dever de cada um”.

Nas aulas práticas, foram feitas demonstrações sobre plantio direto; construção de cerca eficiente a baixo custo; planejamento da propriedade para implantação do sistema ILPF; implantação e condução do componente florestal; e manejo da adubação no sistema ILPF. Atuaram como expositores os professores Lino Roberto Ferreira, Ernani Luís Agnes e Sílvio Nolasco Neto, da UFV; o especialista Luís Henrique Lopes de Freitas, da UFV; o extensionista Rogério Jacinto Gomes; e os pós-graduandos Gisele Lima Ferreira e Miller Soares Machado.

A realização do circuito de dias-de-campo sobre o tema, nos diversos municípios da região é da UFV, Emater-MG, Governo de Minas e das prefeituras locais, com apoio da Epamig, CNPg, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Fundação Arthur Bernardes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário