Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Curso aborda flores comestíveis

Pela primeira vez na história da Semana do Fazendeiro foi oferecido o Curso de Flores Comestíveis. O objetivo foi apresentar o processo de produção dessas plantas, desde o cultivo até o produto final utilizado na alimentação.

O consumo de flores existe desde a época dos romanos e persas. Contudo, no Brasil, ele começou há 20 anos. A coordenadora do curso e professora do Departamento de Fitotecnia, Ângela Stringheta, explica que, para quebrar a resistência ao paladar das flores, devem ser realizadas campanhas de apresentação das qualidades da planta, reconhecendo seu alto valor nutricional.

Segundo Ângela, o curso também atentou para o fato de que nem todas as flores podem ser consumidas. As espécies mais utilizadas para este fim são: rosas, tulipas, violetas, calêndulas e margaridas. As flores próprias para o consumo devem apresentar características genéticas e fisiológicas específicas, não possuir princípios tóxicos e apresentar boa palatabilidade. Ela também explicou o processo produtivo das flores comestíveis que devem ser cultivadas em hortas, com “uma produção limpa, livre de fertilizantes químicos e defensivos”.

No curso, os participantes experimentaram receitas de pratos com flores comestíveis. O cenário da sala de aula mais parecia uma bela ornamentação. Pela quarta vez na Semana do Fazendeiro, Eliane Rodrigues Almeida veio de Itaboraí (RJ). Ela resolveu se inscrever no curso de Flores Comestíveis por curiosidade e agora tem planos de iniciar uma pequena produção nesse nicho de mercado. A produtora rural de Petrópolis (RJ) Maria Helena Lima Anselmo, que já trabalha com produtos orgânicos e tem uma pequena produção de flores comestíveis em sua propriedade, se interessou pelo assunto e decidiu se inscrever para adquirir mais conhecimentos e ampliar sua produção na área.

Ao final do curso, os participantes conheceram algumas receitas de pratos produzidas com flores comestíveis, como gelatina de rosas, salada de pétalas de rosas com calêndula e hambúrguer de soja com pétalas de hemerocales.





Nenhum comentário:

Postar um comentário