Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Abertura oficial representa a diversidade do evento

A diversidade que caracteriza a Semana do Fazendeiro esteve representada, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, na noite desta segunda-feira (9), durante a cerimônia oficial de abertura de sua 83ª edição. À mesa da solenidade estavam professores, políticos e representantes dos agricultores e de órgãos parceiros do evento.

Antes de a cerimônia começar, a presidente da Aspuv, Márcia Cristina Fontes Almeida, e o representante da Asav Evaristo Luciano Rosa se pronunciaram, respectivamente, sobre a greve dos docentes e servidores técnico-administrativos que atinge quase 100% das Instituições Federais de Ensino do país. Eles apresentaram a pauta de reivindicações das categorias e informaram sobre a necessidade de abertura de negociações com o governo federal. Em seguida, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares entregou uma placa ao músico José Espírito Santo Sant’Anna, o Zé Boia, pelos seus 65 anos de carreira musical, 55 dos quais se apresentando na Semana do Fazendeiro.

Para abrir oficialmente o evento, o poeta Euro Parrique, acompanhado pela viola de Ramon Rozado, interpretou o poema Meu pedaço de chão. E a “voz do campo” continuou com o representante dos produtores rurais, Joacyr Knust, que há 57 anos frequenta a Semana do Fazendeiro. Sentado à mesa oficial, nesta terça-feira, ele leu a homenagem com rima que fez ao evento, “um trabalho digno e pioneiro”.

O agricultor Sebastião Farinhada, que representou os participantes da Troca de Saberes, não recitou versos, mas chamou a atenção para a necessidade de se conservar as tradições culturais e melhorar a relação com a natureza. Ele mostrou que o caminho da sua esperança e dos mais de 300 agricultores familiares que integram a Troca de Saberes é a agroecologia, “a única forma de trabalhar a terra de forma bem-feita”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, lembrou a história e os números que envolvem a Semana do Fazendeiro. Em 1929, quando ela começou, participaram 39 produtores. Hoje, são cerca de dois mil. Eles estão nos cursos, na Troca de Saberes, na Semana da Juventude Rural, demonstrando que a UFV é semelhante ao campo pela unidade de sua diversidade. E ressaltou: “a universidade é de todos e todas e para todos e todas”. Gumercindo se disse orgulhoso em coordenar pela quarta vez a equipe organizadora da Semana do Fazendeiro, composta por 28 comissões.

Esta coordenação foi destacada pelo ex-reitores da UFV Antônio Lima Bandeira - atual presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) - e Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para Luiz Cláudio, a Semana do Fazendeiro é a possibilidade do exercício do diálogo que, em sua opinião, deve ser crescentemente construído pela Universidade, especialmente no momento em que o mundo passa por uma crise de modelos. A Semana do Fazendeiro, segundo o ex-reitor, possibilita à Universidade conhecer a sabedoria que não está sistematizada.

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, destacou o trabalho do professor Gumercindo e de sua equipe. Ela agradeceu aos parceiros da Semana do Fazendeiro, especialmente à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e à Epamig, que ajudam a UFV “na condução dos cursos e palestras para aqueles que vêm à Universidade buscar maior conhecimento”. Além disso, ressaltou o carinho que a instituição tem ao receber os cerca de dois mil agricultores e agricultoras que fazem parte do evento, seja participando dos cursos, seja integrando o Troca de Saberes e a Semana da Juventude Rural.

A professora Nilda lembrou a importância da agricultura familiar, responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos no país, e demonstrou que compartilha do anseio de muitos agricultores de ver, no país, a volta das escolas rurais.

Para ela, é um orgulho muito grande participar da elaboração da Semana do Fazendeiro junto com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e com a grande equipe que colabora na sua realização. Afinal, trata-se, segundo lembra, de um evento pioneiro: “foi aqui que se iniciou a extensão rural da forma como ela é feita, e são 83 anos realizando esta Semana”. A reitora fez um agradecimento especial às pessoas para as quais a Semana do Fazendeiro é preparada, “que são nossos agricultores e agricultoras, que vêm trazendo o seu conhecimento e levando aquilo que a instituição tem de melhor para que possam, dentro de sua propriedade, produzir, gerar renda e emprego. Enfim, terem sua vida melhorada”.

A cerimônia de abertura da 83ª Semana do Fazendeiro contou também com as presenças dos deputados federais Padre João e Reginaldo Lopes; do prefeito de Viçosa, Celito Sari; do presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereador João Batista Teixeira; do gerente regional da Emater Cataguases, Marcelo Lana Franco, e do diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFV, professor Sérgio Hermínio Brommonschenkel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário