Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mulher rural é tema do segundo workshop

Entre as atividades da 83ª Semana do Fazendeiro norteadas pelo tema Inovação e Desenvolvimento Social no Campo, o workshop A Mulher Rural foi destaque na tarde desta terça-feira (10). Cerca de 300 mulheres que vivem no meio rural da região se reuniram no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino para debater o papel da mulher rural como agente de inovação e de promoção do bem-estar da família. Abordagens sobre saúde, educação, produção agrícola, direitos trabalhistas e previdenciários conduziram o workshop. O objetivo, segundo a coordenadora regional de Bem-estar Social da EMATER-MG, Margareth Guimarães, foi mostrar para a mulher rural sua capacidade proativa na sociedade.

Após uma abertura alegre, com cantos e salvas de palmas dos 11 grupos participantes, a diretora de Programas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino, Leci Soares de Moura e Dias, representando a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, falou sobre o papel da mulher rural na sociedade, considerando, principalmente, os aspectos educacionais. Em seguida, a coordenadora estadual da EMATER-MG, Maria Helena Pinheiro Soares, discutiu questões de gênero e a importância da presença feminina no desenvolvimento rural sustentável. Finalizando os debates, a representante da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé) Cíntia Matos Mesquita abordou a competência de organizações de mulheres na construção de políticas públicas.

Rosa Maria, participante de Paula Cândido, faz parte de um grupo de 22 pequenas produtoras que estão fundando uma associação para organizar a produção e a venda de suas plantações. Para ela, os debates foram incentivadores e, com certeza, serão utilizados nesse processo.

Ao lembrar nomes de mulheres que ocuparam lugares de destaque na sociedade, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, disse que a crescente promoção de espaços destinados à mulher é positiva, porém, precisa ser ampliada. Ele expressou o desejo de transformar A Mulher Rural em um acontecimento anual, para que a mulher também tenha um espaço na Semana do Fazendeiro.

Estiveram presentes no workshop a vereadora Cristina Fontes Araújo Viana; o secretário de Agricultura de Viçosa, José Antônio Gouveia, representando o prefeito Celito Francisco Sari; e o gerente regional da EMATER-MG, Celso Luiz de Oliveira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário