Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Pró-reitorias, centros de ciências e departamentos expõem na 83ª Semana do Fazendeiro


Diversos estandes da 83ª Semana do Fazendeiro são dedicados à mostra de projetos institucionais. Nos espaços ocupados pelos centros de ciências estão à disposição do público informações sobre projetos sociais e consultorias prestadas pelas empresas juniores. Por meio do Projeto Sabão Ecológico, do Departamento de Engenharia Civil, o público está sendo orientando, por exemplo, sobre a degradação ambiental gerada pelo descarte do óleo de cozinha e os benefícios da sua reciclagem. Os participantes do projeto também estão recolhendo o óleo usado para a fabricação de sabão.

Ligada ao Departamento de Engenharia de Produção, a ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Viçosa informa sobre o cultivo e o consumo do fruto da Juçara, palmeira nativa da Mata Atlântica que está em extinção. O projeto original, desenvolvido na cidade de Rosário da Limeira (MG), tem o objetivo de minimizar a derrubada da palmeira para a retirada e venda do seu palmito e capacitar a população para a exploração adequada do seu fruto, que pode ser muito lucrativa.

O Projeto Reciclar, da Pró-Reitoria de Administração, por meio da Gerência de Resíduos e Rejeitos, responsável pela difusão da coleta seletiva na UFV, disponibilizou, em diversos pontos da Semana do Fazendeiro, coletores de lixo reciclável, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e cartuchos de impressoras. No final do evento, os materiais serão enviados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAMARE), parceiros do projeto.

No estande da Emater, que está ministrando 32 cursos na 83ª Semana do fazendeiro, e dividindo com a UFV a coordenação da IV Semana da Juventude Rural, estão sendo apresentados alguns projetos, como a Horta Doméstica. Reutilizando garrafas PET e ocupando espaços verticais em residências, a horta é voltada para a produção familiar de hortaliças e plantas medicinais.

Outros espaços institucionais colocaram resultados de suas atividades à disposição dos visitantes da Semana do Fazendeiro. Para conhecer, basta visitar os estandes localizados ao lado do Centro de Vivência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário