Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Curso de Preparação de Café Convencional promove degustação e dá dicas

Um grupo de 27 estudantes de escolas agrícolas do Espírito Santo - filhos de produtores rurais – esteve entre os participantes do curso Preparação de Café Convencional, ministrado pelo produtor e torrefador de café João Carlos Schmolz de Mattos, na manhã desta quarta-feira (11). Eles decidiram pelo curso em função do interesse na área e para repassar aos amigos e familiares o passo a passo do café saboroso e de qualidade.

Foi assim com a estudante Marina do Nascimento, 17 anos, que veio de Águia Branca (ES) e pretende repassar os ensinamentos à sua mãe para tomarem sempre o melhor café. Ela, que se formará no final do ano no curso técnico em Agropecuária, diz que conhecer a Semana do Fazendeiro e fazer o curso de Preparação de Café Convencional foi “uma experiência muito válida”.

O pequeno produtor de café Mauro Getulino (Manhuaçu), que participa da Semana do Fazendeiro pela oitava vez, também estava no curso. Responsável pelo “cafezinho da manhã” em sua casa, ele experimentou todos os tipos sem açúcar para sentir melhor o gosto da bebida. Sobre a Semana do Fazendeiro, Mauro afirmou: “enquanto eu tiver vida e saúde, quero participar do evento”.

De acordo com o coordenador do curso, tudo influencia no preparo do café: da escolha do pó, passando pelo filtro até a garrafa térmica. “Um ponto importante é o tempo de preparo que deve ser de, no máximo, quatro minutos desde a hora de coar o café até fechar a garrafa”.
Confira algumas dicas de João Mattos para fazer um saboroso café em casa:

Modo de preparo:
-Quando for utilizar o filtro de papel, dobre as laterais, onde ficam as costuras.
-É recomendável que a água seja filtrada e que sua temperatura esteja entre 92ºC e 96ºC. Se ela entrar em ebulição, aguardar um pouco.
-Com a água quente, molhar o filtro e a garrafa para eliminar os resíduos. Não se esquecer de tirar a água da garrafa.
-Colocar o pó no filtro. A quantidade ideal é de 40g a 100g por litro.
-Em seguida, molhar todo o pó com água quente em pequenas quantidades. Esperar o pó descer e manter um fio contínuo de água até a metade do filtro.
-Agora, é só servir e degustar um saboroso café.

Importante:
-O café só deve ser adoçado após o preparo e, quando conservado na garrafa térmica, deve ser consumido em até uma hora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário