Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Troca de Saberes alia conhecimentos de agricultores e pesquisadores

Uma das atividades desenvolvidas ao longo da Semana do Fazendeiro é a Troca de Saberes. Ela acontece desde 2009 com o objetivo de aliar os conhecimentos científicos produzidos no ambiente acadêmico aos saberes do agricultor. Nesse contexto, os professores e estudantes da UFV atuam como mediadores do diálogo entre a Universidade e os agricultores.

De acordo com professor do Departamento de Educação Willer Araújo Barbosa, “a Universidade precisa ser um lugar que acolha a discussão sobre a agricultura familiar, principalmente sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos”. Por isso, este é um dos 27 temas discutidos nas instalações pedagógicas - que acontecem até esta terça-feira (10) em todo o campus da UFV - que utilizam a metodologia do Círculo de Cultura, baseado nos referenciais do educador Paulo Freire.

O produtor rural de Araponga Niuton Teotônio, mais conhecido como “Seu Neném”, participa da Troca desde sua primeira edição. Ele, que considerava a Semana do Fazendeiro exclusiva para os grandes proprietários, hoje, se sente incluído na programação do evento, principalmente na tenda da Troca de Saberes. “Para mim, a Semana passou a ser a Semana do Agricultor Familiar. É o doutor se aproximando do pequeno agricultor”.

Além de compartilhar experiências, a Troca de Saberes propõe a integração dos participantes por meio de manifestações culturais. De acordo com uma das organizadoras Larissa Costa, o espaço tem a intenção de trazer a cara da cultura brasileira e do pequeno agricultor, fortalecendo e resgatando as movimentações culturais de Viçosa e região.

E o Seu Neném convida: “Acho que todos os pequenos agricultores deveriam aproveitar essa oportunidade. Vale muito a pena participar. É um momento em que aprendemos e podemos também ensinar”.

Vale lembrar que, na tenda maior da Troca de Saberes, localizada ao lado da lanchonete do DCE, está funcionando uma feira de produtos orgânicos. Ali estão sendo comercializados produtos da “Rede de Prosumidores Agroecológicos”, da qual fazem parte produtores que trabalham com agroecologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário