Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Workshop debate desenvolvimento sustentável e Programa ABC


Realizado, nesta segunda-feira (9), o primeiro workshop da Semana do Fazendeiro, Programa de Financiamento da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), proporcionou uma tarde de discussões sobre desenvolvimento sustentável. Por meio de abordagens diversificadas, produtores rurais puderam conhecer o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC): a iniciativa do governo federal financia projetos que proporcionam a redução de emissões de gases do efeito estufa no campo.

A coordenadora do Grupo Gestor do Plano ABC em Minas Gerais, Miriam Ester Soares, conduziu as reflexões iniciais sobre a necessidade de gerar empregos, aumentar a produtividade agrícola e preservar o meio ambiente, reduzindo a liberação de gás carbônico (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) na atmosfera. Segundo Miriam, o objetivo do Programa ABC tem afinidade com os propósitos da 83ª Semana do Fazendeiro, uma vez que oferece a possibilidade real do produtor rural ter acesso a tecnologias sustentáveis de produção.

A Emater-MG, em parceria com a UFV, trabalha com o Programa ABC desde 2005, com o objetivo de recuperar áreas de pastagens degradadas por meio da integração lavoura-pecuária-floresta. Essa integração busca o melhoramento da fertilidade do solo por meio da aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados. Para o coordenador técnico da Emater-MG, Rogério Jacinto Gomes, o workshop representou uma integração de políticas voltadas para a sustentabilidade. O representante da UFV no Grupo Gestor do Plano ABC em Minas Gerais, Lino Roberto Ferreira, professor do Departamento de Fitotecnia, considerou o evento uma forma de divulgar o programa e conseguir a adesão dos produtores rurais da região.

O Programa Agricultura de Baixo Carbono, criado em 2010 pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), incentiva e fornece recursos para que agricultores adotem iniciativas básicas que contribuam para a redução dos impactos do aquecimento global. Dentre elas, o plantio direto na palha e o tratamento de resíduos animais. Para o plano 2012/2013, estão disponíveis cerca de R$ 3,4 bilhões para financiamentos.

O segundo workshop da semana, A Mulher Rural, será realizado nesta terça (10), às 14h, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. O debate abordará a importância da mulher como agente da inovação e promoção de bem-estar na família rural. Abaixo, registros de Miriam Ester Soares, uma das debatedoras do workshop.



Nenhum comentário:

Postar um comentário