Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sistema Integrado de Agropecuária tem grande procura na Semana do Fazendeiro


Cerca de 200 pessoas se reuniram nesta terça-feira (10) para participar de um dos cursos mais procurados da Semana do Fazendeiro, o de Agropecuária: Lavoura, pecuária e floresta. O curso, coordenado pelo professor Lino Ferreira faz parte do Programa Circuito de Agropecuária na Zona da Mata Mineira e tem como objetivo apresentar o sistema de cultivo integrado.

Divididas em aulas teóricas e práticas, as atividades se iniciaram pela manhã, quando os participantes puderam aprender sobre o modelo de cultivo integrado e seus benefícios. Durante a tarde, foi realizado um dia de campo em uma propriedade rural na comunidade do Paraíso, em Viçosa. No local, os participantes viram de perto o modelo já implantado e analisaram a viabilidade de aplicação em suas propriedades.

O estudante de Agronomia Ivan Luiz da Costa veio de Pernambuco para participar da Semana do Fazendeiro. Ele não conhecia o sistema de plantio integrado e disse que volta otimista para casa. “O sistema é economicamente viável e sustentável, principalmente em Pernambuco, onde o solo é muito usado e degradado. É uma técnica que pode ser implantada tanto no Sudeste, quanto no Nordeste do país.”

O sistema ainda é novo, mas apresenta um grande potencial. Além de restaurar áreas degradadas, o modelo traz a possibilidade de diversificar a produção e a renda do produtor. O professor Lino Ferreira conta que a expectativa de lucro é alta e que ele pode ser empregado em qualquer propriedade de maneira sustentável. “O sistema lavoura, pecuária e floresta é simples e atende aos pequenos, médios e grandes agricultores. Além disso, a produção sustentável é um dos principais avanços desse modelo, que apresenta baixa emissão de carbono.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário