Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Circuito do Café atrai produtores e estudantes

Apesar de estar em sua 84ª edição, a Semana do Fazendeiro ainda traz muitas novidades para os participantes. Desta vez, uma delas é o Circuito do Café, que teve início nesta terça-feira (17). Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo proporcionar uma abordagem ampla da cafeicultura, desde a produção, passando pelo controle de qualidade e finalizando com a comercialização.

Segundo o coordenador do evento, professor Ney Sakiyama, a ideia de criar o Circuito surgiu a partir da grande demanda por cursos relacionados ao café nos últimos anos. Geralmente, os produtores se inscreviam em até 10 cursos diferentes. Com esta nova proposta, eles se dedicarão a apenas um evento sobre o assunto, mais completo, durante toda a semana. Isto garantirá maior aproveitamento para os participantes, acredita o professor.

O curso terá 28 horas de aulas, dividas em teóricas e práticas. Serão vários palestrantes até sexta-feira (20). O primeiro foi o pesquisador da Epamig Marcelo de Freitas Ribeiro, que também é produtor de café há mais de 15 anos. Durante a manhã, ele esclareceu dúvidas da turma e apresentou algumas questões teóricas. À tarde, os participantes do Circuito foram até a propriedade de Marcelo, localizada em Paula Cândido (a 24 quilômetros de Viçosa), para as atividades práticas. Essas são as aulas mais importantes, segundo o pesquisador: “o produtor quer ver; ele não consegue assimilar muito as informações quando são passadas em sala de aula. Quando se vai para o campo, ele faz, vê o resultado e não esquece mais”.

Não são só produtores que se interessaram pelo curso. Lorena Santos Souza é estudante de Agronomia na Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista (BA), e veio em excursão com outros alunos para conhecer a Semana do Fazendeiro. Ela contou que a região em que mora possui muitos produtores de café, setor em que poderá trabalhar depois de formada. A estudante tem boas expectativas: “acho que vou aprender bastante. Já sabia algumas coisas sobre café e estou aprendendo ainda mais”.

Produtores que acumularam anos de experiência na cafeicultura também vieram se atualizar. Ormério de Matos Fonseca está no ramo desde 1976 e já participou de muitos cursos. Embora pense em passar seus 30 hectares de lavoura para o filho, que se formou em Agronomia, ele não deixa de buscar novos conhecimentos. Do curso, ele espera muito mais do que informação: “o Circuito vai ajudar muito na produção, principalmente para dar mais ânimo. Quanto mais a gente aprende, mais coragem temos”.

O evento, que conta com o apoio do Sebrae, deverá fazer parte da programação da próxima edição da Semana do Fazendeiro. “A expectativa é a de que o Circuito se repita, porque está sendo uma experiência muito boa”, avaliou Sakiyama.

(Erika Vieira, bolsista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário