Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Jovens de Viçosa e região participam da 5ª Semana da Juventude Rural

Cerca de 250 jovens de mais de 50 municípios compareceram ao Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, nesta terça-feira (17), para a abertura oficial da 5ª edição da Semana da Juventude Rural, uma parceria da UFV com a Emater. A cerimônia aconteceu às 14h e contou com a participação da chefe da Divisão Psicossocial da UFV, a psicóloga Carmem Lúcia Gomide, que apresentou a palestra O uso de drogas numa perspectiva psicológica.

Durante a abertura, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares (foto) incentivou os jovens a buscar a educação como suporte para uma vida melhor. Ela comentou sobre aspectos da UFV, como o sistema de bolsas e o incentivo ao esporte e ao intercâmbio com universidades estrangeiras, lembrando que o ensino superior pode ser uma realidade para os jovens do meio rural.

A coordenadora da Semana da Juventude Rural, Margareth do Carmo Cruz Guimarães, também coordenadora regional de Bem-Estar Social da Emater, explicou que o evento é a consolidação do projeto Transformar. O objetivo dele é desenvolver processos educativos permanentes e continuados, visando à formação do jovem para estimular a sua permanência no campo, promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de comunidades sustentáveis. E isso se faz pela promoção de ações que proporcionam oportunidades de aprimoramento profissional, produção, trabalho e renda. 

Na Semana da Juventude Rural, que acontece até dia 20, os participantes têm a oportunidade de debater temas como sexualidade e drogas e de frequentar oficinas que vão da agroindústria ao artesanato. Todas são oferecidas pelos departamentos da UFV. Este ano, eles também participarão de uma atividade de identificação dos espaços da propriedade onde vivem. Por meio de mapas, desenhados por eles mesmos, os jovens poderão pensar em melhorias para o local, não só no que diz respeito à estrutura, mas também à produtividade.
Mariana Ribeiro Vaneli, do município de Guidoval, participa pela primeira vez da Semana da Juventude Rural. Ela, que cursa o 2º ano do ensino médio, veio em busca de aprendizado sobre gado leiteiro, com o qual o pai trabalha em sua propriedade. Mariana optou por fazer os cursos de Bovinocultura e Agroindústria no Meio Rural, já pensando em futuramente estudar Zootecnia. 

Já Wellington Silva Santos, de Guarani, contou que a ideia de participar da 5ª Semana da Juventude Rural veio de um tio que considerou interessante o jovem adquirir mais conhecimento sobre o meio rural para futuramente ajudar o pai nos trabalhos. Wellignton cursa o 3º ano do ensino médio e irá fazer a prova do Enem para estudar Administração. Ele disse que o pai “não gosta de resolver assuntos na área urbana” e, neste sentido, poderia ajudá-lo com os conhecimentos adquiridos na universidade.

(Bárbara Albuquerque, bolsista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário