Páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

Ministério do Desenvolvimento Agrário participa da Semana do Fazendeiro

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está presente na 84ª Semana do Fazendeiro com o estande do programa Mais Alimentos, que faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e alia política de assistência técnica e política de crédito. De acordo com o seu coordenador operacional, Marco Aurélio Lelis Lopes, o objetivo é financiar máquinas e equipamentos para agricultores familiares. Assim, o MDA contribui para a redução do custo e aumento da produtividade e para que esses agricultores continuem no campo. 

Marco Aurélio destacou que o contato entre o programa e o seu público é feito, principalmente, por meio de entidades de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater), como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). Outras três entidades parceiras do Mais Alimentos são: Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), que também estão em Viçosa nesta semana.

Esse é o tipo de informação que o MDA leva aos participantes de eventos como a Semana do Fazendeiro. “Imagina um agricultor familiar poder comprar um produto, pagar em até 10 anos, ter três anos de carência e pagar 2% de juros”, Marco Antônio exemplificou. “Hoje, isso é possível e com um índice de inadimplência de 1.9%, o que nos dá segurança para avançar nessa política de crédito”, completou. Segundo o coordenador, o programa tem mais de 400 grandes e pequenas empresas parceiras, inclusive uma de Viçosa.

O apoio da UFV na transferência de tecnologia foi outro ponto abordado por Marco Aurélio. Ele aproveitou a ocasião para conversar com professores do Departamento de Engenharia Civil sobre o PAC Equipamentos – de recuperação de estradas – e asfaltamento. “Estamos atendendo a 5.071 cidades com menos de 50 mil habitantes ou em situação de emergência. Espero que a Universidade possa nos ajudar”.

Feirão de máquinas e implementos agrícolas
 
O programa Mais Alimentos trouxe para a 84ª Semana do Fazendeiro o seu “Feirão”, que tem como objetivos levar inovação tecnológica aos pequenos produtores, facilitar o trabalho e aumentar a produção. São 16 empresas representantes do setor de máquinas e implementos agrícolas – vinculadas à Abimaq, à Anfavea e ao Simers. Segundo Marco Aurélio, foram trazidos equipamentos voltados para as principais atividades da região, produção de leite e de café. “Pelo conhecimento da Zona da Mata, a ideia era trazer equipamentos menores, mas que fossem eficientes para a agricultura familiar”.

Além deles, veículos maiores, como tratores, plantadeiras e transportes de carga, também podem ser vistos nos estandes. “São máquinas tradicionais e também necessárias aos pequenos produtores, por isso tentamos incluir transportes de carga e equipamentos de agregação de valor”, explicou Marco Aurélio.


Por entender que se trata de uma região com grande potencial, o programa planeja ampliar sua participação na Semana do Fazendeiro. “Fazendo um balanço, este ano foi muito produtivo e tivemos muitas visitas dos produtores aos equipamentos. A ideia é que, no ano que vem, a gente traga o dobro ou mais empresas do setor”, conclui o coordenador operacional. 


(Izabel Morais e Erika Vieira, bolsista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário