domingo, 23 de agosto de 2009
Confira tudo o que aconteceu durante a 80ª SemFaz
Confira!
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Jornal Regional - Especial
segunda-feira, 20 de julho de 2009
sábado, 18 de julho de 2009
Minas Rural traz matéria sobre a Semana do Fazendeiro
sexta-feira, 17 de julho de 2009
80ª edição da Semana do Fazendeiro reúne mais de 50 mil pessoas em Viçosa
O campus da Universidade Federal de Viçosa, viveu, nesta semana, momentos de grande movimentação com as atividades da 80ª Semana do Fazendeiro. Realizada desde domingo, 12, e encerrada nesta sexta-feira, a Semana recebeu a visita de cerca de 50 mil pessoas durante todo o evento, incluindo produtores rurais e familiares, vindos de várias localidades de Minas e de outros estados, membros da comunidade acadêmica e pessoas da cidade e de municípios da região. Deste total, 876 participaram de cursos e oficinas e 331 jovens se inscreveram na I Semana da Juventude Rural. Foram 144 cursos na área agropecuária, de artesanato e de bem-estar social, ministrados por 229 palestrantes e 118 monitores da Universidade Federal de Viçosa e de instituições parceiras como a Emater-MG, IEF, Epamig, Sebrae, dentre outras.
80 anos de diálogo com o campo
O evento foi a oportunidade de oferecer conhecimentos e tecnologias relacionadas com o agronegócio e se tornou uma das formas mais eficientes para compartilhar os resultados de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio e para o bem-estar social do produtor rural e de sua família. “Sem sombra de dúvidas estamos vendo se não a melhor, uma das melhores Semanas das 8 décadas. Isso mostra que a Universidade vai dinamizando e melhorando suas ações, sempre atenta às novas demandas da sociedade”, destaca o reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa.
I Semana da Juventude Rural
Jovens entre 14 e 29 anos, residentes na área rural e estudantes das Escolas Família Agrícola tiveram um evento próprio durante a 80ª Semana. Foi a oportunidade de realizar 12 minicursos, visitas orientadas em diversos setores da universidade, além da “troca de saberes” e de palestras. O objetivo foi contribuir para a formação e emancipação dos jovens rurais por meio de atividades educativas, culturais e de formação cidadã. “Queremos que os jovens estejam efetivamente capacitados para assumir e dar continuidade a essa nobre atividade que é trabalhar no campo e essa interação entre a universidade e as demandas que os jovens trazem dos municípios é essencial”, afirma o diretor administrativo e financeiro da Emater-MG, Roberval Juarês de Andrade. O evento é uma parceria da UFV e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
Troca de Saberes
A Troca de Saberes foi mais uma novidade desta edição da Semana do Fazendeiro. A quarta-feira foi dedicada ao intercâmbio de experiências, práticas e conhecimentos adquiridos no cotidiano do campo. Quatro tendas, foram montadas para acolher os participantes, que discutiram os temas “bichos e plantas”, “terra e Águas”, “Mundo do Trabalho” e “Afazeres da Roça”. “Queremos colocar o conhecimento de outra forma, com outros sujeitos. Escrever quais são as experiências e conhecimentos de outras pessoas”, acrescenta Marisa Barleto, coordenadora das tendas de trocas de saberes.
Maria Helena Soares, da cidade de Governador Valadares, trabalha com artesanato. Ela veio participar da Semana do Fazendeiro e aproveitou para aprender novas técnicas com as outras artesãs. “Foi uma experiência que eu gostei tanto que eu vou levar pra minha cidade. Eu achei maravilhoso e acho que as pessoas deveriam participar mais”, destaca.
Vera Lúcia Silva Ferreira, de Piranguçu, aprovou essa novidade da Semana do Fazendeiro, e o que mais lhe chamou a atenção foi “a união das pessoas, cada uma querendo ensinar, passar o conhecimento para as outras e aprender foi muito importante”.
Programação Cultural
A Programação Cultural da 80ª Semana do Fazendeiro foi bastante variada. Shows musicais, festival de música caipira, teatro, sessões de cinema, mostra fotográfica e de artistas plásticos, apresentações de dança e o Festival Gastronômico “Sabores do Campo”, oficinas de arte e outras. A principal apresentação foi o show musical do cantor e compositor Pena Branca e Gil e Guaxupé. Para marcar um pouco da história da Semana foi encenada a peça “Visita de P. H. Rolfs e Arthur Bernardes à UFV moderna”, que divertiu a noite de terça, dia 14, no palco do Espaço Multiuso. “Neste momento de tantas comemorações, o espetáculo resgatou a história da universidade, misturou os tempos e os personagens. Foi, sem dúvida, muito divertido”, elogia o estudante da UFV, Filipe de Paula Santos.
Sala Especial de hoje faz um balanço sobre a Semana do Fazendeiro
Em homenagem ao 80° aniversário da Semfaz, a TV Viçosa transmitiu três programas inéditos durante a semana, os dois primeiros na segunda e na quarta-feira. O âncora, José Gouveia, tem realizado entrevistas especias sobre a organização e a programação do evento. O Sala Especial, que também é transmitido ao vivo pelo Rádio Universitária (100,7 FM), conta, ainda, com a participação do bolsista da CCS, José Tarcísio Filho, que faz entradas ao vivo do espaço multiuso com várias reportagens.
“A experiência do ao vivo em meio a Semana do Fazendeiro é, além de tudo, fruto do trabalho coletivo da equipe da TV Viçosa, que está com estrutura montada em um estande no espaço multiuso”, destaca a coordenadora de Comunicação da UFV, Kátia Fraga.
Além do Sala Especial, o jornalismo da TV Viçosa produz flashes ao vivo trazendo as principais informações sobre o evento. Outro destaque é a transmissão ao vivo do Jornal Regional, apresentado às 19h30.
A Rádio Univesitária FM também montou um estúdio dentro do espaço Multiuso para transmissão ao vivo de reportagens a cada hora e do radiojornal especial, às 18 horas. A CCS também criou um blog com as notícias do evento, que pode ser acessado no link de notícias do site www.semanadofazendeiro.ufv.br.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Radiojornal - edição de quinta
Rádio Universitária: Matéria geral sobre a 80ª Semana
Representante do MEC visita a UFV
Jornal da Alterosa traz matéria sobre a Semana do Fazendeiro
Jornal da UFV Semana do Fazendeiro/Quinta-feira
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Radiojornal especial sobre a Semana do Fazendeiro - Quarta-feira
Leilão de Equinos
Jornal da UFV Semana do Fazendeiro/Quarta-feira
Nele você saberá sobre o leilão de equinos que aconteceu ontem à noite, as peças de teatro que estão ocorrendo durante a Semana e muito mais.
Globo Rural traz matéria sobre Semana do Fazendeiro
Bom Dia, Minas ao vivo da Semana do Fazendeiro
Rádio Universitária: Tenda "Terra e Água"
Rádio Universitária: Troca de Saberes
UFV comemora, hoje, 40 anos de federalização
Às 19h30, acontecerá um evento de acolhimento à comunidade universitária com a apresentação do cantor Pena Branca, em articulação conjunta com a 80ª Semana do Fazendeiro, que será realizada entre 12 e 17 de julho.
Os 40 anos da federalização da UFV constituem uma referência de grande significado em sua história. O ano de 1969 ficou marcado por consolidar a motivação da Universidade para seu crescimento e projeção nacional. Consta da programação comemorativa a Exposição Itinerante “40 Anos em 40 Fotos”, de julho a agosto, em diversos pontos do campus e da cidade. A mostra poderá ser vista, também, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados.
O Reitor Luiz Cláudio Costa entende que a federalização significou “o reconhecimento da importância da então Uremg no contexto social e econômico do Brasil, já com reflexos no exterior. Essa data deve ser lembrada por toda a sociedade brasileira, pois significa o elo entre o passado, o presente e o futuro; entre uma idéia de universidade e a realidade, calcada na competência dos idealizadores, que foram a pedra angular daquela que hoje se constitui numa universidade de excelência acadêmica e cada vez mais compromissada com sua responsabilidade social”.
Base histórica
A sólida base desta Instituição e seu reconhecido desenvolvimento levaram o Governo Federal a atender ao apelo de seus dirigentes. Assim, pelo Decreto-Lei 570, de 8 de maio de 1969, sancionado pelo presidente Arthur da Costa e Silva, o Poder Executivo a instituiu, sob a forma de fundação, a Universidade Federal de Viçosa. O ato foi consolidado pelo Decreto 64.825, de 15 de julho daquele ano, que determinava que a UFV passasse a existir, como pessoa jurídica, a partir de 1º. de agosto de 1969. Desde então, a UFV vem contando com o trabalho dedicado de todos os segmentos acadêmicos e seus dirigentes, que construíram a sua história. O primeiro reitor da Instituição foi o professor Edson Potsch Magalhães, cujo mandato abrangeu o período de 15 de julho de 1969 a 15 de julho de 1971.
80ª Semana em números
- 229 ministrantes
- 144 cursos
- 118 monitores
- 876 participantes na Semana do Fazendeiro
- 331 inscritos na Semana da Juventude Rural
Jornal da UFV Semana do Fazendeiro/Terça-feira
terça-feira, 14 de julho de 2009
Rádio Universitária: entrevista reitor e vice-reitora na homenagem prestada pela Câmara dos Deputados
Semana da Juventude Rural é destaque no programa Emater em Ação
Clique aqui para ouvir.
Rádio Universitária: Radiojornal especial terça-feira
80ª Semana do Fazendeiro em destaque na imprensa
TV Panorama
A equipe da afiliada da Rede Globo em Juiz de Fora vai exibir várias reportagens, já a partir desta quarta-feira, inclusive com inserções ao vivo, no Globo Rural, a partir das 6h10; no Bom Dia Minas, logo em seguida; no MG Notícias, às 8h15; e nas duas edições do MG-TV, às 12h15 e às 19 horas.
A equipe técnica da emissora já se encontra no campus, para viabilizar o trabalho. As reportagens estão sendo realizadas pela jornalista Viviane Novaes e pelo repórter cinematográfico Humberto de Campos.
TV Alterosa
Estiveram durante todo o dia de hoje no campus o repórter Evandro Medeiros e o cinegrafista Marco Fagundes que elaboraram três matérias sobre a Semana. Elas serão exibidas a partir de amanhã, no Jornal da Alterosa 1ª Edição, que começa às 11h55 e vão até a próxima sexta-feira.
Hoje em Dia
O repórter João Alberto Aguiar de Vasconcelos cobre as principais informações da Semana para publicação na terça-feira, de uma matéria especial para o caderno Agronegócios do diário mineiro.
Todo o trabalho vem contando com o apoio da Divisão de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social da UFV.
A ludicidade do campo, vamos brincar?
O evento, "A ludicidade no campo, vamos brincar?" é organizado pelo Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da UFV e está sendo realizado com a participação das estudantes do curso de Educação Infantil.
Na quarta-feira, 15, as atividades acontecerão na creche da universidade (LDH) em virtude da utilização das tendas para a "Troca de Saberes".
As atividades serão realizadas até sexta-feira, 17, durante todo o dia.
Mudança nos horários dos Shows de quarta-feira, 15
O grupo Amigos da Viola se apresenta às 16h30 e Pena Branca às 19h30. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo de Souza Lima, disse que essa mudança aconteceu devido ser nesses horários a ocorrência de maior movimentação no campus.
Manhã artística na Semana da Juventude Rural
A ludoteca também está participando da semana oferecendo o curso de Brinquedos com Sucatas, em que os participantes confeccionam brinquedos com materiais recicláveis e ainda trabalham com Pintura Fotográfica.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Câmara dos Deputados presta homenagem à UFV e ao presidente Arthur Bernardes
A Universidade Federal de Viçosa foi homenageada na Câmara dos Deputados, em sessão solene realizada no Congresso Nacional, na manhã desta segunda-feira, pelo programa de extensão universitária "Semana do Fazendeiro". Também foi comemorado o centenário da atuação de Arthur Bernardes como deputado federal.
A presidência da sessão foi do deputado federal pelo Ceará, Mauro Benevides, posteriormente passada ao deputado federal por Minas Gerais, Paulo Piau, ex-aluno da UFV. Somado a eles, compuseram a mesa, o reitor da UFV, Luiz Claúdio Costa; a vice-reitora, Nilda de Fátima Ferreira Soares; o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato; a presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, Cristina Fontes; o deputado federal, Paulo Piau e a filha de Arthur Bernardes, Maria de Pompeia de Bernardes. Outras autoridades estiveram presentes prestigiando o evento, como o diretor do campus de Rio Paranaíba, Luciano Baião Vieira; o prefeito de Ubá, Advaldo Baião Albino; vereadores do município de Viçosa, membros da comunidade universitária e ex-alunos da UFV.
O pronunciamento do deputado Mauro Benevides deu início a sessão solene. Ele leu um comunicado informando que o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, por motivos maiores não poderia presidir a sessão. O indicado por Termer foi, portanto, Benevides, que posteriormente passou a presidência ao deputado federal por Minas Gerais, Paulo Piau. Ainda no comunicado, Temer fala a importância do evento, ressaltada por Benevides em sua fala.
A sessão se seguiu com pronunciamentos das autoridades da mesa, tendo como um destaque o momento quando o deputado Paulo Piau comparou Arthur Bernardes a outros ícones do cenário brasileiro. Segundo ele, Bernardes estaria para a política assim como Pelé foi para o futebol, bem como Paulo Freire foi para a Educação.
Outro momento importante foi o discurso da filha de Bernardes, Maria de Pompeia, que falou um pouco da trajetória de seu pai e da ousadia do mesmo em construir a UFV. "Ele era corajoso, impávido, destemido. Não conheci ninguém como ele", completou.
O reitor Luiz Cláudio Costa, em sua fala garantiu que "O importante de uma homenagem não é recebê-la, e, sim, ter a honra de agradecê-la". Ele ainda ressaltou o pioneirismo da UFV com a Semana do Fazendeiro.
Nas fotos, momentos da cerimônia, com material da Agência Câmara.
Rádio Universitária FM: Radiojornal especial
Estudante Colombiano na Semana do Fazendeiro
“Todos falam muito bem deste evento, já estou selecionando vários cursos de meu interesse e, realmente, parecem ser excelentes. Me inscrevi no curso de Inseminação Artificial, Cana de açúcar e Produção de Capim - Elefante. Estou muito animado”
Tarde de Palestras na Semana da Juventude Rural
A necessidade da formação de lideranças e associações também é colocada como a melhor forma de eliminar os “atravessadores” e aumentar os lucros de compra e venda nas negociações. De acordo com o palestrante, muitas vezes, as produções regionais podem ser até exportadas,sem o conhecimento dos produtores.
A programação de Palestras da Semana da Juventude Rural continua ainda hoje com os cursos de Resíduos Sólidos, Agroecologia, Conservação do Solo e Água, Máquinas Agrícolas e Comercialização de Agrotóxicos.
Leia abaixo o depoimento de alguns jovens:
“Estou adorando a Semana da Juventude Rural, é uma forma de aprender mais e
conseguir melhores resultados na produção da minha família, que sempre trabalhou
com gado leiteiro.”
Pedro José de Oliveira
Eugenópolis – Produtor de Leite
“Estou aqui procurando coisas diferentes, mais conhecimento e abrir novos
horizontes. Com certeza esta é uma oportunidade única.”
Cláudio Benedito
Ântônio Prado de Minas - Produtor Rural
Equipe de jornalismo na Semana do Fazendeiro
A TV Viçosa leva ao ar durante toda sua programação flashes ao vivo e apresenta, diariamente, no Jornal Regional, os melhores momentos do evento. O programa Sala Especial, da TV Viçosa, tem edições inéditas nesta semana com entrevistas e reportagens ao vivo. A primeira edição foi ao ar nesta segunda- feira, 13, e as próximas edições serão quarta e sexta-feira a partir das 13h 30. A transmissão do programa é feita simultaneamente pela Rádio Universitária, que também divulga flashes de hora em hora, além do radiojornal que vai ao ar às 18 horas.
Outra novidade é o jornal diário da Semana do Fazendeiro que está circulando no campus e este blog que lança de minuto em minuto os acontecimentos de destaque da semana.
As cerimônias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte, no dia 3, e da Câmara dos Deputados em Brasília, hoje, foi coberto por alguns dos integrantes dessa equipe. Toda a equipe de comunicação está voltada especialmente para cobrir cada momento da semana.
Confira algumas fotos da equipe.
Jornal da UFV: Confira o suplemento especial desta segunda
Aberta a Semana da Juventude Rural
Além da participação de uma plateia numerosa, estiveram presentes na abertura o Coordenador da Semana da Juventude Rural, Gleyvson Silveira e a Coordenadora Regional de Bem-Estar Social da Emater, Margareth Guimarães.
Hoje, na programação da Semana da Juventude Rural:
9 às 10h / 14 às 18h - Resíduos Sólidos (PVB 100)
9 às 10h / 14 às 18h - Agroecologia/ Permacultura (Ao lado do DER)
9 às 10h / 14 às 18h - Conservação de Solo e água ((PVB 107)
9 às 10h / 14 às 18h - Comercialização Agrícola(PVB 109)
9 às 10h / 14 às 18h - Máquinas agrícolas/ Mecanização (Laboratório do DEA)
9 às 10h / 14 às 18h - Uso Racional de Agrotóxicos ( PVB 101)
Semana da Juventude Rural |
Cursos oferecidos na Semana do Fazendeiro
Confira as fotos.
Cursos |
Confira a transmissão da homenagem feita pela Câmara dos Deputados
domingo, 12 de julho de 2009
Rádio Universitária: Entrevista do Ministro Patrus Ananias e do reitor Luiz Cláudio Costa
CCS na cobertura da Semana do Fazendeiro
TV Viçosa
• O Programa Sala Especial, ancorado pelo apresentador José Gouveia da Silva, terá 3 edições transmitidas ao vivo do espaço multiuso do Centro de Vivência da UFV na segunda, quarta e sexta, sempre às 13h às 14h.
• A cada uma hora, de segunda a sexta-feira, serão transmitidos flashes ao vivo sobre os principais acontecimentos;
• O Jornal Regional, apresentado pela jornalista Mônica Reis, fará um balanço geral do dia. O jornal é transmitido às 19h30, às 21h40 e às 7h30 do dia seguinte.
Rádio Universitária FM 100,7
• A cada 1 hora, a partir das 8 da manhã, os repórteres entrarão ao vivo na programação de qualquer local do Campus destacando as principais notícias;
• Às 18h, um radiojornal de 10min fará um resumo de tudo o que aconteceu durante o dia.
• Um suplemento especial do Jornal da UFV circulará de segunda a quinta-feira, pela manhã, com as informações completas do que aconteceu no dia anterior.
• Outra iniciativa da Divisão este blog está reunindo todo o material produzido pelas demais mídias da Universidade, além de trazer informações em tempo real do que está acontecendo no Campus. Os internautas poderão também seguir o Twitter da semana que vai ser atualizado constantemente.
sábado, 11 de julho de 2009
Últimos preparativos para a 80ª Semana do Fazendeiro
Ruralistas de diversas regiões do país estarão em Viçosa, a partir deste domingo, quando será iniciada a 80ª Semana do Fazendeiro. O evento, organizado pela Universidade Federal de Viçosa, busca difundir conhecimentos técnicos de diversas áreas de atuação da universidade, visando melhorias na produtividade rural, além de contribuir para o bem-estar do produtor e de sua família.
A Semana do Fazendeiro é realizada pela UFV desde 1929 e, neste ano, tem como tema “80 anos de diálogo com o campo”. Serão oferecidos cursos, consultoria técnica e tecnológica – prestada por especialistas na 10ª Clínica Tecnológica UFV/Sebrae –, exposições de máquinas, implementos agrícolas, insumos, feira de artesanatos, diversas atividades culturais e, durante a quarta-feira, dia 15 de julho, os participantes da 80ª Semana do Fazendeiro poderão participar da Troca de Saberes, uma troca especial de conhecimentos importantes sobre o campo.
Fique por dentro de tudo o que acontece na Semana:
Matéria sobre a presença do Ministro Patrus Ananias na Semana do Fazendeiro
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Reitor concede entrevista à Rádio UFMG Educativa
O reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, acaba de dar uma entrevista à Rádio UFMG Educativa, ligada a Universidade Federal de Minas. O reitor falou sobre a 80ª Semana do Fazendeiro, a política de cotas recém implantada pela Universidade e destacou o trabalho desenvolvido pela rádio. A entrevista foi feita pelo jornalista Otávio Ogando para o programa Expresso 104,7. Ouça a entrevista no player abaixo.
Leia a matéria da visita na página da UFMG.
Rádio Universitária: Entrevista Pena Branca
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Novos cursos oferecidos
Ministrante Responsável: Ana Lúcia Salaro
Conteúdo: Escolha do local para implantação de uma piscicultura; construção e preparo de tanques e viveiros; avaliação da qualidade da água; escolha da espécie; povoamento dos tanques e viveiros e manejo alimentar dos peixes.
C.H. teórica: 4h C.H. prática: 4h No. Turmas: 1 – Vagas/Turma: 25
143 – Produção de Peixes Carnívoros (3ª. feira – manhã ) 14/07/2009
Ministrante Responsável: Ana Lúcia Salaro
Conteúdo: Principais espécies carnívoras (trairão, surubins, tucunaré e pirarucu); larvicultura, treinamento de peixes carnívoros a aceitar rações comerciais, manejo das matrizes e manejo da engorda.
C.H. teórica: 4h No. turmas: 1 – Vagas/turmas: 25
144 – Produção de Tilápia do Nilo (3ª. feira – tarde) – 14/07/2009
Ministrante Responsável: Ana Lúcia Salaro
Conteúdo: Manejo das matrizes; larvicultura. Reversão sexual e manejo da engorda; utilização de tanques-rede na engorda da tilápia do Nilo.
C.H. teórica: 4h No. turmas: 1 - Vagas/turma: 25
Confira a Programação da Semana
Domingo • 12/07/2009
19h (abertura) - Espaço Cultural Fernando Sabino - Coral Nossa Voz e Clube da Viola
20h - Espaço Multiuso - Banda Sinfônica Santo Antônio - Rio Doce-MG
21h - Espaço Multiuso - Conjunto de Seresta Zé Bóia
Segunda-feira • 13/07/2009
12h30 - Espaço Multiuso - Flor de Batuque
16h - Cine Carcará - Filme: Norbit
19h - Espaço Multiuso - Silvia e Flaviane
21h - Espaço Multiuso - Banda Trem Mineiro
Terça-feira • 14/07/2009
12h30 - Espaço Multiuso - Sebastião Farinhada (Cultura Popular)
16h - Cine Carcará - Filme: Assim Caminha a Humanidade
19h - Espaço Multiuso - Visita de “P. H. Rolfs e Arthur Bernardes” à UFV moderna (performance com atores convidados simulando uma improvável viagem no tempo de P. H. Rolfs e Arthur Bernardes à UFV nos dias atuais; discurso hipotético de Arthur Bernardes no palco do Multiuso).
19h - Espaço Multiuso - Tambores do Buieié
21h - Espaço Multiuso - Wanderley Dourado e Cristiano
Quarta-feira • 15/07/2009
12h30 - Espaço Multiuso - Palco aberto para apresentação de talentos dentre os participantes da Semana e outros grupos
16h - Cine Carcará - Filme: O Bicho vai pegar II
16h - Espaço Multiuso - Amigos da Viola
19h30 - Espaço Multiuso - Pena Branca
Quinta-feira • 16/07/2009
12h30 - Espaço Multiuso - Dener (Violão e Voz)
16h - Cine Carcará - Filme: Tapete Vermelho
19h - Espaço Multiuso - Cheiro de Relva
19h - Teatro do DED - Peça Curta as Curtas (espetáculo de cenas curtas montado pelos alunos do Projeto Teatro Solidário, da Escola Estadual Effie Rolfs)
21h - Espaço Multiuso - Zé Mulato
Sexta-feira • 17/07/2009
12h30 - Luizinho (Violão e voz)
16h - Cine Carcará - Filme: O Homem Bicentenário
19h - Espaço Multiuso - Roxinho e Rouxinol
21h - Espaço Multiuso - Gil e Guaxupé
Artes Visuais
06/07 a 31/07 - Hall da Biblioteca - Mostra fotográfica 40 anos em 40 fotos.
12/07 a 17/07 - Reta da UFV - Mostra fotográfica A história da Semana do Fazendeiro em Fotos.
13/07 a 17/07 - Pinacoteca - Mostra do Acervo da Pinacoteca.
13/07 a 17/07 - Casa 53, Vila Giannetti - Mostra do Acervo do Museu Histórico.
13/07 a 17/07 - Hall da Biblioteca - Mostra da EMATER.
Festival Gastronômico “Sabores do Campo”
Durante o evento, os estabelecimentos irão oferecer ao público diversos tipos de pratos e porções baseados nos sabores da fazenda.
Tours
13/07 a 17/07 - Circuito de Museus - Visitas à Pinacoteca, ao Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, ao Museu de Zoologia João Moojen, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, ao Museu Histórico da UFV, ao Parque da Ciência e à Casa Arthur Bernardes. As visitas devem ser agendadas no stand da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura.
Oficinas
As inscrições para as oficinas devem ser agendadas no stand da Pró- reitoria de Extensão e Cultura.
> Terça-feira - 14/07 - de 8h às 12h - Teatro do DED
Oficina de Teatro Terapia I: oficina ministrada pelo professor de teatro Fabrício Henrique, que explorará o lúdico, a criatividade e a improvisação do teatro, além de trabalhar com técnicas de relaxamento e descontração. A oficina é gratuita e serão oferecidas 20 vagas.
> Sexta-feira - 17/07 - de 8h às 12h - Teatro do DED
Oficina de Teatro Terapia II: oficina ministrada pelo professor de teatro Fabrício Henrique. A oficina é gratuita e serão oferecidas 20 vagas.
Troca de Saberes
Quarta-feira - 15/07 - de 14h às 16h30
Bordar, Cantar, Dançar e os fazeres da roça - Espaço Multiuso
Receitas, bordados, artesanato, danças, músicas, causos e outros.
TV Viçosa: Saiba mais sobre a Clínica Tecnológica
Reportagem: Grace Ferreira
Edição: Maurício Fonseca
Cinegrafista: José Carlos Soares
Reitor da UFV é entrevistado no “Bom dia, Minas”
O reitor Luiz Cláudio Costa será o entrevistado desta sexta-feira, 10, do Programa Bom Dia Minas, levado ao ar pela TV Globo Minas, de Belo Horizonte, afiliada da Rede Globo. A temática será a realização da 80ª Semana do Fazendeiro e da I Semana Nacional da Juventude Rural, eventos que começam nesse domingo, 12, para os quais está confirmada a presença do ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.
O Bom Dia Minas vai ao ar diariamente às 6h30, com apresentação de Elisangela Colodeti o noticiário vai ao ar em toda Minas Gerais e é o único noticiário da TV Globo Minas que é transmitido também pela Globo Internacional.
A inserção da UFV nos meios de comunicação de massa é uma das formas de ampliação da visibilidade institucional nos níveis estadual, nacional e internacional. “Essa visibilidade e inserção é importante como uma forma de mostramos, à sociedade brasileira, a excelência e a relevância da UFV. É preciso mostrar para todo o país o que faz a UFV. Muitas vezes somos surpreendidos quando vemos o mérito e o reconhecimento várias ações desenvolvidas na UFV serem atribuídas a outros órgãos. Assim, a divulgação da instituição é uma estratégia de consolidação de nossa trilogia, que se fundamenta na excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, com foco para a relevância social e a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro”, informou o reitor da UFV.
Novos dias de Campo
• Café - produção, beneficiamento e qualidade do café
Horário: das 8 às 16h
Público alvo: apenas produtores rurais
Vagas: 40
• Leite
Horário: das 8 às 16h
Vagas para Fazenda 1 - 40
Vagas para Fazenda 2 - 40
• Gado de Corte
Horário: das 8 às 16h
Público alvo: apenas produtores rurais
Vagas: 40
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Pratos da fazenda no festival gastronômico “Sabores do Campo”
Equipe organizadora com os proprietários dos estabelecimentos participantes
Uma das grandes atrações culturais da Semana do Fazendeiro deste ano é o Festival Gastronômico “Sabores do Campo”. Cinco estabelecimentos de Viçosa se inscreveram no edital: Bar do Edilson, Bar do Marquinhos, Bar Flor e Cultura, Bar Norte Mineiro e Boteco da Marlene. Cada um destes submeteu à organização do Festival 10 pratos desenvolvidos a partir da gastronomia tradicional de fazenda. Os pratos variam entre prato principal, caldos, porções, sobremesas e lanches e poderão ser
degustados pelo público durante o Festival, que acontece do dia 12 a 17 deste mês. Cada estabelecimento selecionado ocupará um stand no espaço Multiuso, onde acontecerão shows de música e outras atividades artístico-culturais no horário do almoço e à noite. A organização do Festival ofereceu aos estabelecimentos selecionados oficinas para aprimoramento dos profissionais (chefes, cozinheiros e auxiliares) da área de alimentos e bebidas. As oficinas, ministradas pela Chef Viviane Castro e pela professora da UFV Regina Milagres, foram sobre práticas de higiene e manipulação de alimentos, elaboração dos pratos participantes, food design e boas práticas de atendimento ao público. Os pratos inscritos estarão disponibilizados nos cardápios dos estabelecimentos selecionados durante o Festival. Venha participar desta iniciativa pioneira em Viçosa!
TV Viçosa: Depoimento da orquidófila, Claudecy Cooke
Equipe
Reportagem: Grace Ferreira
Edição: Maurício Fonseca
Cinegrafista: José Carlos Soares
TV Viçosa: Depoimento Secretária da Semana, Vera Daian
Edição: Maurício Fonseca
Cinegrafista: José Carlos Soares
terça-feira, 7 de julho de 2009
TV Viçosa: depoimento do pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima
Equipe
Reportagem: Grace Ferreira
Edição: Maurício Fonseca
Cinegrafista: José Carlos Soares
Hoje em Dia traz matéria sobre 80ª Semana do Fazendeiro
80 anos de diálogo com o campo
A Semana do Fazendeiro é realizada pela UFV desde 1929 e, neste ano, tem como tema “80 anos de diálogo com o campo”. Serão oferecidos cursos, consultoria técnica e tecnológica – prestada por especialistas na 10ª Clínica Tecnológica UFV/Sebrae –, exposições de máquinas, implementos agrícolas, insumos, feira de artesanatos, diversas atividades culturais e, durante a quarta-feira, dia 15 de julho, os participantes da 80ª Semana do Fazendeiro poderão participar da Troca de Saberes, uma troca especial de conhecimentos importantes sobre o campo.
Semana da Juventude Rural
Será realizada a Semana da Juventude Rural, com 300 inscrições de jovens entre 14 e 29 anos, residentes na área rural e estudantes das Escolas Família Agrícola. Os jovens terão a oportunidade de realizar oficinas de Agroecologia e Permacultura, Conservação de Solo e Água, Máquinas Agrícolas e Mecanização, entre outras. Além disso, haverá palestras, visita orientada e troca de saberes. O objetivo é contribuir para a formação e emancipação dos jovens rurais por meio de atividades educativas, culturais e de formação cidadã. O evento é uma parceria da Universidade Federal de Viçosa entre a UFV e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
Troca de Saberes
Outra novidade é a Troca de Saberes. Um espaço de formação para os participantes, onde o conhecimento será compartilhado de outra forma, diferentemente dos cursos. No dia 15 de julho, os interessados poderão participar da Troca de Saberes, um intercâmbio especial de conhecimentos sobre o campo.
Serão montadas tendas de Troca de Saberes, nas quais os participantes poderão fazer relatos de suas experiências e conhecimentos, além de discutir tradições e novas descobertas com outros participantes.
Festival Gastronômico “Sabores do Campo”
Uma das grandes atrações culturais da Semana do Fazendeiro deste ano é o Festival Gastronômico “Sabores do Campo”. Cinco estabelecimentos de Viçosa se inscreveram no edital, submetendo à organização do Festival 10 pratos desenvolvidos a partir da gastronomia tradicional de fazenda. Os pratos variam entre prato principal, caldos, porções, sobremesas e lanches e poderão ser degustados pelo público durante o Festival. Cada estabelecimento selecionado ocupará um stand no espaço Multiuso, onde acontecerão shows de música e outras atividades artístico-culturais no horário do almoço e à noite. A organização do Festival ofereceu aos estabelecimentos selecionados oficinas para aprimoramento dos profissionais (chefes, cozinheiros e auxiliares) da área de alimentos e bebidas. As oficinas, ministradas pela Chef Viviane Castro e pela professora da UFV Regina Milagres, foram sobre práticas de higiene e manipulação de alimentos, elaboração dos pratos participantes, food design e boas práticas de atendimento ao público.
Atrações Culturais
Durante toda a Semana, a Cultura estará espalhada pelo Campus. A Divisão de Assuntos Culturais reuniu uma serie de atrações musicais, de teatro, filmes, tours por museus, além de oficinas para entreter os participantes. O grande destaque é o cantor e compositor Pena Branca, que se apresenta na quarta-feira no Espaço Multiuso.
Confira a programação cultural:
Domingo • dia 12
19h (abertura) - Espaço Cultural Fernando Sabino - Coral Nossa Voz e Clube da Viola
20h - Espaço Multiuso - Banda Sinfônica Santo Antônio - Rio Doce-MG
21h - Espaço Multiuso - Conjunto de Seresta Zé Bóia
Segunda-feira • dia 13
12h30 - Espaço Multiuso - Flor de Batuque
16h - Cine Carcará - Filme: Norbit
19h - Espaço Multiuso - Silvia e Flaviane
21h - Espaço Multiuso - Banda Trem Mineiro
Terça-feira • dia 14
12h30 - Espaço Multiuso - Sebastião Farinhada (Cultura Popular)
16h - Cine Carcará - Filme: Assim Caminha a Humanidade
19h - Espaço Multiuso - Visita de “P. H. Rolfs e Arthur Bernardes” à UFV moderna (performance com atores convidados simulando uma improvável viagem no tempo de P. H. Rolfs e Arthur Bernardes à UFV nos dias atuais; discurso hipotético de Arthur Bernardes no palco do Multiuso).
19h - Espaço Multiuso - Tambores do Buieié
21h - Espaço Multiuso - Wanderley Dourado e Cristiano
Quarta-feira • dia 15
12h30 - Espaço Multiuso - Palco aberto para apresentação de talentos dentre os participantes da Semana e outros grupos
16h - Cine Carcará - Filme: O Bicho vai pegar II
20h - Espaço Multiuso - Amigos da Viola
21h - Espaço Multiuso - Pena Branca
Quinta-feira • dia 16
12h30 - Espaço Multiuso - Dener (Violão e Voz)
16h - Cine Carcará - Filme: Tapete Vermelho
19h - Espaço Multiuso - Cheiro de Relva
19h - Teatro do DED - Peça Curta as Curtas (espetáculo de cenas curtas montado pelos alunos do Projeto Teatro Solidário, da Escola Estadual Effie Rolfs)
21h - Espaço Multiuso - Zé Mulato
Sexta-feira • dia 17
12h30 - Luizinho (Violão e voz)
16h - Cine Carcará - Filme: O Homem Bicentenário
19h - Espaço Multiuso - Roxinho e Rouxinol
21h - Espaço Multiuso - Gil e Guaxupé
Artes Visuais
De 6 a 31 de julho - Saguão da Biblioteca Central - Mostra fotográfica 40 anos em 40 fotos.
Dia 12 de julho a 17 de julho - Reta da UFV - Mostra fotográfica A história da Semana do Fazendeiro em Fotos.
De 13 a 17 de julho - Pinacoteca - Mostra do Acervo da Pinacoteca.
De 13 a 17 de julho - Casa 53, Vila Giannetti - Mostra do Acervo do Museu Histórico.
Dia 13 de julho a 17 de julho - Hall da Biblioteca - Mostra da Emater-MG.
Tours
De 13 a 17 de julho - Circuito de Museus - Vistas à Pinacoteca, ao Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, ao Museu de Zoologia João Moojen, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, ao Museu Histórico da UFV, ao Parque da Ciência e à Casa Arthur Bernardes. As visitas devem ser agendadas no stand da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Oficinas
As inscrições para as oficinas devem ser agendadas no stand da Pró- reitoria de Extensão e Cultura.
Terça-feira – dia 14, das 8h às 12h - Teatro do DED
Oficina de Teatro Terapia I: oficina ministrada pelo professor de teatro Fabrício Henrique, que explorará o lúdico, a criatividade e a improvisação do teatro, além de trabalhar com técnicas de relaxamento e descontração. A oficina é gratuita e serão oferecidas 20 vagas.
Sexta-feira – dia 17, das 8h às 12h - Teatro do DED
Oficina de Teatro Terapia II: oficina ministrada pelo professor de teatro Fabrício Henrique. A oficina é gratuita e serão oferecidas 20 vagas.
Troca de Saberes
Quarta-feira – dia 15, das 14h às 16h30
Bordar, Cantar, Dançar e os fazeres da roça - Espaço Multiuso
segunda-feira, 6 de julho de 2009
TV Viçosa: depoimento do reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa
Equipe
Reportagem: Grace Ferreira
Edição: Maurício Fonseca
Cinegrafista: José Carlos Soares
Semana do Fazendeiro é destaque no caderno Agropecuário do Estado de Minas
De Clipping |
sábado, 4 de julho de 2009
Universidade deve fomentar responsabilidade social, diz reitor da UFV
"Queremos formar o melhor técnico, mas também o melhor cidadão." Com essas palavras, o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, concluiu discurso em solenidade que homenageou, na sexta-feira (3/7/09), os 80 anos da Semana do Fazendeiro, primeiro programa de extensão universitária do País. Desde 1929, a Semana tem uma programação que busca levar conhecimento ao homem do campo e ao agricultor familiar, respeitando a cultura e o saber locais. Para o reitor, essa responsabilidade social deve nortear a formação do jovem universitário. "Hoje, 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. Não nos falta tecnologia para a produção de alimentos, mas sim um modelo de mundo que também temos que construir na universidade", avaliou.
Os deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), autor do requerimento da homenagem, e Padre João (PT), que falou em nome da bancada, destacaram a importância da atuação voltada para a comunidade. A Semana do Fazendeiro é um exemplo disso, mas também iniciativas como a Casa dos Prefeitos, que busca dar apoio técnico a projetos de prefeituras sobre temas como plano diretor, agricultura e geoprocessamento. "A universidade de Viçosa é pioneira na extensão, no contato com os trabalhadores do campo e o agricultor familiar e no apoio a assentados da reforma agrária", completou Adelmo Carneiro Leão. "Essa é a primeira vez na história da UFV que as portas estão escancaradas para os movimentos sociais", enfatizou Padre João.
Destaque no País - O presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, deputado Vanderlei Jangrossi (PP), avaliou que a Semana do Fazendeiro integra o fundamento científico ao conhecimento popular, promovendo "educação, cultura e cidadania". Ele lembrou ainda que a universidade é referência em várias áreas do conhecimento e tem caráter eclético, destacando-se tanto na agricultura e na veterinária, quanto nas ciências biológicas, exatas e humanas. A UFV é a terceira do País e a primeira de Minas dentre as mais de 1,4 mil instituições no ranking do Ministério da Educação (MEC).
Investimentos na educação superior
O reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, e os deputados Adelmo Carneiro Leão e Padre João elogiaram os investimentos na educação superior pública pelo governo do presidente Lula. Segundo eles, há mais vagas, mais cursos e mais campos de extensão. O deputado Adelmo Carneiro Leão destacou iniciativas como os centros de formação tecnológica; e o reitor informou que as universidades públicas estão hoje em 100 municípios, mas a expansão tem sido de qualidade. "Essa não pode ser uma política de governo e sim uma política de Estado, pois nenhum país no mundo avançou sem o investimento na universidade", pontuou Costa. O deputado Padre João completou que o conhecimento é "instrumento de libertação e de desenvolvimento social".
Lembrando que a UFV foi criada pelo ex-presidente Arthur Bernardes, o reitor condenou discursos que tentam desqualificar a política e os políticos. "Precisamos do político sério; equívocos existem em todas as áreas da sociedade", ponderou. Sobre a universidade concluiu, categórico: "não podemos pensar raso; temos que propor soluções para o País."
Ao final da solenidade, o Coral da UFV, formado por alunos de vários cursos de graduação, apresentou algumas composições, sob a regência de Rogério Moreira Campos.
Presenças - Compuseram a Mesa dos trabalhos os deputados Vanderlei Jangrossi (PP) e Padre João (PT), presidente e vice-presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial; deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), autor do requerimento da homenagem; a presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Cristina Fontes, que também representou o deputado federal Paulo Piau; o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) e o reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa. Também participaram da solenidade os deputados estaduais Sebastião Helvécio (PDT), Fábio Avelar (PSC) e Carlos Gomes (PT), além de várias autoridades, entre elas a vice-reitora da universidade, Nilda de Fátima Ferreira Soares.
Mais fotos da solenidade podem ser conferidas no site Descubra-me e no Portal de Viçosa.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Universidade Federal de Viçosa será homenageada nesta sexta na Assembléia Legislativa
Os 80 anos do Programa de Extensão Universitária Semana do Fazendeiro, realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), serão comemorados em Reunião Especial, hoje, às 20 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), um dos autores do requerimento para a realização da homenagem, afirmou que esses 80 anos "representam o papel capacitador da UFV, que vai além do ensino formal e atinge a formação do jovem, da mulher e do homem do campo". Segundo ele, "a verdadeira dimensão da universidade se completa com a responsabilidade social com a comunidade. E a UFV é um exemplo disso".
Pioneirismo - Segundo a UFV, a Semana do Fazendeiro é o primeiro programa de extensão realizado no Brasil. Este ano, será realizada no período 12 a 17 de julho, no Campus da UFV, com o tema "80 Anos de Diálogo com o Campo".
O objetivo é difundir entre os participantes conhecimentos técnicos das áreas de atuação da UFV, para a melhoria da produtividade, da produção e qualidade de vida do homem do campo. Durante a semana, haverá minicursos e cursos em diferentes áreas, além de exposição de máquinas e implementos agrícolas, prestadores de serviços e artesanatos.
Além de Adelmo Carneiro Leão, também assinaram o requerimento para a homenagem os deputados Carlos Gomes (PT), Durval Ângelo (PT) e Weliton Prado (PT), além das deputadas Cecília Ferramenta (PT), Maria Tereza Lara (PT).
80 anos de diálogo com o campo
De Fotos históricas |
Realizada desde o final da década de 20, a Semana do Fazendeiro vem sendo utilizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) como uma das formas mais eficientes para compartilhar os resultados de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio e para o bem-estar social do produtor rural e de sua família. Durante o evento, são promovidas exposição de máquinas e implementos agrícolas, exposição de artesanato, atividades de lazer e variada programação cultural.
De Fotos dos Cursos • Semanas Anteriores |
Cursos
A inscrição na Semana do Fazendeiro dá o direito a cada participante de fazer até cinco cursos, além dos de Dança de Salão e Caminhada Orientada, que são noturnos.
Para facilitar o planejamento e a escolha dos interessados, a programação dos cursos foi feita em diferentes horários, com a carga variando de quatro a 32 horas, nos 141 cursos oferecidos.
A distribuição dos cursos acontecerá no Ponto de Distribuição em frente ao Edifício Arthur Bernardes, no horário de 7h30 às 7h50 e das 13h30 às 13h50, exceto cursos que possuem saída antecipada.
Na Secretaria da Semana do Fazendeiro o interessado poderá obter informações sobre apostilas da Semana e boletins técnicos disponíveis. Lembrando-se que alguns instrutores não solicitam apostilas.
Troca de Saberes
Está organizado para a 80ª Semana do Fazendeiro outro espaço de formação para os participantes, onde o conhecimento será compartilhado de outra forma, diferentemente dos cursos. No dia 15 de julho, os interessados poderão participar da Troca de Saberes, um intercâmbio especial de conhecimentos sobre o campo.
Serão montadas tendas de Troca de Saberes, nas quais os participantes poderão fazer relatos de suas experiências e conhecimentos, além de discutir tradições e novas descobertas com outros participantes. Os temas e os locais das tendas estarão disponíveis na pasta entregue a cada participante, que deverá indicar no Ponto de Distribuição de Cursos, durante os dias 12, 13 e 14, os temas de seu interesse.
Essa atividade será coordenada por professores e técnicos da UFV, que organizarão as ‘conversas’. Os temas e os locais estarão disponíveis na pasta dos participantes. Cada participante deverá indicar seus temas de interesse entre domingo e terça feira no Ponto de Distribuição de Cursos. A Troca de Saberes acontecerá durante toda a quarta-feira.
Quem pode participar
Poderão se inscrever na Semana do Fazendeiro produtores rurais acima de 18 anos, interessados em adquirir conhecimentos técnicos nas áreas temáticas dos cursos e obter consultoria técnica e tecnológica prestada por especialistas na Clínica Tecnológica.
Também poderão se inscrever seus familiares diretos, até segundo grau, trabalhadores do setor agropecuário, estudantes de escolas agrotécnicas (filhos de produtores rurais e, ou, menores aprendizes do meio rural), acima de 16 anos ou a completar até julho de 2009, mediante comprovação documental.
Os participantes da 79ª. Semana do Fazendeiro (2008), que comprovaram o vínculo rural não precisam apresentar novamente esse comprovante.
A inscrição de outras pessoas não vinculadas ao meio rural está condicionada à existência de vagas, deverão ser feitas apenas no domingo, no dia 12 de julho, após as 16h, diretamente na Secretaria do evento.
Atividades Principais
Clínica Tecnológica
A participação na Clínica Tecnológica é gratuita para os inscritos da Semana do Fazendeiro, bastando agendar horários na Secretaria. A programação de consultorias estará disponível na pasta do participante.
Leilões
O Leilão de Equinos da 80ª Semana do Fazendeiro vai acontecer no dia 14 de julho, às 19h, no Setor de Equideocultura. A listagem completa dos animais que serão leiloados estará dentro da pasta do participante. Haverá transporte para o local, saindo do Ponto de Distribuição, mediante apresentação do crachá de participação. A saída será impreterivelmente às 18h45. Após esse horário não será disponibilizado transporte para o local. Em breve disponibilizaremos a lista na internet, site da Semana.
De Stands |
Estandes Institucionais: Empresas – Comércio - Artesanato
Durante a 80ª Semana do Fazendeiro haverá uma estrutura de estandes que permitirá às diferentes organizações apresentarem seus trabalhos ao público participante. Isso tem criado ao longo desses anos de Semana do Fazendeiro várias possibilidades de bons negócios e a apresentação de diferentes produtos que são comercializados no evento.
De Programação Cultural • Semanas anteriores |
Na programação Cultural da 80ª Semana do Fazendeiro constam shows musicais, festival de música caipira, teatro, sessões de cinema, mostra fotográfica, mostra de artistas plásticos, apresentações de dança, atividades de dança com os participantes, “Festival Sabores do Campo”, oficinas de arte e outras tantas atividades. A principal apresentação da Semana do Fazendeiro será o show musical do cantor e compositor Pena Branca. A programação estará disponível na pasta dos participantes.
Documentos exigidos para comprovação de vínculo rural
- Produtores rurais: cópia xérox do cartão do INCRA, Emater, ITR ou conta de luz da propriedade rural e cópia da identidade.
- Filhos e parentes até 2º. grau do produtor: cópia das identidades do produtor e do parente.
Estudantes de escolas agrotécnicas: cópia da identidade e do comprovante de matrícula.
Participantes de sindicatos, cooperativas, ONGs e entidades municipais, estaduais e federais vinculadas diretamente ao meio rural: cópia da identidade e de documento que o vincule aos órgãos citados.
Para fazer inscrição durante a Semana
O interessado deverá se dirigir à Secretaria da Semana do Fazendeiro. no dia As pessoas vinculadas ao espaço rural deverão apresentar comprovação de vínculo rural.
Alimentação
A alimentação, no Restaurante Universitário, durante o período, será composta de café da manhã, ao preço de R$ 1,60 e almoço e jantar no valor de R$ 3,50.
Informações mais detalhadas poderão ser obtidas pelos telefones (31) 3899-1701- 3899-2156 e pelos endereços www.semanadofazendeiro.ufv.br e semanadofazendeiro@ufv.br.