Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Por trás das câmeras


A 82ª Semana do Fazendeiro teve a cobertura completa da TV Viçosa e da Rádio Universitária FM, com flashes informativos ao vivo, além da grade de programação que foi gravada também ao vivo no evento.

Dentre os programas, está o Estúdio Acústico, apresentado por João Vicente e Luciano Santana, que leva músicos locais à TV para divulgarem seus trabalhos. Normalmente, o programa é exibido às quintas-feiras pela manhã, com reprise à noite, mas excepcionalmente essa semana, ele foi ao ar diariamente às 15h gravado ao vivo diretamente da Semana do Fazendeiro. A bolsista Luiza Quintão, responsável pela elaboração da Agenda Cultural mostrada no programa, comenta a sensação de gravar ao vivo próximo ao público: “a gente faz ao vivo do estúdio, mas lá tem pouca gente assistindo. Já aqui, tinha muita gente para ver as atrações culturais e saber o que vai acontecer no dia”.
O principal programa da TV Viçosa também foi gravado ao vivo, o Jornal Regional, apresentado por Fernanda Pônzio. O público pôde ver como é a gravação de um jornal e acompanhar a correria do dia-a-dia. A bolsista Paula Tibúrcio, responsável pela revisão dos textos desse blog, do site e do Jornal da UFV, comenta a peculariedade de acompanhar tudo na Semana do Fazendeiro. "É uma sensação única conhecer todos os envolvidos nos programas exibidos na televisão e saber como é feito e todo o trabalho por trás das câmeras para que chegue ao público o produto final", diz.

Você pode acompanhar a programação da Rádio Universitária FM 100,7 pela internet, através do site www.rtv.ufv.br , e da TV Viçosa pelo canal 13, além de alguns vídeos que o blog oficial da Semana do Fazendeiro disponibiliza.




sexta-feira, 15 de julho de 2011

Jovens aprendem sobre a aplicação de energias renováveis na agricultura

Os jovens participantes da 3ª Semana da Juventude Rural tiveram a oportunidade de nesta quinta-feira, dia 14, aprender sobre a aplicação das energias renováveis na agricultura. O curso, ministrado pelo professor Roberto Precci Lopes, foi dividido em uma parte teórica realizada no Pavilhão de Aulas II (PVB), de 8h as 12h, e em uma parte prática que possibilitou a visita técnica dos jovens nas instalações do Departamento de Engenharia Agrícola.

De acordo com o Roberto Precci, o curso é importante para os jovens compreenderem que em sua propriedade rural há fontes de energia suficientes para suprir todas as necessidades de sua família. " É preciso que esses jovens percebam que dentro da sua propriedade rural há um poço de petróleo verde. A produção de um hectare de cana-de-açúcar, por exemplo, possibilita a produção de 6.000 litros de álcool."

A 3ª Semana da Juventude Rural é realizada por meio de uma parceria entre a UFV e a Emater. A partir do evento, 150 jovens da região são capacitados em cursos e oficinas oferecidos desde terça-feira, dia 12.
Professor Roberto Precci explica como se produz álcool por meio do processamento de cana-de-açúcar
Demostração de geração de energia a partir de placas solares

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Zé Geraldo e Bianca Luar animam a quinta noite de shows

A noite desta última quarta-feira, dia 13, foi movimentada e repleta de atrações nacionalmente conhecidas. O público dançou e cantou ao som de Tião Farinhada, que abriu a noite de shows, às 19h. Logo após, foi a vez de Bianca Luar e Ian Guedes, que tocaram sucessos do Clube da Esquina, importante movimento musical da década de 1960. Para fechar a programação, a grande atração da quinta noite de shows foi o cantor e compositor Zé Geraldo, que cantou suas músicas conhecidas na voz de Zé Ramalho, Zeca Baleiro, entre outros artistas.
A cantora Bianca Luar elogiou a organização do evento e o público. “A Universidade é muito linda e a organização da Semana do Fazendeiro está extraordinária. O público é muito eclético e receptivo, respeita todo tipo de música e canta junto com a gente, que é muito bom. Desde que chegamos aqui em Viçosa fomos muito bem recebidos e esperamos voltar mais vezes”, comenta. A banda tocou, além de sucessos nacionais como Renato Russo, canções do Clube da Esquina, pois considera um movimento muito importante para a música brasileira, mas é pouco conhecido do público geral.

Natural de Rodeiro, a menos de 100 km de Viçosa, Zé Geraldo foi a última, e principal, atração dessa quinta noite de shows. “É muito bom voltar à Viçosa depois de muito tempo. A platéia daqui é animadíssima, perceber esse retorno positivo do público não há cachê que pague”, diz. Em mais de uma hora de show, o Zé Geraldo cantou todos os seus sucessos, como Rio Doce, Cidadão e Milho aos Pombos.

TV Viçosa realiza cobertura da 82ª Semana do Fazendeiro

A TV Viçosa está realizando uma cobertura especial da 82ª Semana do Fazendeiro, com transmissões, ao vivo, do Jornal Regional e com matérias sobre o evento extensionista. Algumas delas podem ser conferidas abaixo.





Assista as entradas ao vivo da 82ª Semana do Fazendeiro no MGTV 1ª edição

Assista aos vídeos sobre a 82ª Semana do Fazendeiro  no MGTV 1ª edição desta quarta-feira, dia 13. O repórter, Ricardo Ribeiro, da TV Panorama, afiliada da Rede Globo, entrevistou uma das coordenadoras da Juventude Rural, Margareth Guimarães, e o chefe da Divisão de Assuntos Culturais, Geraldo Leandro Filho. O músico Tião Farinhada ainda se apresentou ao vivo para o telejornal. Confira, abaixo, os vídeos.



quarta-feira, 13 de julho de 2011

Clínica Tecnológica


Durante a Semana do Fazendeiro uma das atividades oferecidas aos participantes é a Clínica Tecnológica, uma parceria da UFV-TEC / Pró-Reitoria de Extensão (PEC) e do SEBRAE. Trata-se de um espaço reservado para prestar consultorias aos produtores rurais, atendendo-os de forma coletiva em até no máximo 12 pessoas. As consultorias começaram na segunda-feira e terminarão amanhã, 14, sempre a partir das 16h e com duração de 2 horas cada uma, no Centro de Ensino de Extensão, o CEE.
A Clínica Tecnológica nasceu na Semana do Fazendeiro há 12 anos. A partir de sua criação a ideia se expandiu e atende não só aqui na UFV, mas em quaisquer eventos que quiserem convidá-la, mesmo no meio empresarial. Ao todo, são 58 temas sobre produção, criação, propriedade e negócios gerais, que são ministrados por profissionais vinculados à UFV. Para quem está inscrito na Semana do Fazendeiro, as inscrições são gratuitas, já para quem não está inscrito, mas ainda assim, pretende receber as consultorias, a taxa é de R$15,00 para fazer até cinco cursos.

Rádio Universitária 100, 7 FM realiza cobertura da 82ª Semana do Fazendeiro

A Rádio Universitária FM 100, 7 está realizando uma completa cobertura da 82ª Semana do Fazendeiro. 
Confira, abaixo, algumas matérias produzidas pela equipe da rádio.
Para acompanhar toda a cobertura da 82ª Semana do Fazendeiro ouça a Rádio Universitária, clicando aqui











Mini Fazenda é novidade na Semana do Fazendeiro

Mini-pôneis, mini-bois, mini-vacas. Esses são alguns dos animais que estão expostos na 82ª Semana do Fazendeiro. A mini-fazenda  é uma das principais atrações do evento.

Sargento João Ferreira
“Nós queremos aproximar a população dos animais”, conta o coordenador da mini-fazenda, Sargento João Ferreira, da Policial Militar Ambiental de Belo Horizonte. “Nosso objetivo é mostrar a diversidade da fauna e flora, os crimes ambientais e as armadilhas mais comuns, para que as pessoas possam ajudar na fiscalização ambiental”, completa o Sargento.

Wanderson Luis da Silva
O animal que mais chama atenção dos visitantes é a cobra Juju, uma Piton Albina Asiática de 6,800 kg e 1,80 cm. “É muito interessante. Eu nunca tinha visto uma cobra de perto”,  conta Bryan Beltrão, de nove anos. Wanderson Luis da Silva, de quinze anos completa. “Ela não machuca ninguém porque está presa”.
Bryan Beltrão

Já Mariane Laureano, de sete anos, preferiu o lobo-guará taxidermizado (empalhado). “Eu já tinha visto um lobo-guará de dentro do carro e queria conhecer mais de perto”, conta ela.
Mariane Laureano
A mini-fazenda é uma atração também para os adultos, como relata a visitante Sirlene Souza Rodrigues. “É muito interessante porque têm muitos bichos que até mesmo nós adultos não conhecíamos”, diz ela.
Sirlene Souza Rodrigues

Os animais vieram de São João Del Rei e de Belo Horizonte. A mini-fazenda está aberta durante toda a Semana do Fazendeiro e fica em frente ao Centro de Vivência.






III Semana da Juventude Rural

Teve início ontem e vai até sexta-feira, 15, a III Semana da Juventude Rural, que é realizada numa parceria da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) com a Universidade Federal de Viçosa e conta com 160 participantes ligados ao projeto Transformar e alunos da Escola Familiar Agrícola. A semana da juventude rural é destinada aos jovens entre 16 e 29 anos, filhos de agricultores familiares que vivem no campo, e aproveita a estrutura da Semana do Fazendeiro para que os participantes façam contatos e troquem conhecimentos. Segundo a coordenadora da EMATER, Margareth Gonçalves, o evento é importante para que os participantes possam trocar informações entre eles e façam reflexões a respeito do papel deles nas comunidades que vivem.

O agrônomo Marcelo Libânio ministra a oficina de planejamento e meio ambiente, onde discute conceitos básicos como ciclo da água, bioma, questão da chuva e água. “A partir desses conceitos construídos aqui, discutimos o planejamento da propriedade rural dentro da visão ambiental, como morar bem e como estar adequado dentro da questão do código florestal”.

Com 23 anos, é a primeira vez que Josemar Dias participa do evento. “A troca de conhecimentos não ocorre somente aqui, quando voltamos para as nossas cidades, levamos o que aprendemos e isso enriquece nossa produtividade”, diz o jovem natural de Jequeri. Josemar afirma, ainda, o desejo de cursar Geografia na UFV e acredita ser esse o início de um longo caminho de sucesso que busca.
Oficina de planejamento e meio ambiente

Dia-de-Campo na Semana do Fazendeiro mostra vantagens da integração lavoura-pecuária-silvicultura

A integração entre lavoura, pecuária e silvicultura é uma das mais promissoras alternativas para o agronegócio brasileiro, tanto do ponto de vista da produção agropecuária quanto da preservação ambiental, ampliando as opções de exploração da terra sem a necessidade de aumentar a área ocupada com esse tipo de atividade. Esse foi o tema de um dos dias-de-campo da 82ª Semana do Fazendeiro, que reuniu, nesta terça-feira, dia 12, no auditório do Centreinar e no Sítio Boa União, no município de Viçosa, mais de 120 produtores rurais, técnicos e estudantes para palestras e aulas práticas sobre o assunto.

Coordenado pelo professor Lino Roberto Ferreira, do Departamento de Fitotecnia da UFV, e pelo extensionista Rogério Jacinto Gomes, da Emater-MG, o evento possibilitou a abordagem de técnicas de renovação de pastagens degradadas, utilizando o plantio direto, dentro da perspectiva da integração entre lavoura, pecuária e silvicultura (ILPF). Como informou o professor Lino Roberto Ferreira, esses dias-de-campo vêm sendo realizados, há quatro anos, em parceria pela UFV e pela Emater-MG, em diversos municípios da Zona da Mata, com resultados positivos para a rentabilidade do produtor e para a preservação ambiental.

As atividades iniciaram com palestras no auditório do Centreinar, proferidas pelo secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Paulo Afonso Romano, que falou sobre a “Adequação socioeconômica e ambiental de propriedades rurais”; pelo chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maurício Carvalho de Oliveira, que abordou “A integração lavoura-pecuária-silvicultura como estratégia de recuparação de pastagens degradadas, dentro do Programa Agricultura de Baixo Carbono”; e pelo empresário e líder rural John N. Landers, cujo tema foi “Desmatamento zero: o dever de cada um”.

Nas aulas práticas, foram feitas demonstrações sobre plantio direto; construção de cerca eficiente a baixo custo; planejamento da propriedade para implantação do sistema ILPF; implantação e condução do componente florestal; e manejo da adubação no sistema ILPF. Atuaram como expositores os professores Lino Roberto Ferreira, Ernani Luís Agnes e Sílvio Nolasco Neto, da UFV; o especialista Luís Henrique Lopes de Freitas, da UFV; o extensionista Rogério Jacinto Gomes; e os pós-graduandos Gisele Lima Ferreira e Miller Soares Machado.

A realização do circuito de dias-de-campo sobre o tema, nos diversos municípios da região é da UFV, Emater-MG, Governo de Minas e das prefeituras locais, com apoio da Epamig, CNPg, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Fundação Arthur Bernardes.

1º Leilão de Gado de Leite Elite Noite das Campeãs

Nesta quinta-feira, dia 14, a atração de destaque da 82ª Semana do Fazendeiro será o 1º Leilão de Gado de Leite Elite Noite das Campeãs. Serão levado a arremate, nas instalações montadas na parte central do campus 70 lotes de animais das raças girolando e holandês. O cadastro para lances será realizado no próprio local.

Serão leiloadas 60 vacas paridas, 60 bezerras, 30 novilhas e 5 tourinhos gir. A organização do evento está a cargo da empresa Realiza Leilões.

Mais Informações: www.lelaovicosa.blogspot.com ou (31) 8602-7499

terça-feira, 12 de julho de 2011

Troca de saberes vai até amanhã

Unir o saber popular à pesquisa científica é o tema da Semana do Fazendeiro deste ano. Mas, desde 2009, esse é o objetivo do projeto troca de saberes por meio de palestras, minicursos e integrações culturais. 
Durante a manhã de ontem, dança, música e poesia deram início à cerimônia de abertura que aconteceu no gramado próximo ao barzinho do DCE. O projeto termina amanhã, e durante os três dias, estudantes, professores, viçosenses e agricultores familiares têm a oportunidade de estender seu conhecimento e aprender com as vivências de cada um.
São mais de 15 comunidades presentes no evento e mais de 24 instalações que vão discutir sobre sete temas. Os debates são sobre agroecologia, agricultura familiar, cultura e políticas culturais, com presença de vários artistas locais e regionais.


Público participante


Rádio Inconfidência transmite A Hora do Fazendeiro diretamente da UFV

Acompanhe pela Rádio Inconfidência 100, 9 FM e AM 880, nesta terça-feira, dia 12, a partir das 17 horas a transmissão ao vivo da 82ª Semana do Fazendeiro.  

A transmissão ocorrerá no programa  A Hora do Fazendeiro que está há 74 anos no ar, sendo o mais antigo e tradicional do rádio brasileiro, com informações gerais, dicas e informações essenciais para os produtores rurais, entrevistas com técnicos agrícolas e pecuários, além da autêntica música sertaneja de raiz. 

A equipe da A Hora do Fazendeiro é composta pelos apresentadores Tina Gonçalves e Cristiano Batista; pela produtora e repórter Aline Louise; e pelo programador Dirso César. O programa está sendo transmitido desde esta segunda-feira, dia 11, diretamente da 82ª Semana do Fazendeiro.

O técnico da Emater, Elson Gomes de Castro, com a repórter Aline Louise e o apresentador Cristiano Batista

Degustação de café na Semana do Fazendeiro

Durante a tarde de hoje, 12, e a tarde de amanhã, está acontecendo uma degustação de café dos produtores da região das Matas de Minas. A iniciativa é de uma multinacional em conjunto com o Centro de Excelência do Café que premia os cinco primeiros colocados com troféus e conta com a participação apenas dos degustadores oficiais, não sendo aberto ao público.
Jocimar Mauri
Segundo o representante técnico de vendas da empresa, Jocimar Mauri, é a primeira vez que a degustação acontece na Semana do Fazendeiro. “Se tudo der certo, voltaremos nos próximos anos”, complementa.

André Peres

O degustador André Gomes Peres explica os critérios de avaliação dos cafés: “Nós analisamos a fragrância, o aroma, o corpo, a uniformidade, a acidez, a doçura, a “pureza”, a doçura, o sabor em si e o sabor residual”. Além disso, ele explica que não ingere o café, apenas coloca na superfície da língua. “O paladar, a gente sente na língua e não na boca. Por isso não o ingerimos, só apreciamos”, completa. As notas são de zero a 10 para cada critério, chegando ao máximo de 100 pontos que, segundo ele, é impossível.


Cafés degustados



Neutralização dos gases do efeito estufa

Dentre dos quase 300 estandes montados na semana do fazendeiro, está o do programa carbono zero. Organizado pela pró-reitoria de extensão e cultura e departamento de engenharia florestal, o objetivo do programa é quantificar a emissão de gases do efeito estufa dos produtores rurais e da semana do fazendeiro, além de conscientizar a população para a redução desses gases.
Para calcular o número de gás carbônico emitido pelos produtores, a equipe do projeto leva em consideração quatro fatores: a atividade pecuária, o consumo de energia, o uso de transportes e o cultivo de culturas agrícolas. Já para o cálculo do quanto é emitido na semana do fazendeiro, a equipe considera o consumo em energia elétrica, os resíduos gerados e o volume de combustíveis gastos com o transporte. a partir dos dados a universidade federal de viçosa se compromete a fazer o plantio de árvores em alguma área degradada da região, para que neutralize as emissões da semana do fazendeiro.
O plantio das árvores é realizado, normalmente, em outubro, quando é realizada uma corrida partindo da entrada da UFV em direção ao local do plantio. Ano passado, na primeira edição do projeto, foram plantadas 400 mudas e para esse ano, a expectativa é ainda maior.
Estande do Carbono Zero

Entrevista sobre o Projeto Carbono Zero é exibida no Bom Dia Minas

 O projeto Carbono Zero esteve em pauta hoje, dia 12, na edição do Bom Dia Minas, quando foi realizada  uma entrevista do repórter Ricardo Ribeiro da TV Panorama, afiliada da Rede Globo, com um dos responsáveis pelo projeto, Ricardo Martiniano.

Coordenado pelo Departamento de Engenharia Florestal da UFV, o Carbono Zero foi inaugurado na 81ª Semana do Fazendeiro e busca quantificar as emissões de gás carbônico no evento, ao mesmo tempo que sensibiliza os produtores sobre suas atitudes no campo. As emissões são neutralizadas pelo plantio de árvores de espécies nativas em áreas que precisam ser recuperadas.

Curso de Criação de Lambaris é uma oportunidade para aumentar a renda do pequeno produtor

Nesta segunda-feira, dia 11, tiveram início os cursos que serão oferecidos na 82ª Semana do Fazendeiro. Entre as mais variadas opções que podem auxiliar o pequeno produtor rural, uma boa pedida é o curso Criação de Lambaris em Cativeiro, ministrado pela professora do Departamento de Biologia Animal, Ana Lúcia Salaro.

O curso foi realizado durante toda a segunda-feira na Psicultura e abordou desde os custos de produção ao preparo e consumo do Lambari do Rabo Amarelo (Astyanax Bimaculatus).

De acordo com Ana Lúcia, o oferecimento do curso Criação de Lambaris na 82ª Semana do Fazendeiro é pertinente devido ao fato deste peixe ser uma espécie em franca expansão com a possibilidade de ser criada em pequenas áreas, sendo assim, um négocio vantajoso para o pequeno produtor agregar valores à sua renda.

Além deste curso, a professora irá oferecer os cursos de criação de Peixes Carnívoros, na manhã desta terça-feira, dia 12; e de criação de Tilápia do Nilo, nesta quarta-feira, dia 13. “ O objetivo é oferecer várias opções ao produtor para que ele possa escolher o melhor nicho de mercado que irá ao encontro de seus interesses.”

O produtor Manoel Nogueira aprovou o curso. "Essa área muito me interessou e esse aprendizado é importante por ser mais uma área a ser trabalhada na propriedade, podendo ajudar na minha sobrevivência."

                             







Globo Rural destaca a 82ª Semana do Fazendeiro

Na edição do Globo Rural de hoje, dia 12, a 82ª Semana do Fazendeiro foi evidenciada a partir da entrada ao vivo do repórter Ricardo Ribeiro da TV Panorama, afiliada da Rede Globo. Na ocasião, o técnico da Emater, Marcelo Libânio, falou sobre as hortaliças não-convencionais que são um dos temas de cursos oferecidos nesta edição do evento extensionista.

Confira a participação realizada, ao vivo, em frente ao Centro de Vivência da UFV, clicando aqui.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Produtores fiéis à Semana do Fazendeiro são homenageados


O objetivo da Semana do Fazendeiro é aliar conhecimento científico e acadêmico à prática, além de ajudar produtores rurais. Há 82 anos esse objetivo tem sido atendido. Exemplos disso são os três agricultores que foram homenageados pelo evento: Rui Gripp, que frequenta a Semana há 50 anos; Wanderley Martins, que vem à Viçosa há 49 anos; e Eloy Natividade, participante há 36 anos.

 Rui ressalta que, “não existe nada melhor pra ensinar o agricultor do que vir aqui e assistir as aulas práticas e teóricas de vários assuntos”, afirma o engenheiro agrônomo formado pela UFV.

Os ensinamentos aprendidos aqui são úteis para criação de novas culturas e expansão das já existentes. É o caso de Wanderley e Eloy. O primeiro agricultor disse que aprendeu sobre a citricultura em uma Semana do Fazendeiro e, com isso, fez vários pomares em sua região e se tornou um grande produtor na área. Ele afirma, ainda, que levou o conhecimento adquirido aqui a seus colegas e se tornou referência: “muita gente me procura buscando orientação, isso atraiu muitas pessoas para aprenderem aqui as novas técnicas”. Já Eloy, expandiu sua criação de suínos e pretende criar até gados leiteiros, com conhecimento adquirido nas Semanas dos Fazendeiros que frequentou.

Além dos homenageados, vários produtores rurais acompanham fielmente a Semana do Fazendeiro para expandirem suas fazendas e áreas de atuação.
Eloy, Rui e Wanderley

TV Panorama realiza cobertura da 82ª Semana do Fazendeiro

Durante esta segunda-feira, dia 11, a equipe da TV Panorama, afiliada da Rede Globo, realizou entradas ao vivo para o MGTV 1ª edição. No telejornal, o repórter Ricardo Ribeiro apresentou a mini-fazenda, que é uma das novidades da 82ª Semana do Fazendeiro, e o artesanato Encanto dos Barros produzido em Água Boa (MG). Haverá uma outra entrada ao vivo, ainda hoje, sobre o Leilão de Equídeos, a ser transmitida no MGTV 2ª edição, que irá ao ar por volta das 19 horas.

Além dessas transmissões, foram produzidas reportagens sobre os cursos Criação de Lambaris em Cativeiro e Cultivo do Coco Anão. Essas reportagens deverão ser veiculadas no Globo Rural de amanhã, dia 12, a partir das 6 horas, e também na 2ª edição do MGTV.

A cobertura da Semana do Fazendeiro, hoje, ao vivo, na TV Viçosa

A comunidade viçosense poderá acompanhar hoje, pela Tv Viçosa, a cobertura do início da Semana do Fazendeiro. O Jornal Regional vai ao ar às 19h30, ao vivo, com a cobertura da abertura do evento, neste domingo, e com reportagens mostrando cursos, personagens, artesanato e todos os detalhes do primeiro dia da Semana. A exibição dos programas da TV Viçosa feitos ao vivo, do local do evento está sendo uma atração a parte para as pessoas de Viçosa e para todos os participantes que têm a oportunidade de ver, de perto, como funciona uma televisão.

O primeiro dia da Semana do Fazendeiro

O primeiro dia da Semana do Fazendeiro foi marcado por muita animação e movimentação. Nos estandes, muita gente procurando roupas para enfrentar o frio, e acessórios para casa e vestuários, além dos expositores de produtos rurais. A estudante viçosense Patrícia Estevam aproveitou a vinda à Semana para fazer pequenas compras e acredita que os artesanatos deste ano estão mais bem trabalhados. No gramado em frente ao alojamento velho foi montado um parque de diversões, onde as crianças se divertem e jovens voltam à infância.
Patrícia Estevam

No espaço Multiuso, a animação ficou por conta da banda de forró Trem mineiro. A estudante Fernanda Silva, de Viçosa, frequenta a Semana do Fazendeiro há seis anos e elogiou a música e a organização. “O espaço aumentou e a música está muito boa para dançar um bom forró. Espero que este ano seja ainda melhor que os anteriores e pretendo vir o máximo que conseguir”.  Matheus Felipe Braga, também de Viçosa, visita o evento desde criança e concorda com a Fernanda. “Esse ano está mais organizado, os estandes estão muito bem montados e o palco está em um lugar muito bom, dando espaço pra todos aproveitarem a festa”, afirma. Sua namorada, a atriz Núbya Guimarães, participa há sete anos e também elogiou o show e a organização.
Fernanda Silva
O casal Matheus e Núbya


Além dos estandes compostos por membros de apoio e patrocinadores oficiais do evento, há também um espaço para doação de cães. A veterinária Luciana Diegues participa da organização desse estande e espera que muitas pessoas adotem os animais disponíveis.O estudante Marcelo José Augusto de Oliveira, natural de Ubá, acredita que a Semana do Fazendeiro é uma expressão maravilhosa da cultura viçosense e afirma ser uma grande oportunidade para expor obras e promover maior visibilidade aos produtores locais. A também estudante Beatriz Gomes, frequenta desde criança a Semana e se interessou pela Troca de Saberes, que acontece até quarta-feira, 13, pela manhã, no gramado em frente à lanchonete do DCE.
Marcelo Augusto
Beatriz Gomes
Luciana e o namorado, Rogério Matos

Neste domingo, dia 10, além da solenidade de abertura, a Banda Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus de Ubá, regida pelo maestro José Carlos Baffa, apresentou-se ao lado do Centro de Vivência e as duplas Júnior Carvalho e Cristiano e Cristian & Francis fizeram o espetáculo no Espaço Multiuso. Hoje, dia 11, os shows são de Zé Bóia, Jule e Trio Nó na Madeira e a dupla Edson & Junior, com início às 19h, também no Espaço Multiuso.





Coordenadoria de Comunicação Social faz cobertura especial durante a 82ª Semana do Fazendeiro

A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFV programou uma cobertura especial para a 82ª Semana do Fazendeiro com o objetivo de levar à comunidade da região os detalhes do evento de extensão mais tradicional do País.

De segunda a sexta feira, as produções da Rádio Universitária FM 100,7 e da TV Viçosa serão transferidas para a sede da Semana do Fazendeiro, ao lado do Edifício Arthur Bernardes. De lá, programas serão transmitidos ao vivo pela TV Viçosa, canal 13, (confira o quadro abaixo) e novas informações serão divulgadas ao vivo a cada hora na Universitária FM para que a comunidade possa acompanhar o evento.

Também será feita pela CCS a assessoria de imprensa do evento, atendendo as mídias locais e nacionais em um estande próprio. Na internet, serão feitas atualizações constantes no blog (semanadofazendeiro.blogspot.com)
Acompanhe o trabalho da equipe da CCS e as novidades de um dos maiores eventos extensionistas do Brasil ouvindo a rádio Universitária FM http://www.rtv.ufv.br, assistindo à TV Viçosa e acessando o nosso blog durante a Semana do Fazendeiro.

E caso queira participar da nossa cobertura, mandando sugestões de notícias, envie um e-mail para a nossa equipe de assessoria (acs@ufv.br).

Programação ao vivo da TV Viçosa canal 13
Dia
Horário
Programa
Segunda
13 horas
Sala Especial

15 horas
Estúdio Acústico

19 horas
Te Vi na TV
Terça
13 horas
Marcos Barbosa Show

15 horas
Estúdio Acústico
Quarta
13 horas
Sala Especial

15 horas
Estúdio Acústico

20 horas
Te Vi na TV
Quinta
13 horas
Marcos Barbosa Show

15 horas
Estúdio Acústico
Sexta
13 horas
Sala Especial

15 horas
Estúdio Acústico